domingo, 6 de novembro de 2011

Você percebe que...

alguns* alemães/franceses/italianos/japoneses/... sabem lidar com estrangeiro quando:

- Falam devagar sem você precisar pedir.
- Quando você pede pra repetir por não ter entendido a frase, eles a repetem de outra forma, mais simples.
- Falam olhando pra você.
- Completam a frase que você tenta dizer e que deu aquela engasgada básica.
- E não riem de você, quando você tenta falar uma palavra monstro e dá uma "embaralhadinha".

Eles respeitam suas limitações e eu admiro o respeito deles. ;)

Bom domingo!

*editado, porque né, nem sempre é assim, como a Lorna lembrou nos comentários. Por isso que eu valorizo quando acontece. Rá!

8 comentários:

  1. A minha experiência aqui nos EUA não é bem essa :(. Quando eu não entendo a pessoa vai falando mais alto, mais alto e mais alto. Aí teve um dia que eu virei para a enfermeira no consultório e disse "eu não sou surda, só não estou entendendo o que vc está dizendo, não adianta você ficar repetindo a mesma frase, porque eu não entendo, tente falar a mesma coisa de uma forma diferente". Falei isso com uma raiva, mas com uma calma e um sorriso estampado, a moça ficou tão sem graça. Na verdade, tenho que admitir que existe uma diferença enorme quando o ouvinte é negro ou branco...

    ResponderExcluir
  2. concordo em tudo. e o que fazer quando eles não sabem lidar? oh doh...

    ResponderExcluir
  3. E será que nós brasileiros sabemos fazer o mesmo? Na universidade eu tive professores de Cuba e da Bolivia, e na minha turma as pessoas reclamavam muito do jeito de falar deles e o sotaque carregado, era impossível para eles falarem palavras como 'conjunção' que saia como 'condjunción' e 'cachorro' como catchoro. Quem foi reprovado chegou a por a culpa no sotaque e escumungar a univerdade por tê-los contratados.

    ResponderExcluir
  4. aqui na Colombia eles adoram brasileiros entao quando vc diz que nao habla espanhal e pede hablem despacio, eles te convidam logo pra tomar um café rsrsrsrsrsrs ainda bem que eu dei sorte pelo menos nisso :)

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm aprecio muito quando a spessoas tentam te ajudar, mesmo sabendo que você não é tão fluente no idioma delas.
    Quando cheguei aqui a primeira vez, fiquei chocada pq não via ninguém ajudando nínguem, nem sendo cortez. Mas depois de um tempo percebi q não é bem assim, depois q as pessoas ficam mais familiarizadas com a tua imagem,elas se mostram muito solicitas, e até te ajudam quando vc tenta falar e não consegue.

    Ótima semana pra ti, Eve!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que na sua lista nao tem Noruegueses...aff eles falam uma vez, nao entendeu vai a merda!!! ou tascam um inglês que pra mim da na mesma..ja que meu inglês termina em life, love e sorry..rss ou vc aprende pra entender ou se afoga em tanta merda que eles te mandam com as caras e bocas que fazem..UMA COISA!!! Isso aqui onde moro, nos mato da Noruega, nao sei em outros lugares, vai ver é diferente, nao vou generalizar...rss bjs Eve.

    ResponderExcluir
  7. Isso é ótimo qdo acontece!!! Me sinto menos insegura e acabo me arriscando um pouquinho mais no idioma. :)

    ResponderExcluir
  8. Ahh bom saber que os Alemães tem essa paciência toda com os estrangeiros,e os franceses e japoneses também.Eu tenho um desejo imenso de ir para Alemanha e ter a mesma sorte que você casar com um Alemão,amo esse país e pessoas de lá também.
    Eu quero aprender a falar alemão pela internet,mas o linguinha difícil hein!
    E bom que isso aconteça,passa uma certa segurança para nós quando vamos falar alguma coisa em outro idioma,mesmo que saia errado.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P