Estava passeando com um brasileiro (Oi Luiz!), conversando em português, claro, quando fomos abordados por um cara:
- Vocês falam português? (em português, daaahhnnn
- Sim.
- Toma aqui. Dia 22 vai ter uma festa com ritmos angolanos no lugar tal, se vocês estiverem interessados...
E eu que não perco a oportunidade:
- Você é alemão?
- Sou.
- Aonde aprendeu português assim tão bem? Na Angola?
- Não, no Brasil.
- Aonde?
- Rio de Janeiro.
- Quanto tempo ficou lá?
- Seis meses.
- Aposto que aprendeu o português que você sabe nesses seis meses que ficou lá, né?
- Ah não, fiz dois meses de curso antes.
- Você está de sacanagem, né? Eu estou aqui há quatro anos e ainda não parei de aprender alemão...
- Ahhh, mas alemão é mais difícil.
- Não vem, não, que português é difícil também.
- ... (Acho que ele ficou com medo de eu bater nele nessa hora)
E aí tínhamos 3 sotaques juntos: o paulista, a baiana e o carioca fajuto...
Seis meses, cara... que depressão...
Amore, vc foi para uma terra de língua não latina. Daí já viu, né?! Se vc fala alemão hoje já são váriooooossss pontos para vc!! rsrsrsr
ResponderExcluirFora que a gente só olha para o nossos erros e acha que eles são enormes. Garanto que os dele também são. Estamos no igual x igual em matéria de lingua. Ele erra e vc também.
Nunca seremos perfeitos falando uma lingua que não é a nossa.
Posso estar erradíssima, ta?
Espero que esteja bem.
Bjinhos
Flavia (aquela da Italia, lembra?) rsrssr
Claro que eu lembro "daquela da Itália". :)
ExcluirAi, como eu queria ser perfeita! sqn! rsrs
Bjs!
Ah eu erro italiano pra caramba e nao to nem ai... Tem dias q me estresso, mas parei de me cobrar tanto sabe!
ResponderExcluirImagina que meu marido, que é italiano e inteligentissimo, precisou de um ano pra falar portugues ( assistindo filmes... Inclusive ate hj ele conhece cada fala de tropa de elite " mermaoooo, pede pra sair! " hahahaha)
Qdo nos conhecemos ( no trabalho) e ele começou a falar portugues, eu pensei que ele fosse paulista, imaginou??? Hehehe
Mas em um ano de convivencia, mais 4 de casamento agora ele é carioquinha da Silva! Hehehehe
Beijooos
ele deve ter um sotaque ótimo! :)
ExcluirBjs!
kkkk carioca fajuto foi ótimo! XD
ResponderExcluirolha que eu aprendi inglês em uns 3 meses viu :P e detalhe, nem livro eu tinha. foi basicamente ouvindo rádio e conversando com pessoas que falavam inglês. Claro que continuei "estudando" depois, mas em 3 meses eu já falava numa boa.
Porem acho que isso é muito de cada pessoa e da lingua também. Eu nunca conseguiria amprender finlandês, por exemplo, em 6 meses :P
Menina, vc é um prodígio! =P
ExcluirFinlandês não, né? Aí vc quer esculhambar de vez! hahahahaha
Hahaha já me cruzei com criaturas semelhantes e admito que também entro em depressão. O melhor é mesmo não nos compararmos com os outros, todos temos histórias diferentes! Beijo
ResponderExcluirExato, sem comparar!
ExcluirMas, tem horas que nao dá!! rsrs
Bjs!
Eu tô meio que duvidando que ele tenha aprendido português em 6 meses. Não tem como. Nossa língua é um tanto complexa (questão de gênero de substantivo, como pronunciar verbos no tempo certo, etc). Ele tinah que, no mínimo, falar algumas coisas erradas. Mal elaboradas e com problemas de concordância. Aposto que ele aprendeu a língua em mais tempo. Tem gente que decide aprender sozinho.
ResponderExcluirOlha, se ele falou errado, eu nem percebi. Mas, percebi que ele parava pra pensar na formulação correta da frase. :)
ExcluirOnde é a festa?!?! Vamos pegar ele na saída e quero ver se ele sabe mesmo falar português HAHAHAHAHAH
ResponderExcluirBom, uma coisa eu percebo que pra eles aprender um outro idioma, vai mais rápido mesmo, acho até que pela "convivência"que eles tem com os outros idiomas dos países vizinhos desde pequenos...acho que pra fazer "conexões"fica mais fácil do que pra gente que só cresceu com o português.
Também penso assim. Aqui, eles saem da escola com dois idiomas estrangeiros (inglês + espanhol ou francês, por ex)
ExcluirBjs!
eu acho que eh mentira, pronto...
ResponderExcluirou o safadinho conitinuou aprendendo depois que voltou. rsrs
ExcluirEu acredito que para aprender qualquer idioma, vc tem q desencanar, não se cobrar tanto. Afinal a gnt erra ate na nossa língua mãe quem dirá em outra língua totalmente diferente da nossa.
ResponderExcluirE outra, tem pessoas q tem mais facilidade para aprender outra língua q outra, a minha teoria é q os alemães desde pequeno tem uma educação e estimulações que favorecem certas habilidades como aprender varias línguas, principalmente por terem a possibilidade de ir pra diversos países com diferentes idiomas.
Eu aprendi a levar na esportiva rs embora as vezes fico meio depre, pois a gnt estuda, estuda e estuda, aprender novos vocabulários todos os dias e pra que?
No final falar errado ou esquecer rs, mas acontece rs ...
rlx
bjo
Eu concordo com a sua teoria. Eu levo na esportiva tb, eu quase bati nele! hahahaha
ExcluirBjs!
Aposto que o seu alemão é melhor que o português dele, o negócio foi o sustinho que você levou ao encontrar um nativo falando português razoavelmente bem. Sem contar que é muito difícil pra você identificar o seu próprio sotaque de brasileira falando alemão enquanto fala, às vezes a gente acha que tem um sotaque horrível e nem tem... ;)
ResponderExcluirBeijos,
Lidia.
Meu alemão é melhor que o portugues dele, provavelmente. Mas em 6 meses de Alemanha, não falava como ele falava portugues. rsrs
ExcluirBjs!
Na próxima a gente não deixa passar e vamos tortura-lo até que ele diga quantos milhares de anos ele estudou até conseguir falar bem daquele jeito... hahahahah
ResponderExcluirbeijos! E marquemos mais um café ;)
Olha o charme da foto de perfil desse menino! hehehe
ExcluirMarquemos!
Germans sao especialista em lorota
ResponderExcluir=P
ExcluirCompartilho do mesmo sentimento que o seu Eve. Conheci suecos que dizem que em três meses já dominavam o português e eu aqui ainda continuo me matando nessa língua de vikings. Mereço, né?
ResponderExcluirNão sei, mas a maioria dos gringos que eu conheci aprenderam o português rapidinho. O brasileiro mesmo é que tem preguiça de aprender outras línguas. :P
ResponderExcluirKisu!
Oi Eve!
ResponderExcluirEu frequentava seu blog com outro e-mail (eu acho) há muito tempo, mas parei não sei pq (acho que falta de tempo). Você com certeza não deve lembrar de mim!
Achei interessante o post. Xô te dizer: eu dou aula de português pra estrangeiros aqui em Salvador (e espero poder cair fora em algum momento), e tenho um aluno alemão.
Cara, ele aprendeu em aproximadamente 3 meses a falar português e BEM. MUITO BEM. Eu fico chocada. Já tem sotaque baiano, fala palavrão que nem a gente e escreve bem.
Cho-que!!
Que bom que está bem, viu? Beijoo
Oi Eve!
ResponderExcluirEu frequentava seu blog com outro e-mail (eu acho) há muito tempo, mas parei não sei pq (acho que falta de tempo). Você com certeza não deve lembrar de mim!
Achei interessante o post. Xô te dizer: eu dou aula de português pra estrangeiros aqui em Salvador (e espero poder cair fora em algum momento), e tenho um aluno alemão.
Cara, ele aprendeu em aproximadamente 3 meses a falar português e BEM. MUITO BEM. Eu fico chocada. Já tem sotaque baiano, fala palavrão que nem a gente e escreve bem.
Cho-que!!
Que bom que está bem, viu? Beijoo