sábado, 18 de agosto de 2012

Muitas coisas (parte 01)

Uma amiga do Brasil me escreve pra me dizer que estou diferente. Que ela achou que a distância não pudesse separar as pessoas, que já fui mais presente, mas hoje... (assim, com reticências)

Bom, pela amiga que eu tenho, eu posso dizer só uma coisa: foi um ataque de pelanca, daqueles sem motivo algum.

Ou melhor: daqueles que você aponta um dedo pra pessoa e três estão virados pra si mesmo. (Com o dedão apontado pra cima, pra mostrar que "Deus está vendo!")

Eu sei que eu ando ausente. Só que eu tenho meus motivos. E ela sabe disse. As pessoas mais próximas todas sabem. Alguns de vocês também sabem e, Gott sei Dank, entendem.

Não ando comentando muito nos blogs amigos. Esse blog só está sendo atualizado porque acho importante manter a Eve acesa, viva. Não estou morrendo. Mas, oi?, já "visitei" hospital duas vezes esse ano. Quem é esperto (parece que essa amiga não), saca que tem/teve algo errado, né?

É óbvio que eu mudei. É óbvio que eu estou diferente.

E os três dedos? Pois é. Amiga sabe, ou eu pensava que sabia, o que ando passando. Jacaré me escreveu UM email pra me perguntar como estou? Nem ela. Agora, me pergunta quantos emails mandei pra ela? Mais do que ela, com certeza.

Aí, pessoa que mora lá em outro país (que pode ser Brasil também, EUA, Holanda ou Bahrain, por ex.), que nunca me viu na vida, que não sabe nem se eu sou real (oi?), me escreve quase todo dia/semana pra perguntar como estou ou só pra fazer uma piada pra me fazer sorrir.

Véi, na boa? Qual a medida da distância? Qual a medida da amizade?

Afff, pronto, de-sa-ba-fei!

P.S. A amiga em questão me conhece há, no mínimo, 15 anos.

23 comentários:

  1. Eve, sei bem como é isso. Distäncia é uma coisa tão relativa e amizades às vezes nos decepcionam quando menos esperamos (e mais precisamos de amigos sinceros).

    Espero que a saúde melhore logo porque hospital é muito ruim mesmo! E que você continue sempre sendo a pessoa forte que é...porque é assim que a conhecemos. Melhoras!

    ResponderExcluir
  2. Todos mudamos e todos passamos por alguns momentos mais delicados na vida, se o outro não consegue captar isso ou se também não tem mudado ou mudou mas não se percebe, aí é o fim. Se tem uma coisa que acho chatérrima, acredito que a maioria das pessoas também, é a tal da cobranca. Geralmente quem cobra só sabe cobrar, de volta não oferece muito, mas deve ser gente carente por natureza, que acha que o mundo tem que suprir essa carência.
    Mas enfim, além de tudo isso, infelizmente, ou felizmente, a gente sabe que tudo muda e principalmente quando mudamos pra outro país, cidade, pra distante, algumas coisas são perdidas no meio do caminho, as amizades se distanciam, e ainda mais quando uns evoluem mais que os outros.
    Bom desabafo. Bom focar mais em você mesmo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eve Maria, você vai falar para uma disléxica que pode não ser real, aí eu aqui já comecei a imaginar quem seria a pessoa que escreve aqui, hai ai.

    beijo e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Titia também tá que não se aguenta fia, mas eu lembro que, aliás tenho guardada a mensagem, foi VC a ÚNICA pessoa que sabe lá como conseguiu sacar a diferença. Eu chorei tanto e vc sabe, nunca respondi. Sempre q falo de amizade virtual lembro do Nunca te vi sempre te amei, lindo esse filme.
    Enfim escrever revela muito da gente, mesmo que o blog aparentemente não tenha essa proposta, nem percebemos o quanto!
    Beijo e torcendo pra não demorar muito pra que passe tudo (torcida bilateral)
    Rosa

    ResponderExcluir
  5. A distância realmente tem um jeitinho único de testar relacionamentos (sejam amizades, românticos, ou até mesmo entre membros da família). Acho que sempre é um pouco complicado para quem fica, pois permanece a lembrança do jeito que o outro "era," e com a falta de contato, acabamos nos esquecendo que todos mudam (e frequentemente, né?) A única diferença é que antes, ao convivermos juntos, essas mudanças não era tão salientes, pois aconteciam "aos poucos" e a gente praticamente nem "observava" a mudança...com a falta de convivência frequente, cada mudancinha se torna muito mais saliente, muito maior, de deixar a gente encucado, pois "aquela pessoa não era assim..."
    Mas vc quer saber: pelo menos na minha opinião (se é que tem algum valor), amigos de verdade são aqueles que, vc pode passar semanas, meses, até anos, sem encontrar, que no momento do encontro, é como se vocês tivessem jantando e conversado na véspera. E isso é muito raro...
    Beijinhos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. olha Eve amizade de verdade independe de tempo e de espaco, penso tb que nao há necessidade de se ter contato todos os dias e nós mudamos com o tempo, assim tb mudam as amizades, umas se vao, mas ficam no coracao ou nao e outras novas vem, sao as mudancas e permanencias da vida como um todo :)

    ResponderExcluir
  7. Olaaa!! Sei como são estas coisas!! Primeiramente, não leve em consideração essas coisas à risca, sabe! Como dizem na minha terrinha "não levam a nada" e NADA MESMO.
    Aprendi que criar expectativas com as amizades, sejam elas antigas, novas, intermediárias, espontâneas é a melhor saída. Fazer "O MELHOR' que se é possivel. E deixar ela ir quando se tem que ir, sabe! Eu adoro todos os meus amigos presentes, virtuais e aqueles que um dia foram o meu tudo. Os melhores momentos eu os guardo denttro de mim.
    Vc sempre será para mim uma pessoa linda, corajosa e de alto astral inabalavél. Sem lhe conhecer, já conhecendo vc já plantou sua historia aqui dentro de mim.
    Grande abraço sempre.
    Ely Braga

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sei como é... A pessoa espera que você mantenha a amizade, mas ela mesma não faz nada, é só você que tem que fazer. Tem quem diz que amigo é com quem a gente convive, mas eu sei que esse é um conceito um pouco complicado...

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que é pior ? a pessoa só te cobra e tal ai qd vc tá na cidade pertinho assim ela tá ocupada e esquece que vc tá só de passagem por essa e por outras qe eu realmente só quero tá aqui no Brasil de passagem... bjos

    ResponderExcluir
  10. É isso aí! A medida da distância e a da amizade nada tem a ver com espaço físico. Tem mais a ver com distância social e com afeto. Gente muito próxima nos ignora completamente e take us for granted. Não investe, não cuida, não dá bola. Gente distante fisicamente muitas vezes é bem mais atenciosa e atenta. Claro que convívio traz desgaste, mas isso não explica tudo (aliás, não explica nada). Depois vem o povo reclamar da superficialidade das relações online... Isso é balela. O que ocorre muito é que as pessoas só demandam mais e mais e nunca param para avaliar o quanto elas estão dispostas a doar, a confiar... Isso nada tem a ver com redes sociais. As pessoas têm se mostrado egoístas e mesquinhas desde muito antes de inventarem orkut e facebook, mas agora pelo menos podemos ampliar o leque de possibilidades de reconhecer uma 'alma gêmea' (ou quase) perdida por aí, entre um byte e outro, entre um post e outro. E a estória do dedo apontado (com outros três apontados para quem acusa) eu acho uma metáfora super válida. Ou, como minha mãe costuma dizer, "quem disse cuida disso usa". Quem muito acusa ou reclama dos outros em geral está fazendo uma coisa chamada projeção. Sua amiga precisa de um chazinho de semancol, só isso. Dê tempo a ela, quem sabe se toca.

    ResponderExcluir
  11. Eu resolvi me distanciar de pessoas como sua amiga, quem sempre cobra atenção/tempo, mas nunca doa. Sinceramente, me sinto melhor!
    Eve, desejo a você apenas saúde, porque o resto eu sei que você conquistará! Então: SAÚDE, SAÚDE E MUITA SAÚDE! ;)

    ResponderExcluir
  12. Vira e mexe eu recebo cobranças do tipo "Sumiu, não dá mais notícias.", e acabo respondendo com um "Você também não deu notícias, nem apareceu pra perguntar como estou.".

    Depois que me mudei muita gente "sumiu". Mas uma coisa eu estou tranquila: eu não deixei de falar ou ter contato com as pessoas que continuaram respondendo as minhas mensagens.

    Gente é um bicho estranho, né amiga?

    ResponderExcluir
  13. Vim aqui pra avisar que te linkei num post do meu blog novo, eu embora não comentei muito, te acompanho há um ano e uns quebrados, sei la. Aí li essa história e não pude deixar de pensar.

    Sabe, eu montei um novo blog como uma forma de terapia também porque passei por umas situações que resultaram num quadro depressivo. Tratamento, etc, bla bla bla, mas eu continuo evitando psiquiatra e procurando terapias "alternativas", porque ficar chapada não é uma opção. Nessa onda, lógico, me afastei do mundo. E nessa hora vi quem eram meus verdadeiros amigos.

    Claro, nem todos os meus amigos verdadeiros podem estar presentes na minha vida. Corremos muito, trabalhamos feito loucos, tenho um casal de amigos muito queridos desde a faculdade que como eu, tem carreira acadêmica, o que consome muito do nosso tempo e afasta as pessoas. Mas o coração continua juntinho. Vi isso quando mandei uma mensagem pra eles falando que estava mal, e em especial, num dia em que liguei pra eles no meio de uma crise emocional. Eles não podiam estar comigo fisicamente, mas mandaram mensagem, torpedo, ligaram, e mantiveram na medida do possível contato comigo. Às vezes ficávamos longos vários meses sem contato, mas quando nos falamos é como se estivéssemos juntos sempre, como se tivéssemos nos visto ontem.

    Verdadeira amizade é isso. Um elo de coração. Um elo que supera distâncias sim. Infelizmente a maioria das nossas amizades não é essa construção sólida sobre uma rocha. A gente acha que é e se engana, e como eu já me enganei na vida, meu Deus! Mas quero continuat me enganando, sabe, Eve, porque não quero me tornar amarga. Prefiro chorar de vez em quando mas continuar tendo fé nas pessoas.

    Uma vez li um negócio no facebook: Se pessoas se afastarem de você, não se preocupe, é Deus atendendo à oração "livrai-nos de todo o mal". Amém.

    aaahhh sim, te linkei nesse post: http://magiadoetnografo.blogspot.com.br/2012/08/alteridade-pra-que-te-quero.html

    ResponderExcluir
  14. Amiga de Narnia Molhada do Sul também fica de butuca e atormentando vez ou outra a dona Eve... =)
    Alias, estou de volta de minhas ferias ao Brasil-sil-sil e ja tenho data e horários daquele congresso, escrever-te-ei logo!

    beijocas

    ResponderExcluir
  15. Força querida!!
    Entendo bem o teu lado e por mais que me esforço, estou desisitindo de alguns "amigos" que só querem receber notícias e nunca escrevem nada!!
    Moro em Berlin como vc e te sigo no Blog. Escrevo semanalmente tbm(pelo menos tento :) )
    Beijinho

    ResponderExcluir
  16. Eve,

    Força e fé. No fim, é o que nos basta.

    Lu

    ResponderExcluir
  17. Ah, Eve, querida, nem "viaja" nessa pilha toda,gente que age assim nao merece consideração nenhuma, nem nossa raiva. Como muitas pessoas falaram, amigo de verdade nos ama e fica feliz demais quando tem notícias nossas mesmo que seja uma vez por ano. Eu tenho amigos inteligentes assim. Sao pessoas lindas e que vivem dentro de mim, temos histórias juntas, choros, segredos, risadas, broncas, mas nada de cobranças, e tem dia que dá uma vontade danada de encontrá-los na rua, tomar um café e ganhar um abraço delicioso. Esses amigos de verdade nos amam sem precisar de blá blá toda semana ou sempre. É bom perceber esses "amigos" com seus chiliques, porque assim sabemos quem é quem.
    Ainda em tempo, eu nao tenho ligado ou mandado email,mas você mora no meu coração e todos os dias quando rezo me lembro de vc e peço á Deus pra te proteger e te dar saúde, saúde. Beijo grande, lindinha.

    ResponderExcluir
  18. É sempre assim, as pessoas que mais cobram são as que menos tentam fazer contato...e quando escrevem algo assim, parece que é só para fazer média. Siga em frente, saúde e fé!kel

    ResponderExcluir
  19. Meninas, meus amores,
    eu teria um monte de coisas pra escrever a cada uma de vcs pelos comentários que deixaram, mas, foram tantos e tao profundos e cheios de amizade (sim, amizade), que deixo aqui uma única frase para todas vcs:
    VCS SAO FODA!
    Muito obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eve, vc é unica!! Eu acho que não teria coragem de publicar isso! Tá vendo como Eve também ensina???
    Mas, conta aí, essa tal "amiga" leu sua mensagem??
    Desculpa a curiosidade, rsrsrsrs...
    Beijo e até mais!!

    ResponderExcluir
  21. Mentirosa! Mentirosa! mentirosa! A de bahrain te conhece pessoalmente SIIIIM! Ou vc anda de conversinha com outra/o lá em bahrain? hein? hein???

    Explicações já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!!!
      Quando eu publiquei, eu ainda nao te conhecia pessoalmente, tá???
      =P

      Excluir
  22. Dificil dizer algo em relação ao seu texto, mas infelizmente algumas pessoas dizem o que não devem... Assim como outras não conseguem dizer quando deveriam...
    O jeito é deixar pra lá e saber que pode contar com outras pessoas que não vou te apontar o dedo para as tuas "supostas" falhas.
    Eu achava que vc tinha resolvido seus problemas de saúde, fiquei triste em ler que ainda não, mas espero que em breve você esteja novinha em folha!!!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P