sábado, 14 de dezembro de 2013

Das desvantagens e suas soluções alternativas

Chega o final do ano e a saudade aperta. Natal na cidade dos meus pais é muito mais legal! A família toda reunida, primos, tios, agregados, cachorros, papagaios, piriquitos e aquela farra. O pessoal que já mudou de estado viaja pra lá, nem que seja pra passar só a noite de Natal. Fazem a festa e vão embora.

Eu adorava, não perdia uma. E as fotos mais palhaças eram minhas e de um tio igualmente palhaço. Os anos que passei Natal aqui na Alemanha foram sem graça. Ano passado, para eu me sentir um pouco mais perto, ligava pra lá o tempo todo e meu irmão, que mora em SP, mas estava na Bahia com a família, deixava a webcam ligada e eu me sentia lá, na sala, fazendo parte.

Depois do São João, essa é a época do ano em que eu sinto mais falta de estar com a minha família. Dessa vez, adicionando o fato de que eu tenho um sobrinho que ainda não conheço pessoalmente. Dói vê-lo crescendo, aprendendo a falar meu nome, sem eu nunca tê-lo pego no colo. Um ano e meio já, daqui a pouco casa. rsrs

Mas, aí, esse ano eu resolvi que meu Natal não seria apenas quatro pessoas jantando, trocando presentes e indo dormir. Eu decidi que eu ia ter minha família por perto, do jeito que fosse possível. Aí, chamei pessoas que também estariam sozinhas na noite de 24 e faremos um Natal à brasileira. E o melhor de tudo é que outras pessoas também aderiram espontaneamente. Será uma noite internacional, cheia de comida, música, brincadeiras e alegria.

Nesse dia, meu coração estará mais quente e eu terei a certeza que o de outras pessoas também.

E as melhores fotos serão as minhas! Rá!

25 comentários:

  1. Tomara que eles levem a própria comida, ou a terão bem regradinha. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Idem. Só que aqui minha família não é das mais unidas, então os natais são sempre tristes. Daí resolvi convidar os mais achegados esse ano e faremos nosso natal. =D
    Merry Christmas, moça linda

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse é um problema geral pra quem mora fora, principalmente naszoropa ne?
    O europeu é mais frio... Entao a comparaçao é inevitavel!
    Ajo passado tive a sorte que meu marido estava viajando nessa epoca, entao aproveitei e corri pro Brasil! Mas esse, em pratica é meu terceiro ano aqui na Italia!
    Mina sogra faz SOPAAAAA na noite ne Natal!
    Esse ano tb disse que vou fazer Natal a modo mio, mesmo que... As pessoas nao ajudem na alegria, pelo menos a comida conforta o coraçao... ( ou nai exatamente essa parte do corpo)! Rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repara os erros nao... Digitar no Tablet é uma droga e eu detestooo ficar revendo antes de enviar

      Excluir
    2. Reparei nada. rsrs
      O paladar é um ótimo sentido para atrair lembranças. :)
      Bjs!

      Excluir
  4. Eve, assim é que se faz! Vai ser uma comemoração gostosa e o menino Jesus estará presente entre vocês. Depois queremos ver as fotos (melhores!).
    Um beijo com carinho,
    Manoel

    ResponderExcluir
  5. oi eve eu sempre leio o seu blog, eu acho ele muito divertido e interesante :)
    gostaria de te perguntar 2 coisas

    como é o mercado de trabalho aí na área de psicologia?

    os homens alemães são bonitos?srsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Sobre o mercado de trabalho em psicologia, não posso falar muito. Sei de algumas brasileiras que trabalham aqui atendendo outros brasileiros. Mas, nao sei como o mercado funciona.

      Eu acho os homens alemães bonitos. Mas, eu estou em Berlin e aqui é uma mistura bem legal, tem homem de tudo qto é lugar, fica difícil de dizer se são, exatamente, os alemaes que chamam mais atençao. rsrs

      Excluir
  6. QUE LEGAL!!!!! Super ultra mega bacana essa sua ideia, parabens!!!! Eu irei pra sogra mesmo, nao somos 4 mas o TED-io eh tale e quale... Pensei ate em levar a farofa neste ano, mandar todo mundo dizer (bem alto) "Alfredo, Alface" no meio da ceia mas acho que infarto a sogra :)

    Fotos, bitte!
    Feliz Natal x

    ResponderExcluir
  7. Ah Eve, que bacana. É este o espírito natalino, o de união acima de tudo. E espero que isso permaneça, não só numa data mas na convivência em geral. É lindo ver famílias inteiras se reunindo. Mas será que todo mundo realmente sabe porquê? Tem muita gente falando que chega o Natal e fica triste? Antes eu me sentia assim, nos primeiros dois anos, depois não mais. Porque realizei que não importa se tem mesa farta, festa, barulho, pacotes de presentes, o que importa na verdade é se você tem o verdadeiro espírito de Natal no seu coração, se você está feliz, se você tem bons amigos que gostam de você, se a sua saúde é boa e, principalmente, se você está feliz com suas escolhas. O Natal acontece onde você está, com quem você estiver, perto ou longe, você realiza algo muito maior, com uma mesa simples ou farta, com ou sem presentes. Vamos nos libertar de esterotipos, estes sim nos deixam triste. Tem sopa no Natal? - Como comentaram lá em cima rs - que bom, ela provavelmente foi feita com muito carinho...vamos dar valor. O Natal no resto do mundo é diferente do Natal brasileiro. Muitos lugares nem Natal tem! Então, people, o Natal está em nós, em nossos corações. Pense nisso e e seu Natal será feliz! Caso não seja, por algum motivo, você terá um ano pra mudar tudo e fazer do próximo um Natal feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI seu comentário! Mesmo!! Obrigada, aqueceu meu coração.
      Bjs!!

      Excluir
  8. Vai ser tudo de bom Eve, estou muito feliz!! bjoooo

    ResponderExcluir
  9. Ótima ideia lembrar dos solteiros, sozinhos e desenturmados! Natal eu não ligo, mas adoro Réveillon. Bem que eu queria uma festa dessas por aqui ou pelo Rio. Em todo lugar, nessas épocas, só dá família e a minha não gosta de festas. :-(

    ResponderExcluir
  10. Hohohoho
    Ano que vem tem mais uma agregada :)

    ResponderExcluir
  11. Ou...será que tua mãe me aceita de agregada? Vou sassaricar pelo Nordeste como "personal farewell party" :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, hein!?
      Se quiser aparecer por lá, me grita e eu faço questao que te aceitem. Tania já provou esse gostinho uma vez, pergunta pra ela. hehehehehe

      Excluir
  12. Natal passado foi péssimo.... final de ano em geral... se antes eu gostava de Natal, acho que ano passado foi o pior.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P