sábado, 20 de março de 2010

O quase-mico do ano (Parte 02)

Pois bem, esse coral fica em Potsdam, cidade a uns minutos de Berlin. O ensaio foi à noite, 19h30. E eu fui sozinha.

Preciso destacar que a palavra "sozinha" ganhou outro significado para mim. Começar a fazer coisas sozinhas é o início da minha independência e liberdade. Está demorando? Pode ser, já tenho dois meses aqui. Prefiro seguir meu ritmo, sem me cobrar demais (já me cobro o suficiente).

Para chegar em Potsdam peguei dois trens. Um perto de casa e depois outro no Wannsee. A viagem demorou 50 minutos. Minha sorte é que os trens são sincronizados. Wannsee é estação final, então, todo mundo precisa sair do trem. Quem vai pra Potsdam, pega o outro trem na mesma plataforma que já está lá esperando. Sai de um e entra em outro. A volta é a mesma coisa.

Também já percebi que marido é uma péssima companhia em alguns casos. Pois, quando estou com ele e outros alemães, falo por intermédio dele, ele traduz o que me perguntaram, eu respondo e ele traduz para os outros. Um exercício de paciência pra ele e nenhum exercício para mim.

Já no coral, além do meu cunhado que fala "portunhol" muito bem, mas que estava ocupado com a sua função, não tinha mais ninguém que pudesse me socorrer, por isso, tive que me virar sozinha. E posso dizer que me virei muito bem para quem tem só 4 semanas de curso de alemão.

Depois que o ensaio acabou fomos a um restaurante tomar cerveja e comer uma besteirinha. Na mesa estavam meu cunhado, eu, uma queniana, o nigeriano que eu já conhecia de outras visitas e mais dois alemães que falam espanhol. Adivinha com quem eu conversei?

Com o nigeriano. Bati o maior papo com ele em alemão. Ele me perguntou sobre as diferenças entre Salvador e Berlin, não acreditou quando eu disse que há MUITA diferença, ficou feliz por descobrir que eu sou formada na mesma área que ele, mas triste porque constatou que eu já tenho um MBA e ele nem teve o diploma reconhecido no país. O melhor de tudo é que ele tem sotaque - é mais difícil para mim entender estrangeiros que alemães, havia conversa paralela na mesa e, mesmo assim, eu entendia tudo que ele me perguntava, coisa impossível dias atrás.

Agora que eu descobri que andar de trem sozinha em Berlin não é nenhum bicho de sete cabeças, que eu consigo me comunicar em alemão, apesar de não conseguir manter a conversa por muito tempo e que as pessoas me entendem, ninguém mais me segura! Hahahahaha

Estou me sentindo!

7 comentários:

  1. Parabéns!! Não tem coisa melhor do que conquistar uma independência, seja ela de que tipo ou tamanho for. São estas coisas, aparentemente pequenas pros outros, que nos dão as pequenas alegrias cotidianas, deixando nossos dias mais felizes.

    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Berlinenses, cuidado! Tem uma baiana à solta!!! :-)
    Hahaha, que nada, essas pequenas vitórias são maravilhosamente insubstituíveis na vida da gente. São aqueles 'momentos yeeessss' que fazem a gente ver que nada é tão complicado assim, é só guardar o superego um pouquinho na bolsa e mandar ver!
    Parabéns!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Bacana que agora vc já pode sair sozinho pq perdida vc não fica...já consegue entender um tantinho de alemão pra se virar!!
    Como dizem:quem tem boca vai a Roma...ops!A Berlim!Rsrsrs!
    Obrigada pela visita e entendo que não acompanhe o programa!Não era nem mesmo pra eu acompanhar na verdade...
    mas me apaixonei pelas bibas,fazer o que?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Aê Maria Rainha Cocada Preta :)!

    Solta na buraqueira! Eve, vai ser ótimo pra vc a longo prazo! Eu tive que aprender a andar de buzão sozinha pela cidade à dentro pq se eu fosse depender do meu grings, só ia de carro. Hj eu rodo o centro da cidade bem melhor do que ele.Aliás se eu jogar ele sozinho lá, por lá ele fica, viu? Vai ter que pedir informação!

    Meus parabéns!Continue arrasando!

    ResponderExcluir
  5. Eve, eu cheguei em Potsdam em 40 minutos pegando o Metro e depois o S-Bahn (S7). Não será mais fácil e menos demorado? Ó eu que só fui 4 dias pra Berlim querendo ensinar padre a rezar. Bjs

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P