sábado, 23 de julho de 2011

FAQ - 21. Como é trabalhar numa empresa alemã?

Estou devendo esse post a um monte de gente (duas) que me perguntaram por email como é trabalhar numa empresa alemã.

Seguinte: As duas primeiras semanas foram super esquisitas. Eu lembro de chegar em casa e contar pra marido: "Nossa, o povo lá é muito sério!", "Nossa, o povo lá é muito concentrado!, "Nossa, isso!", "Nossa, aquilo!"

Tirando o meu chefe que já foi logo "se abrindo" para mim desde o primeiro dia (eu até já disse que ele parece mais brasileiro que alemão, e ouvi de volta que sou mais alemã que brasileira...detalhes), todo o resto do povo era muito sério.

MENTIRA!

Sabe aquela coisa de: não te conheço, não vou te dar ousadia? Pois é. Foram duas semanas de reconhecimento de território. Da parte deles e da minha. Eles nem entravam na minha sala (que ainda é do meu chefe e do cara lá que eu rodei a baiana).

Aí o tempo foi passando, fui conhecendo um e outro e pá! Olha o povo fazendo piada e dando risada? Entrando na minha sala pra me dar bom dia e me desejar bom final de semana? Pois é.

Alemão é reservado. Ele se dá o direito de te conhecer primeiro, de saber se você é assim ou assado, do tipo que aceita brincadeira ou não e aí vai entrando na sua vida devagarinho. Mas, ninguém tenta "entrar na minha semana". O que já acho bom.

Sobre a rotina de trabalho, acho mais leve, não só porque sou estagiária (oi? mentira!), mas porque o pessoal não é muito ligado a horário, ao fato de você estar montando um relatório ou lendo um artigo de interesse da empresa, que fique claro, na Internet. Dá 17h na sexta-feira, e o povo já se mandou.

Se chegam atrasados também (oi, eu já fiz isso), ninguém pergunta o porquê. No fundo, o pessoal sabe que você vai descontar no final d0 dia. Compensação de horário, né? Opa, saí 18h ontem (o normal é 17h30). Amanhã, pá, chego às 09h30 (o normal é 09h).

No caso da empresa aonde trabalho, por ser pequena, não há muito a questão da hierarquia. Mas, rola competitividade, sim. Entre eles, os chefões. Eu fico na minha, vendo aonde o barco vai parar e fazendo o melhor que posso fazer. De vez em quando, em momentos que acho apropriados, dou minhas "cutucadas", como vocês já leram aqui. Porque inteligente é aquele que sabe a hora de atacar e não o que fica atirando pra todos os lados, né? E vou conquistando a confiança do povo, e do meu chefe, principalmente (além do poderoso-chefão, claro).

Trabalho de equipe é outra coisa que vejo que é totalmente diferente do que conheço. Existe trabalho de equipe, existe o reconhecimento (foi Fulano que deu essa idéia, Beltrana que montou esse gráfico...), mas falta entrosamento. Falta chegar pro colega e perguntar: "e aí, cara, está precisando de ajuda?" Se você não pedir, ninguém te oferece.

Tirando fatores culturais (tipo: não bater palmas na hora do parabéns de um colega. Rá!), o dia a dia é como toda empresa, usam as mesmas ferramentas, as mesmas teorias "administrativas", mesmos processos. Só um detalhe ou outro diferente. Porque o conhecimento é universal, né? Ui, viajei nessa!

Enquanto isso, vou ali me preparar para mais uma semana. Entendam: relaxar! ;)

8 comentários:

  1. Graças a Deus tá dando tudo certo no teu trabalho!

    Que bom!

    É um incentivo pra quem quer morar fora, saber que nem todos os "nativos" discriminam!

    Que você seja logo reconhecida e promovida :)

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo uma diferenca: alemao nao enrola. Ele chega, trabalha, se concentra pra se livrar o quanto antes das atividades e se mandar pra casa! Nao flagrei praticamente ninguem surfando na internet. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eve eu to devendo um post sobre como é trabalhar na Holanda, mas a empresa que trabalho é inglesa, mas olha achei seu post total alemão. rs

    beijao

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve!
    Acho que qualquer inicio de trabalho é complicado...imagina em terras diferentes! Mas nada como paciência e perseverança como voce teve para a adaptacao acontecer.
    Parabéns porque nao é qualquer um que consegue nao!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Alguns pontos parecidos com os ingleses, sao bem competitivos! especialmente onde eu trabalho, empresa grande. E o horario tb, nao tem mt pontualidade mas eles compensam e ninguem pega no peh.. com ctza a indepedencia eh mais visivel.
    Interessante seu post.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo o post Eve! Nunca trabalhei em empresa alemã, mas fiz pós aqui e posso traçar similaridades entre o ambiente acadêmico e profissional.
    Sucesso no estágio!
    Abs
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Eve,
    eh bom assim neh?! Ninguem merece quando o povo jah se acha seu melhor amigo no primeiro dia de trabalho!!!! Tu com toda certeza es uma boa representante da Patria querida!

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve!!! Tenho a impressão que isso é mais produtivo ne, no horario de trabalho, realmente se trabalha, sem conversa fiada e assim não precisa ficar compensando horas depois... sucesso pra vc, adorei seu blog!!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P