terça-feira, 27 de novembro de 2012

O coleguinha do curso

Então que aqui na Alemanha me tornei uma pessoa sociável. Quer dizer, mais ou menos. Pelo menos, deixei de ser matuta, e passei a falar com mais espontaneidade com as pessoas.

Acreditem, eu já fui muito pior. Continuo não sendo um exemplo de popularidade, mas conheço mais gente aqui do que no Brasil, pelo menos. Boa parte, graças ao blog. :)

Mas, né, não era isso que eu queria falar.

Estava voltando pra casa, quando alguém fala comigo na rua: "Hallo!" Eu olho e demoro de reconhecer. Sou lentinha mesmo.

Era meu colega americano do curso de alemão (que, inclusive já acabou). Eu perguntei o que ele estava fazendo no meu bairro, ele disse que morava perto, que queria ir à biblioteca acessar internet.

Eu, meio incrédula, perguntei se ele não tinha internet em casa. Ele diz que não. Em que mundo ele vive, né mesmo?

Enfim, quis fazer a gentileza e ofereci dele ir lá em casa, já que estávamos na esquina da minha rua, usar a net.

Chegamos lá, marido em casa, ele usou a net, fiz um café, servi um bolo que tinha sobrado do fim de semana e já ia chegando a hora da janta...

A comida esquentando no forno e eu querendo que ele fosse embora. E ele ficando, ficando. Aparentemente, ele estava gostando de estar conosco. Afinal, rolou até bolo. rsrs

Enfim, tive que, gentilmente, pedir pro moço ir embora. Não que ele estivesse sendo chato ou coisa parecida. É que, justo nesse dia, estávamos com a comidinha contada. Sabe como é? Você compra duas lasanhas de forno e divide pra quatro pessoas? Então, assim... Não tinha jeito mesmo.

E fiquei pensando se faço isso uma segunda vez.

35 comentários:

  1. hahahahahahhah

    eu jamais teria convidado o cara pra usar a internet na minha casa!! JAMAIS! Mal convido os amigos! (voce ta mais do que convidada, ja te disse)

    ResponderExcluir
  2. Que situação difícil, confesso que eu não sei o que eu faria no seu lugar, talvez eu colocaria uns pães na mesa, geléia, frios e convidaria o cara para jantar também, mas já falaria: Olha como a gente não tava esperando ninguém pra jantar tem pão você aceita? Hehehehe, não sei o que é pior né??
    Boa sorte com a próxima vez!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima, se quiser que coleguinha fique pro jantar, penso nisso! :)
      Bjs!

      Excluir
  3. Eu não teria convidado para ir na minha casa e muito menos oferecido café com bolo. Hahaha

    Tem gente que não se manca.

    ResponderExcluir
  4. ficou na duvida se da proxima vez chama pra ir pra sua casa ou se manda o pobre embora...hehe

    Tá ficando alema, a minha amiga! Lá no Brasil a gente poe mais agua no feijão, ou divide a lasanha em pedaços menores...:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha
      acho que to precisando fazer mais feijao nessa casa! :)

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que situação difícil, confesso que eu não sei o que eu faria no seu lugar, talvez eu colocaria uns pães na mesa, geléia, frios e convidaria o cara para jantar também, mas já falaria: Olha como a gente não tava esperando ninguém pra jantar tem pão você aceita?

    -ISSO SIM!


    Que coisa mais patética e mesquinha. Mandar uma pessoa embora pra nao dividir comida. Deve estar quase passando fome. Ainda tem coragem de expor isso em um blog,como se nem se envergonhasse de ato tao infame. Muito non sense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos, muitos risos.

      Eu ofereci a minha casa, meu computador, minha net, fiz café, dei bolo e só pq eu não o quis para o jantar, sou mesquinha e o ato é infame?
      Ora, faça-me o favor.
      A casa é minha e eu convido e desconvido quem eu quiser, né nao?

      De uma coisa, tenha certeza: nao sou hipócrita.

      Excluir
    2. Fiquei bege com esse comentario, kkkkk Ato infame?
      Comedia, ri demais, deve ter sido essa a intencão do comentario.
      Menina, eu nem tinha chamado pra ir em casa, que nada de oferecer net e muito menos cafezinho. Se o cara tava no caminho pra usar a net, era so boa tarde e ate mais. Eu raramente convido pessoas para minha casa, tempo eh ouro e sei que muitos vão ficando e ficando, e o cansaco bate e eu ali com cara de zumbi encarando as visitas. Da não!
      Aqui ninguém vai na casa de ninguém na hora de comida sem ser convidado, e nem vão ficando, só faz isso quem realmente não tem educacão, e era assim no Brasil também, então acho mesmo esquisito a postura do rapaz.
      Eu teria ficado numa saia justissima pq não saberia como dizer pra ele ir embora, kkkkkk
      Depois conta pra gente como foi, assim podemos usar sua ideia em caso de emergência com visitas estranhas.

      Beijo

      Excluir
  7. Eve, tem gente que é cara-de-pau e não se manca.
    Ele não teve muito educação, e a internet também vai pegando a gente de uma maneira que a gente vai vai vai e não pára, né? rsrsrs
    Agora que vc sabe que ele vai ficando, fala antes pra ele: "vc pode usar a internet, mas somente até às X horas" rsrsrsrs

    To pensando na Itália rsrsrsr Acho que tudo acabaria em pizza!!
    Dividida no valor, é claro!! Como um bom italiano faz!! rsrsrsrs

    bjs
    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que ele estava mesmo era se sentindo confortável.
      tratei muito bem, rsrs

      se fosse pizza, quem sabe, né? hahaha

      Excluir
  8. Gostei do texto!Mas é verdade tem gente que vai ficando,ficando e você acaba ficando sem graça para mandar em ir embora.Se bem que eu acabo mandando direta.

    ResponderExcluir
  9. Olá, realmente tem gente que não se manca. Mas me conta como é mandar ir embora gentilmente? Aqui ainda não convidei ninguém, mas quando morava no Brasil tinha vontade de fazer isso e não sei como... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu jeito "gentil" foi bem alemao mesmo: "olha, a gente nao tinha planejado sua visita, e nós já vamos jantar, me desculpe, mas outra vez, a gente te convida..." ou algo assim. hehehehe

      Bjs!

      Excluir
  10. Acho que não é uma questão de se mancar. Como não é normal em uma cultura alemã ser tão sociável sem conhecer bem, ele poderia está se sentindo sozinho e confortável com a gentileza da Eve. As vezes as pessoas são lentas mesmo. Acredito que foi sem querer da parte dele, já que os americanos não tem "mimimi".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, acho que foi bem por aí mesmo.
      Valeu pelo comentário!

      Excluir
  11. Ok! Mas foi sinistro,rsrs,mandar embora por causa do jantar. Serio mesmo! Se fosse por tá sendo chato,ou porque quisesse voltar á privacidade do lar,só com marido,enfim..., É que pelo foco ter sido no jantar,soa sim muito mesquinho. Esse lançe de comida é muito delicado. Acho que é como a Inaie disse,voce está "alemanizando",rsrs. No Brasil,se punha mais água no feijao. Hhahahahaahahahahahhahha

    Mas,cada um com seu cada um,inclusive a comida. LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente põe mais 'água no feijão' pra familia, para amigos intimos, o cara era colega, já foi bondade demais oferecer pra usar a net.
      No Brasil que eu conheco nem isso de oferecer a net ia rolar.
      E se a pessoa não se toca que já passou do limite, é dar o simancol mesmo. Eve fez mega bem.
      E jantar é algo privado. Se não manda embora o cara ia era puxar um ronco no sofá depois do jantar.
      Fora que isso de usar a internet do outro tem que ser coisa rapidinha, pra não incomodar.

      Excluir
    2. Kd o botão "curtir " para o comentário da Luciana?

      Excluir
  12. Eve, aprendi bem cedo logo que cheguei aqui que eles ficam sim, vao ficando, ficando, e teve uma vez que um até tirou um cochilo no meu sofá. Tem cada história que você nem imagina. Teve um que queria dar um churrasco na minha casa para os colegas dele. E o marido achando lindo, sendo que o tal amiguinho também tem uma casa e a dele é imensa, com jardim, e etc. Mas nao tem mulher, claro.
    Já teve gente chegando para o almoco de domingo, outros chegando domingo depois do almoco quando cada um já tido ido para o seu quarto dormir um pouquinho.
    Outros chegando sábado depois das 23h, no inverno, com cara de "FELIZ ANIVERSÁRIO", com todo mundo já de pijama indo pra cama. E euzinha perplexa achando que os alemaes nunca fariam isso. Aprendí rapidinho e cortei também. Mas acho que da próxima vez você nao convida mais ninguém por causa da experiência. E a coleguinha que criticou falando de mesquinharia eu penso que ela deve ser como essas pessoas,uma inconviniente também. Beijo, Eve, muita saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma colega alema ja me perguntou se é problema ligar pra casa de brasileiro depois das 22h. Eu disse que é, a gente nao tá acostumado. Pelo menos, na minha casa, tinha regra de horário pra ligar pro povo. Aqui nao. Ou, acontece com frequencia tb. hehehe
      Bjs!

      Excluir
  13. Eu também nao ofereceria minha casa nao... rs Acho que sou mais "matuta" que você, Eve! rs Sei lá, eu tenho verdadeiro HORROR a gente "espacosa", sem simancol.

    E como também já passei por algumas situacoes delicadas, acabei ficando calejada. Eu moro no Chile (e estou de mudanca pra Suica). Uma vez, uma brasileira que eu mal conhecia (tínhamos nos encontrado apenas 1 vez) me pediu pra eu ficar com a filha dela (que tinha menos de 1 ano) pq ela precisaria sair. Fiquei meio sem graca de dizer nao e falei: "ok, que horas voce deixa ela aqui em casa?". Aí ela falou: "Pensei em voce ficar com ela aqui em casa. Pago seu taxi." Fui me xingando, mas fui. Fiquei com pena da nenem que ia ficar com a empregada... Conclusao: a abusada só pagou metade do valor do taxi e mal agradeceu. Depois disso jurei por todos os santos que seria uma pessoa mais anti-social! A gente aprende, né? rsrsrs

    bjao!
    OBS: meu laptop nao tem "c cedilha" e "til"... SOrry! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ate que tento ser mais sociável, mas, de vez em qdo tb pago o preço. Nao nesse caso, mas teria outras historias tb pra contar. :)

      Bj!

      Excluir
  14. Ai Eve..
    Se auto-convidaram-a-si-mesmo para vir tomar café aqui na nossa caverninha do Batman na semana passada. Para me livrar do abacaxi, delicadamente, sugeri um passeio ao mercadinho de natal alemão que fica aqui pertinho, praticamente do lado de casa.

    Se fossem pessoas legais e se nós fossemos mais próximos eu não teria nenhum receio de recebê-los aqui em casa, com café, bolinho e tudo mais que visita tem direito. O problema é que a conversa das visitas gira apenas em torno do próprio ego e de reclamações sobre a vida, o país, o emprego, a língua e os ingleses. Gente, isso é muito desagradável.

    Desculpa, mas ninguém merece fazer sala para visita chata. :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, sabe, com o tempo a gente aprende a ser mais seletivo, né? :)
      Bjs!

      Excluir
  15. HAHAHAH eu como a maioria teria cumprimentado, mas eu não teria perguntado o que ele tava fazendo ali hahaha Talvez eu tivesse apenas comentado que morava ali na rua e só. Também não me vejo convidando o colega assim, de boa, pra ir na minha casa, não...hahaha só se fosse conhecido de longa data, talvez...sei lá, acho que rola da espontaneidade mesmo e a gente vai perdendo ela por aqui ou passamos a ser mais prudentes? Eis a questão. Agora vc fez certo em dizer que ele precisava ir porque vcs iam jantar...se fosse no Brasil, imagina, ía ser condenada por isso hahaha mas não tem nada demais, né, afinal nao tinha sido nada combinado. Pra mim é simples assim! rs hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, nada planejado, combinado. E tenho que levar em consideracao que nao moro sozinha. Preciso do ok dos outros tb, né? :)

      Excluir
  16. hahaha Acontece né? Não sei como são os americanos, se são tão sensíveis como alguns brasileiros, mas eu teria feito o mesmo. Isso se o meu marido não tivesse começado a comer na frente dele sem oferecer. Isso nem me incomoda por aqui. Eu raramente vejo gente comendo e oferecendo dividir algo com os outros. Mas pessoalmente não me incomoda se ninguém me oferece, oras. Até porque, no caso dele, pra quem ia pra biblioteca, ele se deu muito bem... rs ganhou café, bolo e conversa de bônus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, mas que marido vc tem!?!?! hahahahaha (brincadeira!)

      Pois, até bolo e cafezinho ele ganhou! :)

      Bjs!

      Excluir
  17. Povo abusado, chega de mansinho, fica 3 noites, come chilli, faz da dona da casa uma guia. Gente sem noção!!! :-P

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P