domingo, 15 de abril de 2012

Alemães e dinheiro

Alemães não falam sobre dinheiro. Em geral, claro.
Eles não falam abertamente sobre o tema.
Você, dificilmente, vai ouvir um alemão reclamando de sua situação financeira, que gastou muito na última compra ou estorou o cartão na viagem de férias.

Sobre salário, então!? Vixe! Assunto tabu! Primeiro, que eles são proibidos de falar sobre seus salários na empresa aonde trabalham. Tá lá no contrato. Não pode.

Aqui, é diferente do Brasil. No Brasil, existe a isonomia de direito: você exerce a mesma função do seu colega, tem o mesmo cargo e descrição, tem que ganhar a mesma coisa que ele.

Aqui, é livre concorrência. Não importa se você é recém-formado ou doutor em sei lá o quê. Se o recém-formado consegue se vender por X e o doutor por X,2, problema é do doutor que não se valorizou direito. Independente do cara ser estagiário e o outro ser gerente. Ou terem a mesma função. Pior ainda se o recém-formado conseguiu 2X, né? Azar do doutor.

Por isso, fica tudo em segredo.

Quando você está pesquisando o mercado de trabalho, fica perdidinho, sem saber aonde pegar dicas ou mesmo sem saber a quem perguntar. Até porque, é a empresa que pergunta quanto você quer ganhar. Não é ela que diz quanto está disposta a pagar. A não ser, claro, que a sua proposta seja estratosférica.

Alemão vai desconversar.

Brasileiro fala, reclama. Se me perguntarem (e veja bem, for meu amigo, certo?), eu vou responder. Sem problemas. Se eu comento com um alemão, ele olha pra baixo, MUDA de assunto...

Eu tenho uma amiga que é diretora de RH numa empresa. Já tentei tirar dela milhões de vezes algumas dicas e ela só responde: "bate", "está de acordo". Mas, porrraaaaa, não me dá uma informação concreta.

Mais uma coisa pra entender...

17 comentários:

  1. POis aqui é o contrário, as pessoas falam se pudor nenhum de dinheiro. Eu morro de vergonha! Claro que ninguém fala que está devendo, né, ou que está na pior, mas fala-se abertamente no valor do salário, quanto se ganhou de imposto de renda. Minha irmã que morou 5 anos em LA disse que tem mulher que pergunta o salário do cara no primeiro encontro, acredita? Eu acho esquisito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntar no primeiro encontro?
      Tá igual a mulher do filme PS I love you: é casado? trabalha? tem filhos? é gay? hahahaha

      Bjs!

      Excluir
  2. Meu assunto ODIO numero um. Sabe o que eu fiz? Catei um funcionario chines de uma empresa (chines fala sobre dinheiro) e ele me falou certinho qto ganha e qto posso pedir. Hhahaha.
    Eu tenho muita raiva dessa de nao falar sobre dinheiro, mas dai voce que tem que falar qto quer ganhar. o_O

    Continuo curriculando....

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tipo, na próxima, fala assim: eu preciso de X pra viver e pagar minhas contas, tá bom pra vcs? hahahahaha

      Boa sorte!!

      Excluir
  3. Aqui em Portugal o povo chora uma miséria... dá até dó de ouvir, mas vivem bem, comem bem e trocam sempre de carro... acho vergonhoso.

    ResponderExcluir
  4. Aqui na França já eu sempre me surpreendi pois praticamente todo mundo pergunta quanto o outro ganha e fala abertamente do seu salário!
    Mas igualmente existe uma leio que faz com que a folha de pagamento seja enviada pelo correio, para evitar que as pessoas fiquem circulando com informações sobre o salário na empresa. Tb na lei não se pode falar. Mas igualmente na lei está escrito que pela mesma função o salário deve ser o mesmo.
    Conheço pessoas que foram colocadas contra a parede pelos colegas, que queriam saber quanto elas ganhavam, e como elas tinham o salário mais alto, mentiam, diminuiam na hora de falar! Mas aí os colegas "exigem" que leve a folha de pagamento para provar!
    Acho um saco, tudo o que a gente faz sempre tem alguém para perguntar "quanto vc pagou?", "quanto custou?"
    Contradições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, que situação! Aí já é demais, "colocar contra a parede". Oxente!
      Muito diferente daqui.
      Bjs!

      Excluir
  5. Olá Eve tudo bem???

    Nossa que tabu!!! Já to tão acostumada com as coisas aqui no Brasil que nem me importo em falar quanto ganho (quando comecei a trabalhar não curtia muito, mas agora...).


    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tb ninguém tem problema em perguntar, né? rsrs

      Excluir
  6. Hehehe ... esses europeus são umas comédias, cada um tem um tabu! Hauahuah ... Mas viu, eu acho que nós, brasileiros, reclamamos e falamos demais sobre dinheiro, e muito abertamente! hehe ...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Olha que eu acho que isso é coisa de Europeu, hein?
    Se eu te falar que não sei exatamente quanto o meu marido ganha vc vai acreditar? hahahaha
    Tipo, eu estimo que seja uma quantia, mas certeza, eu não tenho....

    ResponderExcluir
  8. Resumindo: se qualifique (aprenda alemao), pegue experiencia no mercado deles e abra leilao: quem pagar mais leva!

    ResponderExcluir
  9. Com salário de verdade até pode ser, mas eu fiquei um pouco espantada quando a alemona que cuida da academia no horário que eu vou perguntou quanto eu ganhava descaradamente dando aula na escola de canto. Isso depois que eu estava frequentando lá a menos de 2 semanas. Tipo...ela não falou "quanto você cobra por aula...etc", foi quanto eles te pagam por hora na escola de música! Falei...mas choquei...

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P