segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vida de dona de casa

é uma bosta. É sim! Principalmente, para alguém que "adora" (com toda ironia do mundo agora) esse serviço.

Eu estou lavando, limpando, passando e, às vezes, cozinhando para quatro pessoas nessa casa.

Eu tenho máquina de lavar roupas. Mas, as roupas não entram, são programadas, saem, são estendidas e retiradas do varal sozinhas. Eu tenho que pedir por favor para separarem as roupas sujas. E pela quantidade e natureza das roupas, preciso fazer isso quatro vezes por semana (ou no mesmo dia, depende do humor, do tempo e do tamanho do varal).

Eu tenho máquina de lavar louças. Mas, as louças não entram e saem diretamente para o seu devido lugar no armário sozinhas. Fora que ninguém sabe sujar e colocar diretamente na máquina. Tem que ficar aquela pilha linda em cima da pia. Às vezes, ainda tenho que sair catando as louças sujas na sala.

Essas mesmas roupas que saem do varal, não saem desamassadas. Elas precisam ser passadas. E quem passa? Eu.

Não é um robô que passa o aspirador na casa, tão pouco o espanador de pó.

Só porque eu não cozinho com frequência, não quer dizer que eu não tenha trabalho. A cozinha não é o único lugar da casa que fica suja.

O apartamento tem dois banheiros, um só com a banheira e outro só com o vaso. Só que são duas pias. Dois pisos. Dois azulejos. Quem é que lava? Eu.

Não falta cueca na gaveta e as camisas de trabalho estão sempre passadas. Elas não vão parar no guarda-roupa magicamente.

Eu não estou entrando no quarto de hóspedes. Mas, só a imagem que tenho ao passar pela porta entreaberta no corredor já me deixa horrorizada. Eu decidi que lá eu não entro. Aí já é querer demais.

E quem vê isso?

Detalhe: ninguém ajuda. Fazer isso uma vez na semana, porque está me vendo segurando um cesto de roupa molhada e pesada não quer dizer nada. Jogar o lixo fora é fichinha. Não importa, pra mim, se há outras coisas a serem feitas ou resolvidas. O que importa é que eu estou sozinha em casa resolvendo essas coisas que eu "adoro" e, pior, para os outros.

Detalhe 02. O-D-E-I-O quando me pedem pra fazer alguma coisa com "Nós poderíamos fazer isso, né?" Nós quem, cara pálida? Se você quisesse fazer, ia lá e fazia, não vinha pedir. Então, ou faz ou pede direito. Não tapeie. Não use o modo höflich alemão de pedir, porque comigo não funciona.

Detalhe 03. Eu não sou a mãe. Tão pouco, empregada doméstica. E não tem mais nenhuma criança aqui. Estou pensando seriamente como sobreviver mais 5 semanas!

Detalhe 04. Isso foi uma lavação de roupa suja, ou, mais tipicamente, uma DR. Só que a figura não está em casa e se eu não colocasse isso pra fora nesse exato momento, eu juro que eu ia queimar todas aquelas roupas que parei de passar para poder vir aqui escrever. E ainda tenho que fazer o jantar!

Detalhe 05. A TPM já passou. Imagina só.

Agora, estou mais aliviada. Vou voltar pra prancha! Argh!!!!

Ahhhh!!! Alguém aí ainda lembrou que eu tenho que ir pro curso de manhã e estudar alemão??? Porque eu já tinha até esquecido da MINHA parte mais importante!

9 comentários:

  1. Eve,
    sei bem o que vc tá passando. Nao tenho nada contra o servico de casa, mas tbm nao tenho nada a favor. Acho que deveria existir um botao de auto-limpar, auto-cozinhar, auto-passar... E quando a outra pessoa nao colabora, e quando as visitas que vem para ficar um tempao nao colaboram, ai nao tem saco que nao encha e lingua que aguente quieta dentro da boca. hehehehehehe Aqui em casa as coisas sao bem definidas: faco por que nao estou trabalhando, mas fim de semana estamos os dois em casa entao todas as tarefas sao divididas e tem mais: se nao estou a fim nao faco e ele que nao reclame. hehehe Paciencia, viu? Logo logo quem estará cozinhando para um monte de gente será eu. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Eve,

    pode me chamar de sem coração, mas pq vc está com visitas isso não significa que seu lar tem que ser o Hilton Hotel.Pode colocar esse povo pra trabalhar.

    Deixa as roupas deles sujas, os pratos deles sujos.Vc é responsável pela sua e a do seu marido, mas esse negócio de hóspede ficar que nem florzor não tem o menor cabimento.


    Tenho uma amiga latina que tá passando por isso.A prima dela chegou e só quer farrear e ainda quer que o namorado da minha amiga que é bem de vida custeie tudo....
    Ninguém merece...

    ResponderExcluir
  3. E ainda tem gente no Brasil pensando que viver na Europa é glamuroso e que nós somos retirantes chiques, cheirosas, arrumadas, com echarpes no pescoço, maquiadas, enfim verdadeiras madames.
    E ainda esqueceu de falar sobre a saga de ir no mercado. Aí não é vc que faz essa pequena orgia de carregar as sacolas abarrotadas cheias de ítens de sobrevivência para dentro de casa? Aqui em casa o pessoal acha que o pão aparece sozinho e que as frutas nascem em pequenos vasos escondidos em algum canto da casa.
    Bjs
    Lu
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Postei um comentário imenso...mas acho que sumiu!!!! hahaha!

    ResponderExcluir
  5. Mas como eu ia dizendo, rs, muita calma nessa hora colega, porque 5 semanas é fogo, tem chão!!!
    Serviço de casa não é fácil, não acabana nunca! E se isso te consola, aqui em casa somos apenas 2 + cachorro, e mesmo assim parece que vivem 10 pessoas. Somos os dois bagunceiros! rs
    Começamos a pagar uma mo''ca que vem aqui 4h por semana na sexta-feira, não é muito, mas é o que o dinheiro podia pagar, a ajuda muito! Eu não ligo de arrumar não, mas é coisa demais pra resolver nos fins de semana, os dois trabalhando mais de 40h, aí é fogo!

    Eve, bota o povo pra funcionar aí! Hora de distribuir melhor as tarefas!

    curso+casa+visitas=Combinação perfeita

    Força na peruca!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando a compra do apê deu errado fiquei brava. Aí tivemos que comprar um menor e eu fiquei desanimada. Mas depois da mudança fiquei TÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOO feliz... É somente METADE do tamanho do anterior. Ficamos mais apertados, mas tá dando direitinho pra gente e dá muuuuuito MENOS trabalho pra limpar. Amém!! :P

    ResponderExcluir
  7. MInha querida, estamos no mesmo barco. Detesto as mesmas coisas que vc. Essa vida de housewife não é mole não. Já tô pra pedir salário ao marido, com direito a férias e décimo terceiro. kakkaka

    ResponderExcluir
  8. Minha avó dizia que marido e filho (ou o equivalente a) é tudo que nem cachorrinho pequeno: tem que adestrar, pra depois não ter perigo de não obedecer! :-)

    Boralá lembrar pra turma que issaí não é exatamente hotel 5 estrelas? Vassourinha pra um, pano de prato pra outro!

    boa sorte...
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  9. SAUDADE!!!! Prometo um e-mail enorme assim que eu conseguir desencantar a minha caixa de entrada.

    Eu detesto serviços de casa tbm e quase enfartei ao chegar de viagem uma semana e meia depois do marido e ver que ele não tinha nem desfeito a mala ainda!! E veio com um papo do tipo "vc poderia lavar a camisa A e a calça B, que eu levei ao Brasil, pq prefiro vestir", mesmo tendo C, D, E, F e por aí afora no guarda-roupas.

    Pior que nem é um trabalho remunerado, né? Ninguém merece. MIL BEIJOS, vou ler seu blog pra ver o que perdi!!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P