alguns* alemães/franceses/italianos/japoneses/... sabem lidar com estrangeiro quando:
- Falam devagar sem você precisar pedir.
- Quando você pede pra repetir por não ter entendido a frase, eles a repetem de outra forma, mais simples.
- Falam olhando pra você.
- Completam a frase que você tenta dizer e que deu aquela engasgada básica.
- E não riem de você, quando você tenta falar uma palavra monstro e dá uma "embaralhadinha".
Eles respeitam suas limitações e eu admiro o respeito deles. ;)
Bom domingo!
*editado, porque né, nem sempre é assim, como a Lorna lembrou nos comentários. Por isso que eu valorizo quando acontece. Rá!
A minha experiência aqui nos EUA não é bem essa :(. Quando eu não entendo a pessoa vai falando mais alto, mais alto e mais alto. Aí teve um dia que eu virei para a enfermeira no consultório e disse "eu não sou surda, só não estou entendendo o que vc está dizendo, não adianta você ficar repetindo a mesma frase, porque eu não entendo, tente falar a mesma coisa de uma forma diferente". Falei isso com uma raiva, mas com uma calma e um sorriso estampado, a moça ficou tão sem graça. Na verdade, tenho que admitir que existe uma diferença enorme quando o ouvinte é negro ou branco...
ResponderExcluirconcordo em tudo. e o que fazer quando eles não sabem lidar? oh doh...
ResponderExcluirE será que nós brasileiros sabemos fazer o mesmo? Na universidade eu tive professores de Cuba e da Bolivia, e na minha turma as pessoas reclamavam muito do jeito de falar deles e o sotaque carregado, era impossível para eles falarem palavras como 'conjunção' que saia como 'condjunción' e 'cachorro' como catchoro. Quem foi reprovado chegou a por a culpa no sotaque e escumungar a univerdade por tê-los contratados.
ResponderExcluiraqui na Colombia eles adoram brasileiros entao quando vc diz que nao habla espanhal e pede hablem despacio, eles te convidam logo pra tomar um café rsrsrsrsrsrs ainda bem que eu dei sorte pelo menos nisso :)
ResponderExcluirEu tbm aprecio muito quando a spessoas tentam te ajudar, mesmo sabendo que você não é tão fluente no idioma delas.
ResponderExcluirQuando cheguei aqui a primeira vez, fiquei chocada pq não via ninguém ajudando nínguem, nem sendo cortez. Mas depois de um tempo percebi q não é bem assim, depois q as pessoas ficam mais familiarizadas com a tua imagem,elas se mostram muito solicitas, e até te ajudam quando vc tenta falar e não consegue.
Ótima semana pra ti, Eve!
Bjos!
Ainda bem que na sua lista nao tem Noruegueses...aff eles falam uma vez, nao entendeu vai a merda!!! ou tascam um inglês que pra mim da na mesma..ja que meu inglês termina em life, love e sorry..rss ou vc aprende pra entender ou se afoga em tanta merda que eles te mandam com as caras e bocas que fazem..UMA COISA!!! Isso aqui onde moro, nos mato da Noruega, nao sei em outros lugares, vai ver é diferente, nao vou generalizar...rss bjs Eve.
ResponderExcluirIsso é ótimo qdo acontece!!! Me sinto menos insegura e acabo me arriscando um pouquinho mais no idioma. :)
ResponderExcluirAhh bom saber que os Alemães tem essa paciência toda com os estrangeiros,e os franceses e japoneses também.Eu tenho um desejo imenso de ir para Alemanha e ter a mesma sorte que você casar com um Alemão,amo esse país e pessoas de lá também.
ResponderExcluirEu quero aprender a falar alemão pela internet,mas o linguinha difícil hein!
E bom que isso aconteça,passa uma certa segurança para nós quando vamos falar alguma coisa em outro idioma,mesmo que saia errado.