sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Eu amo Berlin!

Eu amo Berlin, mas não porque é a capital da Alemanha, ou mesmo, uma cidade europeia. Eu amo Berlin, porque É Berlin. Deu pra entender?

Há uma única razão: tem tudo para todos os gostos.

Agora eu entendo os paulistas quando, aqui na Alemanha, dizem que sentem falta de São Paulo. Eu pergunto porque e eles respondem sem pensar: "ah, porque lá tem tudo."

Eu conheço São Paulo, mas não o seu "tudo". Mas, eu conheço o tudo de Berlin agora. Quer dizer, quase, né? Pra eu conhecer a cidade toda, ainda preciso de uns bons anos por aqui.

Os primeiros dois anos foi para adaptação, "aclimatização" (tá certo isso, Arnaldo?). Mais de dois anos se passaram e eu acho que estou na fase da descoberta. Já não me deslumbro, porém continuo fascinada com as fascetas facetas (hihihihi) dessa cidade. Deixo pra trás o lado recém-chegada e vivo o lado moradora, aquela que sai pra viver a cidade, seja pra sair pra trabalhar, pra fazer compras ou encontrar amigos. Cada pedaço novo que encontro, uma descoberta gratificante.

Ela é linda e feia. É grande e provinciana. É rock e punk. É tecno e brega. É arte e rebeldia. É pobre e rica. É alemã e estrangeira. É europeia e asiática. É luxo e simplicidade. É barulho e tranquilidade. É tudo e nada.

Eu amo Berlin, porque ela tem tudo pra oferecer. Até praia. Se você fechar os olhos, pisar na areia e não cobrar que a água seja salgada, é praia. :)

São mais de 150 eventos por final de semana para todos os gostos. São 160 museus. Mais de 2,5 mil parques e áreas verdes pro povo tomar sol, fazer churrasco e/ou ficar pelado. 3,5 milhões de habitantes e não tem muvuca. Cada bairro, um estilo, uma história. Monumentos, memoriais, história, muita história.

E o povo? Bom, o povo também é peculiar. Bem peculiar. É um povo direto, sem rodeios, que vive sua vida do jeito que bem lhe entende, sem se preocupar se está na fila do supermercado de pijama ou se vai trabalhar com um moicano verde. E não está nem aí se você não gostou.

Berlin é isso. É a cidade das experiências, das tendências, dos alternativos, dos desempregados, dos estrangeiros, das universidades, das empresas de internet. É o lugar que escolhi pra viver.

Berlin também é a cidade do muro, da guerra, da reconstrução. Se há uma cidade com marcas, é essa aqui. Por isso, por essas marcas, ela é tão interessante.

Tem alguma coisa que eu não goste em Berlin? Claro. Você gosta de tudo na pessoa que você que ama?

30 comentários:

  1. Passamos 5 dias em Berlin e adoramos...com certeza uma hora a gente baixa por aí de novo. Realmente é uma mistura, de várias facetas, moderno e antigo, histórico e novo...cidade grande com uma atmosfera agradável. Vc tem sorte de morar por aí...e com certeza sempre irá se surpreender com alguma nova faceta da cidade. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que deliciaaa!!! Estamos aqui em Aachen que é mais Holandesa e Belgica que tudo. E acaba que Berlim fica mtooo longe daqui. E estamos curtindo e explorando os arredores bem menos como gostariamos. Aff!! Ja estou qse voltando e não consegui me planejar para ir em Berlim conhecer e lhe conhecer. Não sabiamos que os estudos < meu e do marcos > nos roubariam tanto tempo. Que dica-se de passagem esta sendo a melhor das experiências.
    bjos lindona.
    Ely Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja estao voltando pro Brasil?? Hein??? E nem vieram aqui?
      Bjs!

      Excluir
  3. Ah senti toda a paixão nessas palavras!! ... Amei o texto!! Fiquei até com vontade de conhecer Berlim!! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve... que saudades...
    Depois de muito tempo venho no teu blog e vc fez eu me apaixonar por Berlim! Sempre tive vontade de conhecer, porque é como vc falou..." Se há uma cidade com marcas, é essa aqui" enfim... Berlim é história... Um dia (espero) vou aí conhecer a tua cidade e quem sabe até te conhecer :P

    Bjos querida.. teus textos são maravilhosos...

    ResponderExcluir
  5. Berlim precisou de pouco tempo para roubar o meu coração e o que eu sinto é exatamente isso que você traduziu em palavras. Não vejo a hora de voltar a caminhar e descobrir esses tantos detalhes e riquezas por aí! : )

    Um beijo!
    ps: morrendo de vergonha porque estou devendo um e-mail, mas calma que ele chega já já. =~~

    ResponderExcluir
  6. legal seu post! eu vou fazer 2 anos em berlin em outubro e ainda nao achei uma loja de roupa q achasse mega hiper fofa legal... que nem a maria filó! (pronto confessei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc conhece a loja Who killed Bambi?
      e tem uma outra perto da Weinmeisterstr que esqueci o nome que vale a pena conhecer.
      Bjs!

      Excluir
  7. Babei, não, ainda não conheço Berlin, mas e daí? Depois desse post... confio nos seus olhos filhinha.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Berlim é mesmo tudo isto, mas o que mais me marcou qdo a conheci, foi a vergonha e o respeito pelo muro e pela guerra.
    É assim que um povo cresce, reconhecendo seus erros e recomeçando para tentar acertar.
    Parabens pela linda homenagem a Berlim

    ResponderExcluir
  9. Eve, ainda nao ví ninguém descrever Berlim como vc conseguiu fazer. É exatamente assim que penso sobre essa maravilhosa cidade, e olha que nao conheco quase nada aí, só Alexander Platz e regiao próxima, mas é linda, linda. Ela tem uma magia que nao consigo explicar, o que sei é que nao dá vonatde de ir embora, ainda mais num dia lindo de primavera. Em Berlim,tudo me fascina, desde as avenidas largas até as pracas que parecem de cidadezinha. Quando vou a Berlim me sinto "livre" sensacao de estar viva. Acredito que se morasse aí me apaixonaria por essa cidade como vc está. Lindo texto. Vc conseguiu o que eu acho que muito alemao nao descobriu. Beijo grande, lindinha da titia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro perto da Alexander Platz. Vem pra cá! :)
      Bjs tb!

      Excluir
  10. Eve, amei seu texto, apesar de não conhecer nada do exterior.
    Pela primeira vez por aqui e lhe conheci pelo blog da Inaie, aquela super simpática . Virei aqui mais vezes e soube que você é da Bahia e eu sou de Pernambuco e temos esse sotaque lindo e maravilhoso.

    Bjos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. Me motivou a conhecer Berlim! Beijos!
    P.S Como paulistana posso afirmar que a única coisa que sinto falta de SP é que tem de tudo rsrsrs... Mas só. Fora isso, saudade zero :)

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre fico imaginando como deve ser legal amar o lugar em que se mora, eu ainda estou a procura, talvez tenha até achado, quem sabe a mudança não acontece logo :)

    ResponderExcluir
  13. Que bom que vc e Feliz no lugar que escolheu para morar. Bj

    ResponderExcluir
  14. Só de pensar que vou conhecer de perto essa cidade que desde criança me instiga... quantas borboletas no estômago!! E não vou negar que tem dias que acordo pensando onde foi que arriei minha égua qnd empatei TODO pouco dinehiro que juntei na vida pagando um intercâmbio , mas aí vc escreve esse post e UFAA... amarrei a coitada no lugar certo!
    Obrigada por indiretamente fomentar o sonho alheio e obrigada pelo email respondido sobre as roupas a uns dias atrás, nem acreditei!!

    Fernanda (Floripa SC)

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto! Colocaria até um link no blog, se deixar. Ficou fofo e sincero, amor de moradora mesmo. :)
    Beijo na família!
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar quantos links vc quiser! Vc que manda! :)
      bjs procês tudo!

      Excluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P