terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Primeiro dia do curso de alemão

Ontem foi o primeiro dia do meu curso de alemão. Entrei na penúltima semana do curso nível A1 para entrar no ritmo pro A2 que começa dia 08.03 (Os níveis são A1, A2, B1, B2, C1 e C2, e os C's já são considerados como os de proficiência, digamos assim)

Os níveis têm duração de dois meses, o que significa que até o verão estarei no nível B1. =D

Eu fui sozinha para o curso, caminhando, pois são só 2km do meu apartamento pra lá. O caminho foi fácil, é tranquilo caminhar em Berlin. Não preciso me preocupar com trombadinhas, os carros não passam por cima da gente, as calçadas estão livres para os pedestres e o tempo estava bom. Venta muito nas ruas da cidade e ontem não ventou.

Com a caminhada, a chegada na escola, conseguir me comunicar antes, durante e depois da aula me deu uma sensação de liberdade que poucas vezes senti. Acho que só quem consegue se comunicar em outra língua e em outro país sabe do que falo.

A turma tem 3 coreanas, 2 japoneses, 2 italianos, 1 espanhola e 1 israelense. Por isso, a segunda língua é inglês. Acho interessante, porque, geralmente, quando estou estudando alemão, meu inglês trava. Desse jeito, não irá travar. Mas, o inglês só é usado em último caso, quando a professora precisa se fazer entender.

Vendo os asiáticos no esforço para aprender alemão (para escrever e falar), percebo o quanto é mais fácil para mim. (Oh, maldade!)

Comecei bem e espero continuar assim. Para o alto e avante! ;)

7 comentários:

  1. Que legal!! Mais um passo em direção à adaptação por aqui! =) O tempo de curso passa rapidinho, você vai ver.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. E como se diz em alemão 'the book is on the table'??? :-)

    Adoro essa nova divisão dos níveis, finalmente a União Europeia resolveu um problemão. Antes, cada país e língua decidia os níveis de proficiência, e fazer a equivalência era um inferno. Agora eu passo do inglês pro francês e pro seu alemão e sei exatamente o que significa ser A, B ou C. Yay!

    Pros asiáticos deve ser um inferno mesmo. Outra língua, outro sistema de escrita, outra fonética, ler e escrever na horizontal, da esquerda pra direita, tudo é difícil. Pro israelense não deve ser mole também, mas acho que os ideogramas orientais são bem mais complexos...

    Boa sorte com o curso!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. gostei do seu blog.
    eu já esotu na Alemanha a quase 19 anos e me lembro perfeitamente do dia que consegui me fazer entender sozinha! Gente foi uma alivio, um orgulho uma vitória enorme!
    Parabéns! Depois que esse nó se solta o resto vem quase que automaticamente.
    Vc já sonhou em alemao?

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga contou que o colega japonês da classe dela era uma sumidade na interpretação de textos, na audição de textos e na escrita...mas, coitado, falar era uma lou-cu-ra rs
    Lendo o comentário da Paula percebo que eu nunca sonhei em outro idioma, mas uma vez fiquei alegrinha de vinho(porque lady nem de pilequinho fica)e desandei a falar sem freios em outro idioma rs
    Que escola vc frequenta?
    Bjs, Eve, torço por ti

    ResponderExcluir
  5. Reza a lenda, não sei se é verdade, que as pessoas cuja língua-mãe é um idioma de origem latina, possuem uma facilidade muito maior de aprender a falar qualquer outro idioma.

    Se é verdade eu não, sei já percebi que tenho uma facilidade muito grande em aprender a pronúncia em várias línguas.

    Tenho certeza de que você vai atingir o C2 rapidinho! ;-)

    Bjo!!

    ResponderExcluir
  6. 100% rumo à independencia total! Vamos dominar o mundo!!! Em algum momento vc vai perceber que há mais níveis do que os tais Cs, pois alemao é uma língua que nunca se para de aprender... Mas sabe quem tem mais facilidade pra aprender alemao? O povo do leste europeu, p.ex. os poloneses. Eles tem muito mais declinacao do que a alema, entao pra eles é fichinha!
    Beijo e sucesso,
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. 100% rumo à independencia total! Vamos dominar o mundo!!! Em algum momento vc vai perceber que há mais níveis do que os tais Cs, pois alemao é uma língua que nunca se para de aprender... Mas sabe quem tem mais facilidade pra aprender alemao? O povo do leste europeu, p.ex. os poloneses. Eles tem muito mais declinacao do que a alema, entao pra eles é fichinha!
    Beijo e sucesso,
    Sandra

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P