quarta-feira, 31 de março de 2010

Por que brasileiros, em geral, não falam inglês?

Pensei sobre isso quando comecei meu curso de alemão. Brasileiros, geralmente, não falam uma segunda língua. Acredito que existam duas razões principais.

A primeira é que a matéria/cadeira/disciplina inglês nas escolas (inclusive algumas particulares) é deficiente, fazendo com que muitos busquem escolas de idiomas. Só que a maioria dos brasileiros não tem renda para pagar um bom curso. Daí surge a segunda razão: curso de línguas são caros e demorados. (As professoras de línguas que frequentam o blog podem dizer).

Do que eu conheço sobre cursos no nordeste é que para chegar a um nível avançado é necessário três anos. As mensalidades giram em torno de 180 e 250 reais em escolas médias, com quatro horas de aula semanais.

Aqui na Alemanha, faço 80 horas por mês pagando 250 euros, pouco mais de 3 euros por aula, como 11 alunos, no máximo. Considerando, por exemplo, que eu ganho 1000 reais no Brasil e 1000 euros na Alemanha (proporção de 1 pra 1), eu pago uma merreca por um curso aqui e, em menos de um ano, estou falando outra língua com certa fluência (tá bom, que alemão é um aprendizado eterno. rsrsrs).

Aí vocês vão dizer que o curso é diurno, que eu tenho tempo de estudar porque não estou trabalhando etc etc etc. Tem cursos noturnos com a mesma quantidade de horas e quando eu fazia faculdade à noite, trabalhava o dia todo...

E a mão de obra aqui é mais cara que no Brasil.

Só não descobri a fórmula para isso ser possível. Alguém explica?

7 comentários:

  1. Realmente... Tudo que vc escreveu tem muita lógica, mas talvez a diferenca de alguém que vai aprender em 3 anos e nós estamos aprendendo em 1 ano é que nós convivemos com o idioma, escutamos e praticamos todos os dias. No Brasil isso não seria possível.
    Agora me deixou mesmo encucada a sua pergunta no fim do post. Verdade, verdadeira... Aqui a mão de obra é mais cara e o curso é mais barato, será que não é pq a prefeitura ajuda cada escola? E assim os alunos pagam menos?? Sei lá... Só um palpite.

    Eve, minha querida Boa Páscoa pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Debby, é possível que seja isso.
    Mas, eu estudo numa escola privada, e eles oferecem curso de espanhol, inglês, turco, polonês, sueco, francês e italiano. Todos os cursos são no mesmo esquema do alemão, pelo mesmo preço. Fica o mistério. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Eve,
    é mesmo vergonhoso o sistema de ensino do Brasil que diferente daqui nao obriga que um aluno desde pequeno escolha uma segunda lingua. Nem na faculdade cursos que exigem ingles, como turismo, oferecem a materia em todos os periodos. E como vc disse é caro e nao acessivel para a grande maioria dos brasileiros. Fico indignada quando penso nisso e principalmente quando penso na quantidade de pessoas com talento que nao tem oportunidade de fazer faculdade. Eu, por exemplo, ganhei o premio de melhor aluna do meu curso (ok, nao é um curso tao bom assim) e faltando apenas 2 semestres para eu formar, tive que trancar por falta de grana. E assim acontece com inumeras pessoas, outras nao tem nem chance de sonhar com "estudo" por que tem que se matar de trabalhar para garantir o sustento. Depois o povo fica reclamando que o pessoal do Brasil nao está qualificado para as vagas que estao sobrando. Viu que esse assunto me irrita, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O problema é que o ensino publico no Brasi, em geral, é falido. TEORICAMENTE o Ingles é materia do curriculo obrigatório e deveria ser bem ensinada. Mas na minha vida escolar inteira, eu so me lembro de ter tido UMA professora boa de Ingles, com quem aprendi horrores! No colegio mesmo, sem precisar de curso.

    Ja os precos do curso de ingles... Bem, nao é so nisso que o Brasil mete a mao, né? Mas eu ainda nao tinh aparado pra fazer essa conta comparativa que voce fez. Misterio mesmo!

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu estudei inglês 4 anos e meio no BR e olha que aqui e acolá eu ainda erro na pronúncia, meu marido me corrige a torto e a direito.Fiz curso particular e realmente era muito caro.

    Aqui eles oferecem cursos gratuitos para os estrangeiros, mas não é nada aprofundado como o que eu via no BR, porém é muito 10, mas que bom que na Alemanha é super acessível. Qual a turma que vc mais gosta? Do inglês ou do alemão?

    ResponderExcluir
  6. realmente eu lembro das minhas aulas de inglês no brasil.... meupai nao valiam nada! Como continuei a escola aqui pude provar a diferenca na pele! Aonde no Brasil (e eu ia em escola particular em SP) eu leria MacBeth em inglês ou aprenderia realmente a falar francês? Minha irma teve até aulas de grego!

    ResponderExcluir
  7. Quando fiz faculdade de licenciatura em portugues e ingles, vi que só tinham 2 pessoas numa sala de 40 alunos que estariam realmente aptos a dar aulas de ingles. Isso + alunos desinteressados + um sistema de ensino que passa o aluno independentemente de sua real capacidade na matéria, pra evitar custos = a porcaria de ensino e aprendizagem em toda e qualquer disciplina, não só no ingles. Você acha que os caras que estudam na escola publica que voce citou em posts posteriores a este e que agem daquele jeito na rua sao capazes de aprender alguma coisa em qualquer matéria que seja? Eu duvido. Acho que isso é sinal dos tempos.
    É bom que em Berlim tem cursos noturnos e nos finais de semana, aqui eles são raros. Colégios e cursos técnicos a noite como no Brasil, nem pensar.
    Vou escrever um post sobre isso, mais pra frente.
    Beijos

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P