quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Voltando aos pouquinhos

Aí que entra um enfermeiro no meu quarto e me pergunta se sou portuguesa ou brasileira. Respondo que sou brasileira e ele me pergunta de onde.

Pronto, pensei, vamos voltar àqueles velhos papos de quem tenta fingir que conhece algo sobre o Brasil. Graças, só um pensamento.

Eu sempre respondo, né? Pois, sou da Bahia.

- Qual a capital da Bahia mesmo? (Primeiro sinal de que ele estava indo pelo caminho certo: perguntar melhores detalhes. rs)
- Salvador.
- Ah, eu já estive lá.
- E você gostou? (Bom, eu pensei que ele merecia um pouquinho mais de papo)
- Gostei muito, fui lá no carnaval com um amigo que era metade brasileiro. Eu morei um ano em Peru (que chique!) e de lá achei que valeria a pena conhecer o carnaval de Salvador.
- Que bom que gostou.
- Ah, foi muito interessante, a cidade para por uma semana. Muita multidão. Muita loucura. (Nessa hora, ele já estava todo animadinho.)

Aí, não sei o que foi, ele sai do quarto e volta tempos depois:

- Às vezes, tive medo, eu entrava nos ônibus com meu amigo e ele é baixinho e eu, bom, eu... (o alemão tinha humor, não tão alto e um pouco magro). Aí, eu tinha vontade de tirar a camisa por causa do calor e eu olhava em volta e aqueles homens grandes, musculosos, com as barrigas magrinhas e eu achava melhor manter a camisa. Não ia competir, né?


Gente, eu tive que rir. O cara com medo dos "homens musculosos" de Salvador. E, né, por nada não, mas os negões* lá são mesmo dos bons, viu?


*"Negão" na Bahia não é um termo perjorativo. Alguns se comprimentam assim: "e aí, negão?" Com mulheres, "nêga" é carinhoso. ;) Estou mentindo, povo?

21 comentários:

  1. Eu não acho que "negão" seja termo pejorativo aqui também não... (litoral de sp), aqui teve um norueguês que era tão branco mas tão branquinho, que a cidade conhecia ele como... "negón" (porque era assim que ele falava a palavra,né?)

    Na Holanda eu conheci um iraniano que morou em Fortaleza, e falava português hahahahaha mundo pequenino!!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, você ainda está no hospital?!! Só rindo mesmo hein Eve?

    Aguenta firme aí que tudo passa...

    ResponderExcluir
  3. Só assim para o tempo passar mais rápido aí, hein? Mas olha, volta logo para casa!

    Quando ao 'negão', meu marido me chama de neguinha e como eu não tenho quase nada de melanina, vale mesmo pelo carinho! Ah, saudade da Bahia (sem greve de policiais!).

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. AHAHA! Desculpa, mas eu tive que rir.

    Tadinho, ficou com medo de competir. E o melhor foi ele ter pensado nisso antes. AHuahauahu
    É cada uma que aparece.

    Te desejo melhorar, Eve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei Salvador, e os caras são grandes mesmo, diferença de Recife...
    Esse pisar em ovos me deixa nervosa Eve, explicar palavras?
    Sim, eu entendo, mas me deixa nervosa a suposição de que alguém pode achar ou não isso.
    Fique boa e volte logo!
    BJ

    ResponderExcluir
  6. O interessante disso tudo é que as pessoas puxam papo contigo até no hospital kkkk
    O legal é que ele foi bem humorado né. bjos

    ResponderExcluir
  7. Meu marido é meio moreno e eu chamo ele de nêgo. E eu, claro, sou a nêga (bem branca).

    ResponderExcluir
  8. Pois é negona,você tá ligada que agora tá barril aqui né?Mais de 130 mortos,lojas saqueadas,arrastões na Lapa,avenidas e ruas fechadas por buzus,exército nas ruas.É pau viola sair de casa agora,eu mesma não vou sair daqui para trabalhar lá no Canela de ônibus.E nego aqui só fala no carnaval,de como o carnaval vai ser barril se os pms continuarem em greve.
    Parando de falar nosso dialeto agora,melhoras Eve,acho que nunca postei aqui antes mas adoro ler o seu blog e olha que nunca pensei em morar na Alemanha(em geral leio mais blogs sobre países em que sonho viver já que sonhar é de graça,ao contrário de tirar passaporte :P)Torço para que você saia do hospital o mais breve possível apesar da comida daí parece ser bem melhor que a da minha casa :)
    Beijos da Bahia!

    ResponderExcluir
  9. tô vendo que volto com tudo me espocando de rir que bom... rsrsrs ai ai os negoes da Banhia aff

    ResponderExcluir
  10. Lá em SC chamar cliente de "ô quirída" é muito mais feio do que chamar de nêga hauehuaeh e mesmo assim #todomundofaz

    ResponderExcluir
  11. Minha vó, baiana of course, me chama de nêga preta, e eu adoro :)

    Detalhe sou a MAIS branquela transparente da familia inteira hahahahhaa.

    ResponderExcluir
  12. Eve, sou branca que só e meu tio que é do Rio me chama de nega. Isso se chama carinho. E meu marido é negro e alguns amigos o chamam de negão. Sem termos pejorativos, temos que saber diferenciar carinho de preconceito. Saí logo desse hospital, menina! Melhoras! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Rs...que fofo!!!!
    Ai Eve, passei uns dias em Salvador tao deliciosos quando tinha uns 19 anos!!!!Deliiiicia....
    Menina....tem horas que nem falo de onde sou...rs...fico sem saco...
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Eve!
    que bom que já esta de volta com seus pots animados... dou mjuita risada...
    beijo

    ResponderExcluir
  15. Eve, que bom que você tá voltando a postar mais frequentemente e mais animada, pois é, isso de hospital é chato, mas parece que também divertido. E o cara com medo de competir com barriga sarada foi ótimo, kkkk

    Beijo. Fica boa de vez logo!

    ResponderExcluir
  16. Ta mentindo não, viu nega???? hahaha...se ele soubesse que a PM está em greve na Bahia há dez dias e que o carnaval está em risco, ele ia ficar doente...rsrs;..beijos, lindona e recupere-se logo...

    ResponderExcluir
  17. OI EVE! Melhoras!!!

    Definitivamente negão não é ofensivo...Estou incluindo MG na lista de lugares que não é ofensivo.
    Ofensivo é a hipocrisia do termo afro-descendente (Desculpa se vcs não concordam e eu falei merd@).

    Eve acompanho o seu blog e aí (que acho legal o o jeito que vc começa as postagens) e eu não me lembro de ter lido a resposta para minha pergunta: Alemão fala alemão corretamente? Tipo brasileiros muitas vezes não falam, embora nascidos e criados no Brasil, entende?

    ResponderExcluir
  18. Oi Eve, essa é a minha primeira vez no teu blog... Te desejo melhoras, viu?
    VC está na lista de blogs de várias blogs q leio, achei q valeria a pena dar uma passada e gostei muito.
    N é td mundo q mantém o bom humor estando num hospital. Te desejo tudo de bom e vou estar em oração pela sua saúde, tá?

    Melhoras!

    Gde abraço,
    Rebeca
    xoxo

    ResponderExcluir
  19. Ah! E sobre "negão"... Em Fortaleza tb n é problema algum. Meu pai chama minha mãe de Preta e acho LINDO!
    Aqui tem uma frescura danada, n se pode chamar pessoas de preto ou negro tem q ser "African American" (cof cof)... será q é hipocrisia?

    hehe

    ResponderExcluir
  20. Lembrei agora de um programa de tv aqui na França em que os fazendeiros "procuram o amor". Então, tinha um "candidato" para uma fazendeira que era um brasileiro!!! Nas imagens, antes de conhecer a mulher, ele estava na sala com os outros candidatos (todos franceses), precisava ver os "rivais" babando pelos músculos dele! O brasileiro nem era tão musculoso assim! eles estava com uma camiseta justa nos braços que valorizava, e aí os outros comentaram como ele fazia para ser assim e tal, e ele respondeu que era normal, que TODO MUNDO NO BRASIl ERA ASSIM!!! Os outros responderam: "mas não aqui" :)
    Apesar do corpinho ele não ficou entre os classificados, a fazendeira achou que ele só tinha músculo, mas que faltava massa cinzenta :) Mas é a imagem que se tem dos brasileiros (quero dizer o culto ao corpo!).
    Meu marido tinha até desenhado como ele imaginava um Papai Noel brasileiro: http://viverplenamenteparis.blogspot.com/2010/12/le-pere-noel-bresilien.html

    ResponderExcluir
  21. Morei um ano em Salvador, amei! E todo mundo me chamava de "nega" (Oi nega, como voce tà?) hehehe. Eu gostava! Sinto mò saudade do povo de là!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P