segunda-feira, 23 de abril de 2012

Voltando à infância

Então que tem dias que me dá a doida e eu fico com saudade da infância. Tempo bom em que minha mãe resolvia todos os pequenos grandes problemas pra mim.

Eu acordava pra ir para a escola e o café estava pronto. Eu voltava da escola e o almoço pronto. Encontrava as roupas lavadas e passadas, magicamente arrumadas no guarda-roupa e a casa estava sempre arrumada, mesmo que eu desarrumasse em seguida. Aí como eu aprendi a valorizar a mãe que eu tenho...

Daí que, quando eu tenho saudade da infância, volto também a ter vontade de certas coisas que eu comia na época.

Dai que inventei de comer mingau de maizena. Sim, mingau. Não me perguntem porque, exatamente, mingau de maizena. Freud explica. Ou não.

Mas, Eve, tem maizena na Alemanha? Tem. Eu perguntei ao cozinheiro aqui de casa e ele me deu a dica. O nome é Mondamin, que eu achei no Real, mas deve ter em outros supermercados também. E o sabor do mingau ficou o mesmo. Só esqueci de comprar uma canelinha e um cravo para darem mais sabor. Já já corrijo esse erro. ;)

Recordações de infância, a gente vê por aqui. Carência também. hehehehe

22 comentários:

  1. Humm saudades da infância eu tenho de monte!!! Mas eu nunca gostei de mingau de maizena! Nem de Neston (que minha mãe acabava agradecendo né? Por conta do preço)!
    Eu lembro até hoje que uma vez por semana quando minha mãe me levava para o jardim de infância (isso mesmo, eu não errei não), ela parava num bar e comprava uma fanta laranja e colocava na minha garrafinha da lancheira... hummm o cheiro da fanta laranja me leva a ter uns 4 anos de novo toda vez que abro uma!!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava fanta na infancia tb, me chamavam de miss fanta. rsrs
      bj

      Excluir
  2. Aqui na Holanda tem MAIZENA mesmo, de caixa igualzinha e tudo hahaha muito bom...em casa a gente também sempre comia, ou era minguau de maizena ou de aveia. Huuuummm tudo de bom! rs Agora o que eu fiz outro dia foi banana frita com canela e açucar hahaha puts é muito bom...aquece a alma hahaha Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, Eliana, banana frita? Assim vc me mata na vontade! hahahahaha

      Excluir
    2. Minha filha me pediu isso ontem. Ela assistiu cocoricó e deu vontade. Mas eu não tinha banana ;(

      Excluir
  3. No Real aqui (Munique) tem Maizena igual ao brasileiro tb, deve ser o mesmo que tem na Holanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sim, tem mesmo!!! já me disseram tb. só que eu vi primeiro a mondamim e peguei pra mim. era a necessidade. hahahaha

      Excluir
  4. É Eve por aqui também, e o pior é que igual a vc não basta pedir manhê faz tal coisa pra eu comer ou chegar e ver tudo arrumadinho, tem é que por a mão na massa e se virar nos 30, mas é bom recordar o tempo onde a única preocupação que se tinha era ir pra escola, relembrar o passado faz bem pq nesse intervalo de tempo não se pensa em bobagem e relaxa, abraço.

    ResponderExcluir
  5. Querida, como vai vc?
    O que eu sinto mesmo falta, e nunca voltei a ter, era da incrível capacidade dela de saber como iam as coisas sem precisar de nenhuma palavra, pra rir ou pra chorar, estava lá, sempre...
    Aqui tem Maizena vem do México ou na loja brasuca, mas como já vendi meus dois "zonhim" em troca de chá de boldo e guarana Antártica eu compro cornstarch e sai o messssssmo sabor pq é a mesma coisa, né?
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eve menina eu e meu marido tivemos vontade de bolinho de chuva entao lá fomos nós pra cozinha e com direito a canela e acucar :) baummm... bjs

    ResponderExcluir
  7. hahaha Eve tu acredita que tenho essa mesma vontade e a mato de vez em quando e faco mermo, achei maizena no Penny e chama-se 'Feine Speisestärke' :)

    ResponderExcluir
  8. Mingau de maisena eu faco quase toda semana! hahahahaha

    Eh uma otina opção pra quando estou com vontade de comer um doce e não tem nada em casa - que eh quase sempre, ja que Maridon eh uma formiga!

    Também tenho saudades de quando meus pais cuidavam de tudo na minha vida.. ai, ai, ai... E eu la, querendo ser independente!

    ResponderExcluir
  9. Eh infancia quando boa deixa mesmo uma saudade enorme, das comidas de infancia tenho pouca saudades, tenho mesmo saudades é das brincadeiras, jogar bola na rua, brincar de pega, cai no poco, amarelinha, casinha, mamae e filhos ô como tenho saudades, as comidas essas posso comer mesmo adulta, mas as brincadeiras essas parecem que nos sao tiradas quando crescemos, o que é um pena, aqui na Noruega crianca rola na neve e vira e mexe come uma bola de neve, eu fiquei curiosa pra saber o gosto, e comi tb, alguns adultos viram, noooooossa foi um auê, frase como...Ha só quem come neve é crianca, adulto nao come nao!! Foram ditas por quase todo mundo, esse povo se priva demais da melhor fase da vida, só por que é adulto, rsss Eu passei a comer escondida, kkkk quando eu estava só no meio das criancas, elas me olham com uma cara de....Vc é adulta mesmo? kkkkkkk Bjs Eve. Aqui tb tem maisena, uso pra fazer cremes, doces e salgados...

    ResponderExcluir
  10. Eita, seria isso mania de momento? to assim tbm! tanto com a questao "infância" como com os cadernos rsrs
    Aqui tem tbm a marca maizena, e muitas outras e todas sao iguais mas os precos podem ser bem diferentes. Já experiemntei todas e nao percebi nenhum diferenca, maisstärcke é tudo igual rsrs
    com canela fica bem melhor! vc acabou d eme dar uma otima ideia! vou fazer pra mim tbm :)
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Ah, Mondarin é uma das marcas, o produto se chama Speisestärke.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade da infância, carência, saudade do Brasil...acho que todo mundo que mora fora passa por isso em maior ou menor grau! Vida de imigrante,né?

      Eu moro no exterior e confesso que nunca tive saudade de mingau de maizena...por outro lado, tem dia que só serve feijão com arroz e farofa! E pão com manteiga e café preto então? As pequenas alegrias da vida.

      Aqui em Amsterdã tem a loja Finalmente Brasil, quando bate saudade eu vou correndo lá comprar farofa, suco concentrado (goiaba, caju porque maracujá e manga eu acho nos supermercados daqui), mistura pra pàe de queijo. O leite condensado e o creme de leite Nestlé que os brasileiros adoram também vende aqui, mesma marca, igualzinho.

      Enfim, a gente sobrevive, né? beijos

      Excluir
  12. Eu tô com saudade do bolo da minha mãe. E agora?
    Não adianta fazer e não adianta comprar porque não tem jeito, o sabor nunca será igual. :(

    Também tenho saudade de comer tapioca, a cara das manhãs de domingo na casa da minha vó.. Êita que quase choro agora!

    Melhor ir parando por aqui que hoje eu também tô muito sensível. :,)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Mondamim é uma marca, tem de várias, inclusive Maizena mesmo! O nome "genérico"é Speise stärke". Sabe que eu nunca comi mingau de maizena? Não que me lembre. Mas adoro mingau de aveia com mel e canela. Aprendi nos tempos de Escócia a chamar de confort food. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Caramba, Eve!

    Eu também ando com saudade de mingau e me perguntava se tem maizena na Alemanha.

    Obrigada a você e seu marido pela dica!

    Huuummmmmmm

    ResponderExcluir
  15. Uma das primeiras coisas que comprei na Alemanha foi o "engrossador de comida", eu uso sempre para molho branco, bechamel, Käsekuchen e creme de chocolate. Mingau eu prefiro de Haferflocken, apesar de marito não ser muito impressionado com a gororoba. :p

    ResponderExcluir
  16. taí uma coisa que nunca fez parte da minha infância... Mas não tem coisa mais deliciosa do que essas lembranças, né? Ainda mais quando dá pra revivê-las! :)
    bom finde!
    Mônica

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P