segunda-feira, 28 de junho de 2010

FAQ - 11. Você depende do seu marido?

Algumas mulheres que desejam vir pra Alemanha, devem se perguntar se é bom largar a vida no Brasil, onde muitas têm trabalho e um bom salário, para seguir o marido (alemão ou não) para outro país.

Sabe que eu nunca me preocupei com isso? Não que eu não tenha pensado sobre isso, só que nunca foi uma preocupação, pois eu sempre soube que seria por algum tempo apenas, que eu encontraria um trabalho depois de aprender o alemão, depois do primeiro ou segundo ano e tudo estaria resolvido.

O problema não é depender financeiramente do marido. O problema é, se ele - ou o dinheiro - faltar um dia, eu poderei recomeçar de algum jeito? Como a resposta é sempre positiva, não me preocupei.

Eu posso voltar pro Brasil a qualquer momento, posso retomar meus projetos, posso criar novos, posso ter tudo novo ou de volta. Ponto. Eu NÃO dependo do meu marido. Mas, estamos juntos. Apostamos nessa vida nova e ela está funcionando. Isso é o que importa.

Você quer ter o seu dinheiro? Claro que sim. Porém, contudo, todavia, não é porque eu sou orgulhosa e não aceito esmola de marido, é porque eu quero construir algo, realizar coisas, ter objetivos, uma rotina profissional da qual eu sinto falta, ajudar meus pais, poder contribuir para o orçamento de uma viagem de férias, quero tornar NOSSA vida mais fácil. E ter um "pé de meia" nunca é ruim.

Eu tenho que pedir dinheiro pra comprar calcinha, absorvente, esmalte, shampoo? Tenho. Sofro com isso? Nem um pouco. Porque somos uma família. E quando eu estiver trabalhando de verdade, ganhando em euros, serão dois salários para as mesmas compras, a mesma vida. Só vai facilitar e não separar.

Concordam?

18 comentários:

  1. Concordo sim honey! Mas sei que no começo essa coisa de meu dinheiro, seu dinheiro é um tanto complicadinho sim. Já passei por isso e me doia muito, mas com o tempo a gente percebe que estamos na mesma direção, fazemos parte da mesma tripulação e a gente se pergunta: "e se fosse o contrário, ia ser tudo bem" se a resposta for afirmativa, ótimo, a gente passa para a próxima preocupação. É, pq sempre temos alguma né... rs. Mas a verdade é que pensamos de mais, nos preocupamos demais e etc demais também. Mas a gente amadurece pra isso!
    Beijos Linda!

    ResponderExcluir
  2. legal isso, a combinação de proposito e o que de fato esta em jogo, e quais as pedras que nos barram de seguir adiante, acredito que quando tempos as respostas e mais de uma opção as coisas fluem. Ser livre de pensar, agir faz a diferença...

    ResponderExcluir
  3. Um dia saí com o carro do Rafa da garagem e dei uma vaciladinha, arranhei um pouco o para-choque no portao. (eu sei, ruim de roda mesmo e assumo, pelo menos enquanto nao tiver a experiencia necessaria para ser um ás no volante). Fiquei nervosa, repetindo "arranhei seu carro, seu carro, droga, arranhei seu carro". Rafa responde: "Meu nao. Nosso. Vamos casar, o que é meu é seu." E assim, desde bem antes de casar, a gente ja comecou a se acostumar a encarar as coisas dessa forma.

    Ter independencia é bom. Mas equilibrio tambem é, e casamento é o contrato onde se contrói o "nosso", e nao mais "o meu e o seu". Eu pelo menos penso assim.

    A quem esta preocupada com isso antes de vir para viver ao lado do seu amado e formar a sua familia, um conselho: se voce nao consegue pensar no "nosso", nao venha. Ou procure uma forma de vir por sua conta mesmo, seja como estudante ou com um visto de trabalho em algum lugar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eve,

    sinceramente, eu não gosto do termo "depender do marido", pq eu acho que um depende do outro e vice-versa.Embora o marido seja o que esteja provendo financeiramente agora[no meu caso por causa do ajustamento de status], em nenhuma maneira ele é independente de mim.

    Só pq eu ainda não posso trabalhar fora, isso não quer dizer que não trabalho, afinal, quem é dona de casa nesse momento sabe que todo dia há o que fazer e muito o que fazer.

    Pq? Pq ele não pode comprar nada sem a minha autorização, ele[assim como eu] sabe que não se pode se dar ao luxo de comprar nada que não esteja no nosso orçamento, a não ser com o consentimento dos dois, cai então por terra, o termo independência. Eu não acredito independência financeira dentro do casamento.

    Pra mim, independência é vc comprar o que quer, quando quer, do jeito que quer sem ter que consultar ninguém e sem ter que se preocupar com orçamento de família.

    O dinheiro não é do marido.Diria que o dinheiro é dele se ele trabalhasse fora e ainda fizesse tudo dentro de casa sozinho ou pagasse alguém pra fazer.Aí sim.

    Eu vou com vc, vcs são família,não tem pq uma mulher se sentir mal pq vai pedir dinheiro.

    Agora, o bom dos dois trabalharem [ e eu sei que isso é o que vc quer fazer, e eu tb quando eu puder] é pq hj em dia emprego não é mais seguro.Se os dois trabalham e um dia tem um revés e alguém perde o emprego, a pessoa sabe que os dois não vão ficar desesperados.

    Tb a vantagem de ambos trabalharem é que se surgir uma oportunidade de trabalho melhor, o esposo ou a esposa podem se dar o luxo de se aventurar e irem em frente, pq sabe que tem uma rede financeira do outro lado do relacionamento.

    A única coisa que é minha e que não é do meu marido é aquilo que realmente difere o masculino do feminino[ roupas, roupas de dormir, esse tipo de coisa].

    Mas família é isso: o que é seu é dele e vice-versa. Acho que os relacionamentos se deteriorizam muito rápido por causa do tal do "meu". Não existe "meu" em "nosso".

    Bjos, ótimo post.

    ResponderExcluir
  5. Que texto interessante!

    Pra mim não é nem uma dependência, pq construímos uma vida juntos. Eu vejo pelo lado : O que é meu, é seu e meu marido vê da mesma forma. Embora somente ele trabalhe o dinheiro é tido como nosso e mesmo na época que eu trraabalhava eu nunca comprei nada sem consulta-lo, sem pensar se era de acordo com as nossas finSSas e virse-versa. É como vc disse somos uma familía.

    Obviamente, que eu acho muito melhor ter um emprego do que viver me poldando por vivermos apenas do dinhiero que meu esposo ganha, não por uma questão de dependência, mas por termos mais oportunidades de viajar, liberdade financeira para coisas extras.

    Minha opnião querida Eve! Foi ótimo o assunto.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. que bonito texto escreveu a Gisley. concordo contigo. é como dizem vocês:farinha do mesmo saco. é isso memso vida de casa tb é trabalho. kis às duas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É temporário, e se eu "te conheço", sei que ideias nessa cabecinha não faltam, e assim que você se sentir preparada vai conseguir uma excelente posição aí, tinhosa!

    Quando vim pra cá fiquei uns 6 meses dependendo do meu marido, e o que mais me incomodava não era o fato de depender em si, mas sim o fato de termos que nos privar de muitas coisas por causa da situação financeira.

    Eu sou muito individualista, morei 6 anos sozinha e em quase 2 anos de casamento posso dizer que "ainda estou caindo na real". Ajudamos os dois nas despesas, mas de conta conjunta, tô fora!
    Eu não sou tão consumista, mas se quero comprar uma roupa, perfume, ir a um restaurante, viajar, quase nunca o consulto ou pergunto o que ele acha, faço sempre o que eu tenho vontade. Ele sabe que sou muito controlada com as finanças, e não se preocupa.

    Vivemos bem assim, esse é o nosso equilíbrio: companheirismo, amor, sincerida e lealdade, mas sem "me perder de vista", porque eu gosto de mim, rs.

    Eu acho que não existe uma fórmula Eve, tem coisas que funcionam pra vcs, que podem não funcionar para os outros, ou o que é bom pra mim, pode não ser bom para a minha amiga, por exemplo.

    Importante mesmo é o casal chegar a um acordo e encontrar um equilíbrio, seja ele qual for.

    Fazer um pé de meia somente para você também nunca é uma má ideia, já que o futuro a Deus pertence, né?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. também acho isso, esse lance do R$ é algo pros dois, e conforme a Gyslei disse nenhum dos dois é totalmente independente, q nem a gente fala no mundo juridico: casamento é uma liberação de alvará eterno, a gente sempre vai depender da opinião do outro e vice-versa.

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Sei lá....acho que é bem mais complicado do que parece. Não a questão de ter seu próprio dinheirinho mas de arrumar um emprego decente sendo estrangeira.

    Eu moro na Holanda há 16 anos, falo holandês fluentemente e mesmo assim é difícil arrumar emprego - se até os holandeses estão desempregados, quemn dirá os estrangeiros! Eu costumo dizer às brasileiras que têm emprego legal no Brasil pra não virem pra cá porque é muito mais difícil hoje em dia. E certamente muito mais difícil do que muita gente que mora no Brasil e sonha em morar na Europa imagina.

    Enfim, cada um com a sua estória. Mas eu não recomendo mais a vida no estrangeiro a menos que não se tenha absolutamente NADA a perder!

    greetings from Amsterdam...

    ResponderExcluir
  11. Vou ler esse post pelo menos uma vez por semana pra ver se consigo pegar um pouco da sua convicção. Assino embaixo. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Sabe que eu nunca pedi dinheiro pro meu marido? Porque o dinheiro é nosso e eu tenho livre acesso a conta bancaria. Aliás, ele nem sabe quanto tem nela. Ele que recebe o salário, mas o meu jeito de ganhar dinheiro é não gastando com as coisas que eu gastaria se tambem tivesse que trabalhar, como por exemplo, comida pronta, faxineira, babá. Ele é o bread winner, mas quem amassa o pão sou eu. hihihi E como tivemos uma vida antes dessa em que eu tambem trabalhava fora e juntos compramos nossa casa, nossos carros e tudo o que temos, não tenho nenhuma sensação de dependencia dele. Mas não vou mentir, me acostumei a não ter que trabalhar fora (porque dentro eu trabalho muito, mas sem ter que me reportar a ninguem, além de mim mesma, e olha que eu sou uma patroa de mim muito chata).

    ResponderExcluir
  13. Ah, esqueci do lavar e passar que aqui é carissimo, assim como faxineira. Se colocar no papel tudo que eu deveria ganhar fazendo isso, daria um bom salario.

    ResponderExcluir
  14. Ai, fiquei tão feliz com os comentários de vcs!!!!
    Valeu, gente!

    bjs!

    ResponderExcluir
  15. Uma das coisas que tem tirado meu sono com muita frequência é isso.. depender do marido por um tempo até começar a trabalhar.

    Mas ambos sabemos que será assim, então o jeito é relaxar. Ele não reclama.. eu que me sinto incomodada. De repente nem é tão ruim quanto eu penso..he he!

    ResponderExcluir
  16. EU estou casada á vinte anos e se não trabalhar não tenho comida para mim e para o resto da familia porque meu marido diz sempre que não tem dinheiro para os bens nesseçários.

    ResponderExcluir
  17. Gostei demais do blog, do post e dos comentários. E me identifico com vossas opiniões. Pouco tempo depois de me formar em enfermagem fui viver em Portugal e casei-me com um português, deixei minha vida no Brasil para viver com ele. Eu tenho 26 anos e ele 48. Vivi todo esse tempo dependendo dele.... a situação do país esta péssima, e eu nunca me conformei em não arranjar trabalho.ele nunca me deixou faltar nada, nunca precisei pedir. Porém ele é uma pessoa que já teve outras experiências, e por diversas vezes o vi com a necessidade de transmitir que a casa esta no nome dele, o carro é dele, e como se isso o desse direitos maiores sobre o nosso lar. E apesar de não ter interesse nas coisas dele, dói vê-lo a falar comigo dessa forma pelo que ele passou anteriormente com a ex. é tanto que não me sinto em casa, não sinto como se estivéssemos a construir nossa vida. E penso que depender dele, por mais que ele diga que seja um gosto eu estar em casa, não é boa idéia por ver que ele confundiu as coisas, isso atrapalhou outros aspectos na relação, ele passou a agir como se fosse superior. Hoje estou no Brasil, e ha emprego aqui na cidade pra mim, estou sem saber o que fazer. Eu amo este homem, e estou no dilema, entre voltar a viver com ele, ou ficar aqui e construir minha vida. Um comentário por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já tentou conversar com ele sobre isso, sobre como vc se sente qdo ele fala assim? Se vc entende que é por conta da experiencia com a ex, ele pode entender que vc nao é como ela. Tente conversar com ele, afinal, há amor, né? Boa sorte!

      Excluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P