domingo, 16 de setembro de 2012

Os sobrenomes alemães

Brasileiro pode até ter criatividade para colocar nome nos seus filhos, os Cleidivaldos, Wanderwalissons, Franquenildas e Francisneides que digam, né? (Sim, conheço gente com esses nomes). Mas, os alemães não ficam atrás. O pior é que a criatividade não fica só no nome, como no sobrenome também. Uns são bonitinhos. Outros engraçados. Outro super esquisitos.

Atenção para:
Frau Sonnenschein: Sra. Brilho/Raio de sol
Herr Süß. Sr. Doce
Frau Vögel: Sra. Pássaro
Herr Fischer: Sr. Pescador
Frau Feucht: Sra. Molhada (ui!)
Herr Jungfer: Sr. Virgem
Frau Prügel: Sra. Surra
Herr Langmesser: Sr. Faca Cumprida/Longa
Frau Tod: Sra. Morte
Herr Socke: Sr. Meia

e pra fechar, o conhecido

Herr Schweinsteiger: Sr. Trepador de porco, jogador do Bayern München, que também é, carinhosamente, chamado de Schweini (eu diria que significa porquinho, né?) pelos comentaristas.

28 comentários:

  1. Ai Eve rolei de rir, aqui também vejo os sobrenomes e dou uma traduzida nas coxas e chego a rir depois, tenho um mínimo de educação (ainda kkkkkkk) e não faço na cara das pessoas, mas que tem momentos que é difícil conter o riso a isso é viu, alguns seriam motivo de piada e muita gozação, imagina se chamar estábulo, saída, bosque, floresta, rio velho, vale, traseiro, ladeira, e por aí vai, cada peculiaridade, que só a gente morando fora mesmo pra se dar conta de que criatividade como vc disse não é coisa exclusiva nossa, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora que tenho mais vocabulário, esse povo nao me escapa da piada. rsrs

      Excluir
  2. credoooooooooooooo! Que sobrenome horrendo!

    ja tive que trabalhar com uma Senhora "van Ass", foi dureza...

    ResponderExcluir
  3. E por aqui: van de Broek: da calça, mas parece q tem uma histórinha atrás, van de Hond: cachorro, Bakker: padeiro e por aí vai hahaha de Zwarte: o preto. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vaaaalei-me!!!! hahahaha
    Tem uns nomes estranhos, mas eu adoraria ser Sra. Raio de sol! :)

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  5. Rsrsrsrs morri de rir! Que engraçado! Será que tem uma origem interessante?! (tipo os "ferreiras/oliveiras/pereira" que são sobrenomes comuns de novos cristãos na península ibérica?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter explicaçao, antigamente, tinha muito a ver com profissoes, com o filho de fulano (tipo Marcos o filho do carpinteiro) e coisas assim que foram virando sobrenomes, mas esses ai sao esquisitos mesmo. rsrs

      Excluir
  6. Eve, com relacao ao jogador do Bayern com aquela cara "linda" que ele tem, o nome combina muito. Porque além de nao falar coisa com coisa e nos parecer um pouquinho limitado intelectualmente, tadinho dele, ainda tem que amargar com esse nome. Adorei o post. Temos um conhecido que tem como sobrenome Vast ( Quase ), brincamos aqui em casa que ele é "quase inteligente,quase pouco chato, e quase conquistador de coracoes, apesar dele se achar o George Clooney.
    Beijo grande, Eve.

    ResponderExcluir
  7. Esses sobrenomes.... o meu é Koch que significa cozinheiro... mas é só o sobrenome mesmo porque cozinhar que é bom.... nadinha :P

    Baoa semana!


    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver seu ancestral lá, que deu o nome à família, era. rsrs

      Bjs!

      Excluir
  8. Nossa, ninguém merece... Não sei qual dos seus exemplos é o pior... Hehehe...

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi um serio chamado 123 e bem piores tb,como alouilton.e fora os que vc n comentou gente que bota nome dos filhos com a mesma letra e estraga a criança.

    ResponderExcluir
  10. hahaha E eu que me casei com um Herr Ernst (Sr. Sério)? Ainda bem que tenho dois sobrenomes... dependendo de onde me apresento eu chego como Frau Almeida... (Muito útil quando se chega numa turma de alunos novos... essa vida de dar aula de reforço! haha)
    Bjs, sr. Séria!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou trabalhando com uma Frau Herr. hein? Sra. senhor? Imagina o pai dela, Herr Herr?? soa como risadinha... rerrerrerr bj Isabela

    ResponderExcluir
  12. Hahaha. Olha...
    Esse povo deve fazer a lista de sobrenomes depois duns chopps durante a Oktoberfest... :)
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  13. O meu sobrenome é Fischborn!!! Não conheço toda a história, mas ao longo dos séculos, muitas pessoas tinham o sobrenome ligado à profissão, à cidade Natal ou região.
    Mas que é engraçado, isso é! (tive um professor brasileiro que não tinha sobrenome! todos os seus sobrenomes eram o que no Brasil é conhecido como nome, os alunos se referiam a ele como "o homem sem sobrenome").

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, tem lógica.
      E quando a gente passa a traduzir, melhor ainda. :)

      Excluir
  14. Eu trabalhei no Brasil com uma menina que tinha por sobrenome "Pimmel". Só fui aprender o significado quando passei um tempo em Colônia e Leverkusen. Na ocasião, lembro de ter pensado "ainda bem que ela não casou com alguém de sobrenome Lecker".

    ResponderExcluir
  15. Trabalho num Kindergarten e tenho uma família que o sobrenome é Barfuss... Quando descobri que era descalço... Olhar para a Frau Barfuss e não pensar Sra. Descalça ficou difícil! eheheheh

    ResponderExcluir
  16. MUDAR NOME PRENOME SOBRENOME
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P