sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Daquele cansaço

Sabe aquele cansaço que bate de vez em quando, parecendo que você correu a maratona de São Silvestre sem nenhum preparo físico? Pois é. Você fica se sentindo o cocô da mosca do cocô do cavalo do bandido no dia seguinte, né? E nos dias seguintes, e nos dias seguintes...

Só que aí você percebe que não é um cansaço físico. E inventa de procurar causas, razões e circunstâncias para estar assim. Não acha. Porque, poxa, está tudo indo bem. Você tem um trabalho novo, acorda às 08h pra ir trabalhar (pois é, pois é, pois é), marido cozinha pra você, tem máquina de lavar roupa (falta um ferro de passar que funcione sozinho, é verdade), ainda assim, se sente cansada. E culpada, além de tudo. Porque, oi, a vida "está perfeita".

Pensa mais um pouquinho e lembra de uma outra fase na sua vida em que você sentiu cansaço semelhante e liga os pontinhos. No jardim de infância era sua atividade preferida: juntar pontinhos para descobrir o que tinha por trás.

Eureka! Estou cansada de tentar...

Calma. Vocês vão dizer: "Mas, Eve, você já conquistou tanta coisa nesses dois anos aí e blá blá blá." Né, não? Eu sei.

Até disso eu estou cansada. Eu quero muito que chegue o dia que eu não precise mais conquistar nada, que eu não tenha mais tantos grandes desafios pela frente. Quero parar de tentar aprender alemão, parar de tentar me "fixar" no mercado de trabalho, parar de tentar valorizar o meu "passe", quero parar de tentar mostrar que, sim, estou me adaptando.

Eu li num blog, acho que foi o da Ma, uma vez, em que ela dizia que mesmo depois da fluência e já na Alemanha há 8 anos, ainda cansava ficar o dia todo e o tempo todo falando uma língua que não é a sua.

Acho que esse cansaço deve bater em um monte de gente. São só dois anos, eu sei. Porém, quantos ainda tenho pela frente?

Eu sei também que, no fundo, a gente nunca para. E eu não sou uma pessoa de ficar parada. Só que, ter uma coisa e depois perseguir outra é diferente de ainda estar perseguindo as mesmas coisas que se persegue desde quando se recomeça algo e por tanto tempo ainda. É muita coisa. Estou errada?

A outra fase da minha vida em que me senti assim foi a faculdade. Eu contava os dias para as próximas férias de semestre, fazia contagem regressiva de quantos semestres ainda faltavam para eu me formar, para eu conquistar o meu diploma e ficava naquelas "tentativas": trabalhos, provas finais, greves, brigas com o grupo de trabalho, madrugadas literalmente perdidas porque o professor não apareceu no dia seguinte e tantas outras coisas que me cansavam. E, caramba, eu "só" queria me formar.

Eu não estou sendo ingrata com tudo o que tenho, nem me arrependi em ter recomeçado do lado de cá do oceano, nem tão pouco estou reclamando da situação. Só estou dizendo que estou cansada. E quero muito que esse "recomeço" acabe logo. Quero muito ter a sensação de "dever cumprido".

Vocês não?

22 comentários:

  1. Só quero te dizer uma coisa: cansei de ler tudo isso! hahaha Tu tá muito filosófica! Não esquenta tanto a sua cabecinha, não, mulé! Hoje é sexta!!!! hahahaha Eu nem penso mais em muitas coisas que é pra não cansar! HAHAHAHAHA bjs

    ResponderExcluir
  2. Te entendo em gênero, número e grau, vc não sabe o quanto!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Te entendo muuuito. Queria que chegasse um dia em que eu pudesse sentar no sofá e assistir um seriado qualquer, sem me sentir culpada, pois eu deveria estudar alemao/estudar pra renovar carteira de motorista/aprender o programa de pc novo do trabalho/ aprender mais sobre gerenciamento de projeto/ etc etc. As vezes sinto inveja do meu marido...

    ResponderExcluir
  4. concordo em genero, numero e grau, recomecar em outra lingua leva tempo e cansa, to cansada tb aff :)

    ResponderExcluir
  5. Eve é disso que eu to falando! Tem dias que eu quero somente falar na minha lingua, que eu quero explicar as coisas mais naturalmente. Que eu quero sair lá fora e ouvir coisas que lembrem de onde eu vim. Eu também ando meio cansada, tem dias da revolta (igual terça que não fui pra escola e nem trabalhar porque eu estava tão deprimida que não quiz sair da cama e olha que acordo as 6 todo dia ahahah). Enfim, acho que todo mundo tem um pouco essa fase, eu acho que passa, tem que passar alias temos que viver em funçao de dias melhores, porque é isso que motiva né? que leva pra frente, que dá um chute na bunda da gente quando precisamos.

    Vamo ae. Força na peruca dona Eve.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou assim... deste jeito! Vi a seguinte frase outro dia, que dizem ser da Clarice Lispector:
    "Não sei se quero descansar, por estar realmente cansada ou se quero descansar para desistir".
    Tudo meio de cabeça pra baixo, mas espero que tudo se acerte!
    Força, flor, força porque a vida não é fácil, mas ninguém disse que iria ser!

    ResponderExcluir
  7. se esse texto nao fosse seu, seria meu, pois diz EXACTAMENTE como me sinto alguns dias, e olha que só estou aqui a 6 meses. Isso de viver nessa eterna busca as vezes cansa mesmo, e o pior é que nao se tem saída se a gente para se sente um lixo sendo varrido pra fora da casa, entao a saida é se vestir um cadim mais de forcas tirada até de onde nao se tem e segui um dia mais.
    Minha mae diz que nada é facil, nem morrer!!
    As vezes eu lembro dessa frase e chego a condordar com ela, que nada é facil MERRRRRRMO.
    Mas nós podemos minha gatona, por que QUEREMOS, entao respeitemos nosso tempo, e vamos segui né? Cansadas ou nao. bjs

    ResponderExcluir
  8. Dois anos de Alemanha e já estácom este cansaço todo? Eu recomendo desacelerar e parar vez ou outra pra apreciar a paisagem...Não adianta querer tudo-agora-ao-mesmo-tempo porque a vida nãe é assim. Esta ânsiade querer uma vidinha resolvida é ansiedade pura.

    Lamento dizermas a vida de imigrante não é fácil, há muitas pedras no caminho...Então vai com calma!

    Quanto ao tal cansaço, estou batendo muro em ponta de faca desde que me divorciei há quase seis anos...Fiquei sem trabalho e com filho pra criar...Esse cansaço eu conheço mas olha...você ainda está no início da jornada e já fez algumas conquistas. Força ai que você ainda é muito jovem pra estar cansada (mas eu te entendo).

    ResponderExcluir
  9. Eu quis dizer "estou dando murro em ponta de faca" rsrsrs. Memória fraca. E não tenho quase falado português por esses dias...trabalho com aulas de holandês, namorado holandês e filho falando holandês em casa!

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,
    as vezes vc e simone escrevem coisas que eu diria que é sobre minha vida. Tem dia que eu quero ficar de novo com infeccao urinaria so pra ficar dormindo no hospital e alguem cuidar dos meus experimentos e da minha filha. Juro! To tao cansada de td que acabei de entrar em depressao. Apesar de nao gostar de alopaticos ja comprei so falta comecar a tomar, Eu sei exatamente o q sente!!! Se tu encontrar uma saida pelamordideus me conta. A minha saida por agora é esperar passar.
    bjo e forca

    ResponderExcluir
  11. Eve meu amor. Voce mesmo ja identificou o bicho - FASE. E todas as fases passam.
    As vezes tudo o que a gente precisa e saber que NAO TEM QUE...
    E voce NAO TEM QUE!
    Simples assim. Voce pode ficar dia a noite de bunda pra cima no sofa, assistindo filme ( em portugues pra nao cansar a cachola) e nao fazer mais nada.
    NAo precisa correr atras de nada. E isso ia durar umas tres horas - e vc ia voltar a ser a eve que batalha, luta e corre atras - mas corre por que quer, nao por que "tem que".

    Simples assim. relaxe. permita-se

    bj grande

    ResponderExcluir
  12. Olha, esse dia não vai chegar não, eu desconfio... Porque isso não tem nada a ver com a vida de imigrante. Isso tem a ver com a vida. E com o nosso temperamento, inquietação, busca pessoal. Uns trazem isso em si, outros não. Há muitas maneiras possíveis de viver situações semelhantes, como a mudança de país, de estado, um divórcio, a maternidade... As pessoas são diferentes, só isso. Pelo que conheço de ti - e pode parecer que não é muito, mas a gente sempre 'reconhece' os iguais - você sempre estará buscando algo mais, um desafio novo, ainda que esse cansaço bata de vez em quando. E desafio novo não é só o que parece desafio aos olhos dos outros (coisas grandes como mudar de emprego ou país). `As vezes, o desafio é permanecer, superar e aprender a lidar com as dificuldades ao invés de fugir a cada vez que a coisa fica feia. Há tanto mérito potencial em ficar como em partir, qualquer que seja a situação.
    Quanto `a vida perfeita, de um jeito ou de outro a gente nunca tem certeza da justa medida da auto-cobrança, da expectativa, da ambição. E de muitas outras coisas. A gente se pergunta se está acomodado ou se está sendo ambicioso demais; outras vezes, se a inquietação é apenas isso, normal, coisa de gente que pensa e avalia o tempo todo as próprias escolhas, ou se de fato há alguma coisa errada. Se é a vaidade, a necessidade de se provar ou provar a outrem, se é necessidade genuína que nos move... Se um dia iremos olhar pra trás e achar que deixamos passar oportunidades e o quão grave, ou não, isso pode ser...
    Tenho vivido todas essas dúvidas e inquietações e também sei o que é essa reação dos outros quanto `a 'vida perfeita'. A questão é: a maior dificuldade é lidar com as conquistas. Não é conquistar, é depois. Gente que se gaba de estar conquistando isso ou aquilo ainda nem chegou perto de saber do que estou falando. Você sonha em estudar, se formar, depois quer uma pós, publicar, ser conhecida, convidada etc. Quer um bom emprego, segurança. Talvez casar, talvez ter filhos. Se nada disso rola, se não consegue, você pensa que sabe porque está insatisfeita. Aponta o dedo direto pra ferida aberta e pensa que seria feliz se curasse aquilo. Mas, difícil, difícil mesmo é quando não tem nada para apontar, nada pra fechar, aparentemente, e o desassossego não larga o seu corpinho. Ou o seu espírito. Aí é foda. Não é `a toa que tem um ditado que diz: cuidado com o que você deseja. Você pode conseguir. E se depois vier aquele sentimento: então, era isso?

    ResponderExcluir
  13. E eu devia é voltar a escrever no meu blog, escrever mesmo, pra parar de escrever esses comentários enormes nos blogs das amigas! rs... Beijão, Eve. Sempre torcendo por você.

    ResponderExcluir
  14. Meninas, obrigada!!!! ;)

    Como a Inaie escreveu, é fase. Uma hora passa.

    Tânia, querida, vc arrasou no comentário! Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Ai Eve só de pensar já da vontade de bocejar kkkkkk. Estou no ultimo ano da faculdade, Tcc, Provas, namorado, Serviço que impressionantemente aumentou justo agora que preciso de TEMPO kkkkkkkkk. É a treva, as vezes até choro e falo que não quero mais kkkkkkkk época de TPM entao sai de baixo são rios de lagrimas kkkkkkkkkkkk.
    Mas estou contente o relogio esta girando o tempo esta passando e se DEUS quiser tudo vai dar certo XD.
    Nós mulheres costumamos sentir tudo ao extremo, faze o que somos assim kkkkkkk,



    Bjuuuu
    Fica com DEUS =)

    ResponderExcluir
  16. Aiii...Eve,é fogo mesmo, tem horas que o cansaço físico e emocional acumulado vem de uma vez e sem explicação logica!!!
    Principalmente para as que moram fora e tem que se adaptar a tantas coisas para tentar "fit in".
    Nao é fácil mesmo!!!
    Força Eve, nada como um dia apos o outro!!!E, de repente, não se cobre tanto!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  17. Eve, não se esqueça daquela nossa "conversa" por e-mail, tá?!
    Uma coisa de cada vez, e principalmente aproveitar ao máximo o gostinho de cada conquista, cada passo, sem deixar que o brilho da conquista se ofusque por conta de todos os outros planos na sua to-do list.
    E não menos importante, não se deixe enganar por esses sentimentos típicos de final de ano. Nostalgia, nostalgia, nostalgia...tudo isso somado ao cansaço lógico que sentimos ao fim de cada ano; porque convehamos, cada ano é uma jornada, uma viagem!

    Beijos e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que essa sede está no ser humano e ela nunca vai ser saciada.A gente sempre vai querer mais.Não é ruim não, contanto que a gente não ache que só seremos realizadas depois de ter conseguido tudo o que planejamos, pq depois de tudo, vai sempre ter algo novo pra gente se sentir desafiada, motivada:)

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Eve, tudo bem?

    Num momento de muito cansaço (como o teu), deparei-me com a tua reflexão... Puxa vida... Eu, do lado de cá do oceano, usando a minha língua todos os dias também me sinto assim. Acredita nisso? E eu ainda estou cansada das pessoas, talvez um pouco descrente do ser humano. Bom, tenho tentado pensar em "projetos autorais", começado algumas atividades artesanais e atividades físicas também para tirar o foco desse cansaço. Aos poucos, tem funcionado. De verdade. E tem dias que enxergar essa "fase" tem sido melhor, muito melhor. Espero que você encontre os caminhos que te tirarão dessa "fase cansativa" e você continue e desfilar linda, loira e serelepe pelas ruas de Berlin. Abraço apertado!

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post e ótimos comentários. É assim mesmo, mas até hoje ainda sinto isso, essa sensação de "fiz o meu melhor"pra mim tb não é suficiente. E continuamos na luta! bj

    ResponderExcluir
  21. Vc é phoda! rs Consegue descrever com uma facilidade e aabou de me ajudar! Eu tenho me sentindo assim e td me diz isso: poxa, mas sua vida está tão boa ou cansada de que, vc sócomeçou agora!
    Parece que meu corpo e minha alma não param nuncaaaaaaaaaa nem msm enqt durmo.
    Como eu queria te conhecer pessoalmente!! hihihi Escutar as filosofias e poder conversar ao vivo.
    Bjsss
    Manddy
    Tour Dubai Guide

    ResponderExcluir
  22. volta pra o Brasil e ta tudo resolvido...

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P