segunda-feira, 16 de maio de 2011

FAQ - 19. Quais as dificuldades para arrumar um emprego?

Muitas. Ou algumas. Ou nenhuma. Depende de cada um, do mercado, das expectativas e exigências, do currículo...

No meu caso, é a língua. Eu ainda não falo alemão suficiente para um emprego. Por isso, me foquei mais em vagas de estágio, aonde a exigência é mais baixa e, como estagiária, tenho a oportunidade de melhorar o alemão para conseguir emprego.

Mas, se eu fosse fluente em inglês, poderia já ter arrumado um emprego. Já fiz entrevista em empresas com ambiente internacional em que a língua oficial era o inglês, ao invés do alemão. Só que meu inglês é tão bom quanto o meu alemão (eu quis dizer que não é bom, tá?) e está travado. Ou eu falo alemão, ou eu falo alemão... rs

Minha área também é um problema, pois, como sou administradora, com pós em marketing e trabalhei com consultoria, comunicação é um fator chave. Eu não posso me comunicar errado, né?

A postura na entrevista também é importante. E definitiva. Mesmo que eu estivesse com minha auto-estima abalada, não podia demonstrar isso. Mesmo que a vaga de estágio não fosse a dos meus sonhos, não podia deixar o entrevistador perceber. Mesmo que o entrevistador fosse um mala, precisava que ele pensasse que estava adorando e assim vai...

Enviei 10 a 12 currículos e recebi 7 retornos para entrevistas. A primeira pergunta que faziam era porque um estágio. Aí eu explicava. Depois elogiavam o currículo. Por fim, escolhiam alguém que falasse alemão melhor que eu (ou inglês). Podia ser outro estrangeiro, podia ser um alemão. Até que as duas últimas deram certo...

Ainda tinha o fato de que, para um estágio, sou super-qualificada. Já tive cargo de gerência no Brasil. Contraditório, né? Não arrumo trabalho porque não tenho alemão suficiente. Não arrumava estágio porque tenho muita experiência...

Se existem vagas para onde encaminhava o meu currículo e fiz entrevistas, existe emprego.

Aqui em Berlin, por exemplo, existem muitas vagas de estágio para marketing on line, webdesign e eventos. Faltam professores na cidade, são 1100 vagas abertas. O término da construção do aeroporto internacional Berlin-Brandenburgo está abrindo cerca de 40 mil vagas de emprego, serão os atendentes, os carregadores, os técnicos, o pessoal da limpeza... Eles têm um programa específico para jovens até 35 anos que vivem de ajuda social/ seguro desemprego. Emprego tem.

Contudo, no momento, nada se encaixa pra mim. O jeito é continuar tentando e esperar as cenas dos próximos capítulos nesse estágio ou depois dele.

18 comentários:

  1. Minha querida, estou que nem você. Eu sou jornalista, preciso me comunicar no idioma, caso contrário, não consigo trabalho. Sò que meu inglês ainda não é bom o suficiente pra eu me aventurar a entrevistar alguém. Vai que eu entendo "b" quando a pessoa dizer "d" .hahahah Então, emprego na área, sem condição por enquanto. E estágio tb tá bem dificil. Mas, a gente vai conseguir! Bj

    ResponderExcluir
  2. No meu caso, não é a língua porque falo holandês fluente (e inglês também). Então deve ser mesmo o cv porque trabalhei a vida toda como tradutora freelance e não sei fazer mais nada a não ser isso. Sem falar que meu diploma é brasileiro, que aqui é pouco valorizado. E tem a idade, que também não ajuda em alguns casos.

    Olha, aqui na Holanda não tem tanto emprego assim não...a menos que você esteja disposta e pegar pesado no trabalho tipo faxina de escritórios, limpeza de quarto de hotel, cafés e restaurantes, casas de idosos e creches. Eu (in)felizmente não posso fazer nenhum desses trabalhos por causa da minha coluna.

    Enfim, quem viver verá...

    ResponderExcluir
  3. Eve, lá no Brasil eu sempre estagiei ou trabalhei, mas o salário que eu ganhava era uma piada! Sou psicóloga e aqui nos EUA tem emprego, mas até que eu consiga me tornar psicóloga, ainda será uma viagem de pelo menos 5 anos (quando eu entrar em alguma universidade). Fora que eu preciso melhorar bastante meu inglês e entender a cultura desse povo. Tou pensando em fazer saúde pública, mas não será fácil deixar a neuropsicologia de lado. Agora que a gente começou a trabalhar e estagiar (né moça?), acho que as coisas vão acontecer aos pouquinhos e agente vai chegar lá!

    ResponderExcluir
  4. com ingles e facu da para arrumar emprego bom entao?

    ResponderExcluir
  5. Pois é, conseguir um emprego implica em muitas coisas. É algo como ter o que eles querem, estar no lugar e hora certos, ou seja, é ter tudo batendo com o que eles querem. Assim como vc, meu inglês também não é dos melhores.Ou eu me dedico a um ou a outro idioma. Competir com eles, que tem o inglês como segunda língua, é covardia. Ou vc tem algum outro diferencial muito bom pra superar os idiomas e conseguir a vaga no lugar de um nativo. Enfim...o jeito é ir sempre atrás do que se quer ou escolher algo alternativo. Mas é bem isso mesmo que vc colocou. Ou o cv é muito bom pra vaga oferecida, porque vc acha que vai dar conta por ser uma vaga mais simples ou a sua fluência no idioma não é compatível com a vaga que vc realmente quer. Olha...a realidade é cruel! rs

    ResponderExcluir
  6. minha area é super dificil de arranjar emprego, ainda mais aqui em Munique. Em berlin teria varias chances, mas a vida da voltas e eu aceito o que vem pela frente =) qdo decidi mudar de area, me veio um pacotinho divino que esta crescendo na barriga e cade o emprego?! haha vou ter que pensar nisso só ano que vem. bjs!

    ResponderExcluir
  7. Aqui não é fácil conseguir emprego viu Eve! Pelo menos vc tem um Cv qualificado, graduacão, experiência e a língua vem com o tempo. Mas eu??? Que não tenho nada disso?? Tem que ralar muito pra conseguir alguma coisa.

    Beijos e mais avancos com a língua. Vc consegue!!!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro post informativo...Mostro pra todo mundo, oh vontade louca de por o pé na estrada!!
    Bj e sorte

    ResponderExcluir
  9. tb tenho pensado muito nisso, esse negocio de job p mim ja deu, mas o q fazer, um ausbildung, um novo studium??? fiz um post q bateu com o seu, coincidencia...

    ResponderExcluir
  10. Aiai nem fala disso que me coço toda!

    Dentro de dois meses +- irei começar a correr atrás disso. Validar meu diploma, procurar estágio, emprego ou Ausbildung (depende do que acharem dos meus estudos)... meu inglês é bacana, mas o alemão tá kaputt.

    Minha área também é fogo, tenho que falar alemão. Sou Heilpraktikerin e tenho que ter segurança para atender um cêro-mano...

    Ai Djésus me acuda.

    ResponderExcluir
  11. Aqui na Hungria a coisa tá preta. NEGRA. Não é pelo fator língua, graças a Deus, pq nenhum estrangeiro no mundo precisa aprender essa, hm..., coisa? chamada língua Magyar, nem por falta de oportunidade. O problema é remuneração. Baixa, baixíssima, escandalosamente baixa. Um médico aqui, eu ouvi outro dia da boca de uma húngara, ganha em torno de 2000 reais, dá para crer? Eu falo inglês e alemão (mas meu alemão é chinfrinzinho, já que perdi a fluência) mas acabei arrumando um emprego numa empresa americana que precisa de falantes dessas línguas, na área de mkt-logística. Não é o emprego dos sonhos, não é o salário dos sonhos, mas como vc disse, temos que começar, não é?
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Tomando a liberdade de responder à pergunta da Carol: com ingles e facu da para arrumar emprego bom entao?

    Não, não basta falar inglês fluente nem ter diploma universitário. Até porque diploma brasileiro raramente é valorizado na Europa. Então não se iluda!

    Eu falo inglês e holandês fluentes e não tenho conseguido nada. O que precisa mesmo é um cv nota 10, com cargos recentes (não é o meu caso). Eles gostam de gente nova, recém formada e com experiência fresquinha (o que também não é o meu caso, tenho 45 anos).

    Enfim, se você tiver um cv perfeito (ou quase) e menos de 30 anos, até pode ter sorte. No mais, a coisa anda preta.

    PS. Me refiro à Holanda, mas a situação não é muito diferente em outros países europeus.

    ResponderExcluir
  13. Eve, tenho certeza que seu futuro está lhe guardando um emprego maravilhoso.
    Vc já demonstrou mta atitude em querer ser estagiária mesmo tendo um currículo tão bom.
    Mtas pessoas não teriam esta idéia ou nem topariam em seguir com ela. Talvez, a maioria preferisse estudar alemão (ou inglês) atééééé cansar e pegar fluência para só depois enviar o cv.


    No Brasil, eu procurava um emprego melhor e tudo era contraditório: ou era muito nova para o cargo, mas com as qualificações que queriam; ou o salário era mto baixo para minhas qualificações e essas altas para o cargo... Resultado? Fiz milhões de entrevistas por meses até que topei ficar numa de médio porte e sem ser bem remunerada.

    A saga por um emprego em dubai ainda não começou. Dp, se quiser, divido com vc o que vou passar.

    ;D Continue tentando que vc VAI conseguir!

    Bjs,
    Manddy

    ResponderExcluir
  14. Eu moro em Berlim há um ano e passei e passo pelas mesmas dificuldades, mas descobri que existe campo na área de Marketing Online, onde podemos trabalhar em português. Trabalho em uma empresa alemã, falando Português e com nível B2 de alemão, desde agosto de 2010. Por isso, não desista.... E olha que eles vivem procurando gente para trabalhar.... Vc mora em Berlim?

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda, quase vizinha, rsrs
    Eu moro em Berlim sim. E já fiz entrevista em empresa de mkt on line. Uma foi até complicada... rs
    Agora estou fazendo um estágio na minha área mesmo e estou adorando.
    Parabéns pelo seu trabalho. Vamos nos falando? :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que eu faco agora? Depende da vaga que eu me candidato eu "retiro" uma ou outra experiencia profissional..

    Deixo mesmo só para a entrevista!!!

    MAs que é dificil, é!

    ResponderExcluir
  17. Eu sou psicóloga, daí vcs imaginam o quanto é difícil pra mim trabalhar em alemão. Migrei da área de Marketing Online para Informática e estou trabalhando com administração de websites em alemão. A gente te que ser criativo!
    Também apostei na técnica da Ludmila! Dá certo!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P