segunda-feira, 17 de junho de 2013

Berlin, ontem: Brasil e Turquia

Ontem fomos às ruas de Berlin para, pacificamente, mostrar apoio aos movimentos no Brasil. Éramos cerca de 400 brasileiros e estrangeiros.
Em alemão: "SP: pessoas presas por terem consigo vinagre, contra o efeito das bombas de gás lacrimogênio"

Desde que os movimentos começaram, mesmo tendo começado por "20 centavos" e que não permaneçaram por esse motivo, houve uma escalação, se espalharam pelo Brasil e pelo mundo. Ficou mais forte. 20 centavos foram só a gota d`água.

Como explica esse trecho da fala do sociólogo espanhol Manuel Castells: Todos estes movimentos, como todos os movimentos sociais na história, são principalmente emocionais, não são pontualmente indicativos. Em São Paulo, não é sobre o transporte. Em algum momento, há um fato que traz à tona uma indignação maior. Por isso, meu livro se chama REDES de indignação e de esperança. O fato provoca a indignação e, então, ao sentirem a possibilidade de estarem juntos, ao sentirem que muitos que pensam o mesmo fora do quadro institucional, surge a esperança de fazer algo diferente. O quê? Não se sabe, mas seguramente não é o que está aí. Porque, fundamentalmente, os cidadãos do mundo não se sentem representados pelas instituições democráticas. Não é a velha história da democracia real, não.

Aqui na Alemanha, a polícia esteve nas ruas para garantir o nosso direito de nos manifestarmos, fechando as ruas e controlando o trânsito. Na foto a seguir, vocês veem o porta-voz da polícia. Era com ele que os organizadores conversavam. Os policiais eram meros coadjuvantes.
Aí você vai dizer: "ahhh, mas no Brasil teve vandalismo". Pode até ser. Mas, não justifica a violência e a opressão contra todo uma massa de manifestantes. Pega o vândalo e leva embora. Deixa que o povo se manifeste. Se organize. Não aja com desespero. Tenha preparo profissional.

Eu vi um vídeo de uma família sendo atacada em sua própria varanda, no 7° andar do prédio, por estar filmando. O que é isso? Ditadura? Censura? Tem alguma coisa errada aí. E não podemos permitir que o Estado tome conta das nossas vidas, nos tire os direitos de liberdade de expressão e de ir e vir.

E o que eu tenho a ver com isso tudo daqui da Alemanha? Eu sou brasileira. E sinto-me orgulhosa de que agora o povo está nas ruas, enfrentando a polícia e o descaso do Estado. Uma vez que nos manifestamos aqui e mostramos como o Estado daqui nos trata, pode, além de aumentar a força do movimento, mostrar para os governantes como é mesmo que se faz democracia!

Utopia? Quem sabe. Mas, eu vou colocar a cabeça no travesseiro sabendo que eu fiz minha parte. Não vou parar. Não estarei mais nas ruas, mas meu grito vai muito mais além. Eu tenho a Internet. Você também. Espalhe a esperança de dias melhores.

P.S. Outro ponto alto das manifestações de ontem em Berlin: os turcos se juntaram a nós!! E nós a eles.
Em alemão: "Taksim é em todo lugar. Em todo lugar há resitência"

10 comentários:

  1. Que legal, Eve! Eu confesso que ainda não vi nenhuma manifestação de brasileiros aqui em Amsterdam mas também estou lindando com alguns probleminhas neste momento que tem tomado a minha energia.

    O que mais tem me impressionado nisso tudo é o absoluto silêncio da mídia holandesa sobre o assunto! Eles estão acompanhando de perto os acontecimentos em Istanbul há mais de duas semanas (e claro, aqui tem muito turco) mas sobre o Brasil nada! É quase como se o país não existisse.

    Inclusive comentei sobre isso no meu último post...se você tiver tempo e disposição, conta lá a sua experiência na Alemanha!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, concordo 100%:

    Aí você vai dizer: "ahhh, mas no Brasil teve vandalismo". Pode até ser. Mas, não justifica a violência e a opressão contra todo uma massa de manifestantes. Pega o vândalo e leva embora. Deixa que o povo se manifeste.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh vc escreveu tudo que eu ia escrever! ha Amanhã vai ser aqui em Munique e vou estar lá. Estou muito orgulhosa dos brasileiro por acordarem e lutarem por seus direitos, sejam eles a liberdade de expressão ou mesmo os 20 centavos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Eve...a imprensa no Brasil já noticiou o feito que se passou aí em Berlin. Minha mãe falava comigo quando passou no jornal e ela...olha...o pessoal lá na Alemanha tá apoiando o pessoal aqui rs...Isso mesmo...além das fronteiras...para o mundo...a união faz a força. Só acho que os brasileiros deviam ser mais ativos antes e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Belíssima essa tua postagem! E você pegou no ponto crucial ao escrever
    "Aí você vai dizer: "ahhh, mas no Brasil teve vandalismo". Pode até ser. Mas, não justifica a violência e a opressão contra todo uma massa de manifestantes. Pega o vândalo e leva embora. Deixa que o povo se manifeste. Se organize. Não aja com desespero. Tenha preparo profissional."
    Eles não estavam atacando os vândalos e sim os fotógrafos...E só agora que viram o tanto de pessoas nas ruas em todos os lugares do Brasil e até fora é que a tv brasileira parou (um pouco) de difamar os manifestantes!
    Nunca senti tanto orgulho do nosso povo brasileiro, que mesmo distante...está junto de coração!!! Parabéns e Grata a você e a todos que se juntaram para apoiar!


    ResponderExcluir
  6. Moro em SP, e hoje foi um dia lindo, perfeito!!! Teve até policial se juntando aos manifestantes, o hino nacional foi cantado!! Mto emocionante mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Concordo 100 porcento. Bela colocacao.
    Voltou a ativa, Hein! Parabens !
    Felicidades e Saude pra sempre!

    ResponderExcluir
  8. Haa que lindo! Eu estou muito orgulhosa do meu país nesse momento histórico e ver que o mundo inteiro tem nos apoiado é muito bom! Acho que a faísca foi acesa na melhor hora possível! E vamos a luta porque a revolução está só começando!

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Aqui também fizemos a nossa e foi bem pacífica, bem legal. Conseguimos dar o suporte necessário pra causa de todos nós.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  10. Sou moradora de São Paulo e estive presente em algumas manifestações. O despreparo da polícia é realmente algo chocante e pra ajudar o próprio prefeito da cidade (Fernando Haddad)convocou por meio do facebook pessoas de outros partidos com o único intuito de causar discórdia e tumulto(e deu no que deu mas não demorou muito para que fossem embora). A nossa "presidenta" concedeu hoje o apoio das Forças Armadas para que não haja tumulto e nada atrapalhe a copa das confederações, isso depois de ontem fazer um discurso vago e mentiroso em rede nacional, é repugnante a atitude dessa senhora. E que fique claro que é a Fifa que manda no país, pois ela determina o limite de espaço das manifestações pelas proximidades dos estádios e o nosso direito de ir e vir não existe mais, não podemos nos aproximar dos estádios que NÓS pagamos mesmo contra vontade.Enfim,é um absurdo atrás do outro,mas as manifestações continuam a todo vapor. Pensei que fosse morrer sem presenciar o que vivemos hoje e me emocionei muito naquele mar de gente, é algo lindo de ver (tirando os vândalos e aproveitadores que sempre tem).

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P