quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mais um passo

Semana passada me inscrevi numa Weiterbildung. Que p%$#@ é essa, Eve? No Brasil, acho que é equivalente a um curso de extensão/aperfeiçoamento.

O curso é de gestão de projetos numa faculdade daqui de Berlin (aqui também tem diferença entre faculdade e universidade) e é financiado pela UE. Por isso mesmo e por estar "desempregada" (eu não gosto dessa palavra, humpf!), consegui uma taxa bem em conta. Paguei quase um terço do que já era barato.

O curso começa em janeiro e vai durar seis meses. Encontros presenciais um final de semana por mês e alguns encontros on line.

Como eu desisti do mestrado temporariamente, procurei cursos acessíveis e na minha área. Como parte da integração, é bom fazer algum curso no país em que se está morando. Mostra interesse, mostra movimento. E aqui na Alemanha, eles valorizam muito os próprios "certificados". Então, entrei nessa e estou ansiosa pra saber como vai ser.

Meu curso de pronúncia termina final desse mês. Continuo com o inglês. Professora quer me preparar para o FCE em junho/12. Chique? Eu sou.

Porque, oi? Ao contrário do que o povo pensa, eu não fico o tempo todo dentro de casa esperando a banda passar, né? (venenoooosa!)

Apidêiti: Meu povo, pra quem tem interesse em cursos como esse que eu vou fazer, pode achar nas universidades/faculdades locais ou também na Volkshochschule da sua cidade, que oferecem cursos, por exemplo, de fotografia, arte, pintura, história alemã e são bem baratos. Aqui em Berlin, vocês podem procurar cursos aqui. Boa sorte para nós!

21 comentários:

  1. que legal Eve, o negócio é mesmo estar sempre atras de cursos, modos de interação, para conhecer pessoas, contatos e aperfeiçoar o idioma. aproveite! que seja um passo para o sucesso! bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve! Vc sabe se esses cursos existem em inglês tbm? Vou passar 6 meses em Köln, mas o meu alemão num dá conta (por enquanto!) :/

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro, dá uma pesquisada nas universidades de lá pra ver se acha. Entra na versao ingles dos sites que fica mais fácil.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. q bom Eve, 6 meses da p vc pegar muita coisa... hum vou ver isso por aki tb, apesar de q ta tudo enrolado, mas kem sabe ne, sucesso, bjs.

    ResponderExcluir
  5. U-hu! Esse seu ficar sem fazer nada, cansa! Puxa, aqui nesse pais eh tudo pagoe tudo caro! Queria fazer um curso simples para comecar a conhecer o mundo academico aqui e tentar ver o que eu quero realmente, mas eh complicadoe carissimo! Mas eh assim, aos pouquinhos a gente conquista nosso lugar ao "sol" :).

    ResponderExcluir
  6. Eve, vc sofre do bicho carpinteiro nao posso-ficar-parada que nem eu! Tô com medo de surtar se eu for praí e não conseguir falar, nao conseguir estudar, não conseguir trabalhar... E com filho vou ter que aprender outro ritmo e sossegar um pouco né? E onde eu vou morar tudo é meio longe, nesse sentido em Berlin deve ser melhor! Não sabia dos Weiterbildung, mas achei interessante, vou procurar na regiao onde vou ficar. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. U huuu!!! Sempre em frente!!
    Por aqui nós também já estávamos pesquisando há alguns dias esses cursos e encontramos um muito legal pra ele. Mais que antes estamos bem animados para voltar praí. =)

    É isso aí Eve, não pode parar!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Aiiii que bacana! Vivo fazendo esses cursos e acho que eles super ajudam no nosso curriculum, pena que não tenha nada parecido no Brasil tirando Senac...

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Eu tô achando tudo uma maravilha, e assim você nem tem como se dizer 'desempregada', quer mais trabalho que isso??
    Tudo bem, tem o lance da remuneracao, mas de todo jeito você esta investindo em você, o retorno com certeza virá.
    Acho que eu já disse aqui nos comentários, em outro post, que aqui na Noruega eles não chamam quem está procurando emprego de desempregado, mas de 'procurando emprego', caca emprego, eu acho que selecionando emprego cai bem.
    Na reunião que fui um tempo desse o cara disse que procurar emprego é um emprego de tempo integral.
    No momento eu tenho que procurar um estágio, mas onde?!!!! Ainda não sei pra onde atirar.

    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Parabensssssssss Eve continue na batalha, eu tb sempre batalhando, seja no amor, seja na vida profissional
    um bride a nos mulheres de garra!

    ResponderExcluir
  11. Olá Eve! Poxa vida, que bom! Tenho certeza de que vai ser ótimo fazer um curso desses! Te desejo paciência para essa hora de agora, pois coragem você tem de sobra. Como Deus está preparando algo maravilhoso para você, não dá pra fazer rapidinho, tá? :)

    Beijo grande,
    Érika

    ResponderExcluir
  12. Eve!
    Parabéns por mais esse passo! É isso aí, é manter o foco, não se deixar abater e prosseguir com sua carreira!
    Que desempregada que nada, vc é estudante! ;)

    ResponderExcluir
  13. Isso aí garota! Aproveite mesmo o ócio rs...

    ResponderExcluir
  14. Passo a passo percorremos distâncias incríveis!
    Sucesso pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Cada dia uma conquista viu!!! Ficar em casa só é sinônimo de fazer nada para quem não é interessado ou não tem nehuma meta a conquistar. Aproveite bastante o curso, estudar é um bom trabalho e investimento. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eve, o caminho é mesmo este! Você ainda é jovem, não tem filhos...faça mesmo esses cursos porque eles valorizam seu cv.

    Este foi e continua sendo meu grande problema na Holanda...apesar de ter diploma universitário no Brasil, eles pedem diplomas (ou certificados) para quase tudo neste país...sem esses certificados não posso me candidatar a quase nenhuma vaga. Felizmente consegui este trabalho temporário agora (1 ano) mas nãe é nada fácil. Penei muito...

    Nos primeiros 12 anos de Holanda eu sobrevivi com minhas traduções freelance (e era casada). Nem pensei em fazer um desses cursos. E ainda tinha filho pequeno pra cuidar. Depois me divorciei, o trabalhop diminuiu, a grana acabou e ai mesmo é que não dava pra fazer cursos!!! Enfim, minha vida pessoal complicou...

    Hoje tenho 45 e me acho velha demais pra iniciar um novo curso mas vou ter de fazer algo assim mesmo, porque sem diplomas daqui, seu diploma universitário não vale nada!!! Experiência própria, então aprenda comigo (embora você já seja bem espertinha).

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha escrito um comentário enorme, mas nem no meu blog estou conseguindo comentar, entao, deixo só beijos aqui pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  18. Maneirissimo!!! Boa sorte com o curso, espero que voce goste :) Eu também estou procurando um Weiterbilding em Eficiencia Energética pra Arquitetura aqui pelas bandas da Bavaria, mas tá difícil de achar $$$$$$$$ custa milhoes de euros, que eu nao tenho pra tirar da carteira, os cursos sao muito caros! E nao tenho desconto, entao aproveita!!! beijosss

    ResponderExcluir
  19. É isso ai mulher. tb acho uma otima ideia. e assim vc fica mais por dentro do ambiente, conhece gente da area e quem sabe dai novas oportunidades surjam.. o caminho eh por ai.
    parabens pela atitude!
    bjos

    ResponderExcluir
  20. Eve, achei seu blog por acaso no google e estou lendo de cabo a rabo, tudinho! Uma delícia de ler!

    Também moro em Berlim e estou passando o mesmo: busco um emprego enquanto atualizo meu currículo e trabalho remotamente para o Brasil. Uma pena que parou de escrever. Deveria voltar, seria uma das suas leitoras assíduas <3

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P