sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FAQ - 18. Por que você foi para o Brasil?

Eu vim para o Brasil por vários motivos: saudades, praia, férias, pendências etc.

Mas, o principal motivo mesmo foi e é outro: meus pais. E não é por conta de saudade. Eu poderia ter feito essa viagem em qualquer tempo, inclusive quando a passagem estivesse mais barata do que nesse período de férias.

A questão é mais sensível do que apenas saudades. Depois de quase um ano, meus pais ainda não realizaram que eu estou MORANDO na Alemanha. Eles acham que é só um período de férias prolongadas. Eles acham que eu só estou aqui enquanto meu casamento durar (independente de estarmos juntos já há mais de 7 anos). Eles acham que foi marido que me trouxe pra cá (quem chamou marido fui eu). Eles acham que eu sou só um apêndice de marido e faço tudo que ele quer. Eles não levam em consideração que EU quero ficar na Alemanha, que aqui eu tenho perspectivas e uma qualidade de vida que nunca tive no Brasil. Que toda a minha vida é fruto de minhas escolhas.

E, desde que cheguei, já ouvi muita coisa de meus pais. Aliás, eu já ouvi muito durante todo o ano (os curiosos podem ir na tag Família e procurar). Eles não entendem que eu nunca voltaria a morar na cidadezinha em que eles moram e que eu sempre detestei, assim como nunca escondi isso deles.

Eles acham que viemos para Alemanha "juntar dinheiro" e depois voltaremos para o Brasil. Mas, alguém me diga, qual o professor de qualquer terra que consegue juntar dinheiro? Ele é professor de ensino médio, gente! Pelamordedeus! Os tempos são outros também, né? Quem consegue isso sustentando mulher e dois filhos adolescentes levanta a mão pra eu chamar de herói.

Eles alimentam a esperança de que vou voltar. Independente da minha felicidade, o que importa é que vou voltar. Eu sei que o desejo da maioria dos pais é que seus filhos estejam por perto. Eu só queria que os meus pais desejassem que eu fosse feliz, mesmo se perto ou longe.

E estou aqui pra isso, pra tentar fazê-los enxergar/aceitar que eu não quero voltar. E que, se voltar, não será pelos motivos que eles acham que eu voltaria. Eu quero virar essa página na minha vida para poder prosseguir.

Eu não posso ser responsável pelas escolhas deles. Eles escolheram a vida que têm, a casa que têm, a cidade aonde moram, a aposentadoria (que eles nunca planejaram). Eu não sou responsável por isso e eles não podem esperar que eu volte de onde quer que eu esteja (podia estar no Haiti agora, ajudando no combate à cólera, desde que fosse isso que estivesse escolhido para mim) para me responsabilizar pela vida que é deles. Porque é isso que eles esperam e para isso que muitos pais criam os filhos, com a intenção de que "não morram sozinhos". No sistema brasileiro, é até um pecado deixar os idosos por conta do sistema, mas também é um pecado condicionar a vida dos filhos aos "pecados" dos pais. Eu sou responsável pelas minhas escolhas e pelo que desejo pra mim e, de jeito nenhum, desejo me enterrar numa cidade de 20 mil habitantes no interior da Bahia.

Só estou aqui esperando a oportunidade correta para tocar nesse assunto. Não, não quero magoar os meus pais. Só não quero que eles me magoem com a transferência de suas frustrações pra mim. E a vida é assim, uma hora o filho bate asas do ninho. A diferença é que alguns fazem voos mais longos que outros.

33 comentários:

  1. é difícil para os pais entenderem que os filhos crescem e aprendem a sonhar sozinhos.
    de qualquer forma, boa sorte! não é fácil mas a gente aprende a lidar com isso e eles aprendem a tentar entender as escolhas dos filhos.

    beeeijão.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que do que jeito que vc deixou isso claro aqui neste post, vc o fará tb junto de seus pais. Suas atitudes e a sua certeza demonstrarão isso a eles de forma natural. Vc se mudou e tem pouco tempo, a ficha deles ainda não caiu mesmo. Aliás, a ficha de alguns nunca cai! hahah Boas férias!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que o desejo da maioria dos pais é que seus filhos estejam por perto. Eu só queria que os meus pais desejassem que eu fosse feliz, mesmo se perto ou longe.

    Nessas horas eu tiroo chapéu pra minha mãe, que me disse exatamente isso (ainda que com lágrimas nos olhos): quero que minha filha seja feliz, onde quer que esteja. Não necessariamente do meu lado. E olha qeu sou filha única e vivi com meus pais até os 27 anos, quando saí do Brasil.

    Quanto aos filhos terem asas, já estou me preparando...porque além de filha, também sou mãe.

    Família é bom mas é complicado né? Haja amor e paciência nessas horas...

    ResponderExcluir
  4. oh Eve! Situacao complicada! Me vejo ai no seu lugar. Eu era funcionaria publica concursada e larguei tudo pq simplesmente sempre quis "conhecer o mundo", viajei pela America do Sul, fiz intercambio na IRlanda onde conheci meu amor, viemos cá eacabei me apaixonando à idéia de morar na Austria e aqui estou.
    T O D AS as vezes que ligo pra minha mae ela chora e faz drama de velorio. Pra ela, eu estar longe e te-la "largado" lá é tao ruim quanto ter morrido. Ela culpa meu marido de ter me "roubado" dela e tal... Qd ela ver que eu vim pra ficar, ela pede pra eu traze-la e tudo!

    Boa sorte
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe tem muitos defeitos, aliás, nunca me dei as mil maravilhas com ela, mas quanto a isso ela nunca se meteu, pelo contrario, nossa relação melhorou muito depois que vim morar na Irlanda.
    Acho que vc está certa e pelo fato de vc ter sido criada em uma cidade pequena influencia o modo de pensar dos seus pais.
    Força na peruca e abre seu coração, eles vão entender!

    ResponderExcluir
  6. Chegou direitinho? Tudo certinho? Levou choque termico? Aqui estamos comecanco a encaixotar as coisas. Beijo! De noticias quando puder.

    ResponderExcluir
  7. Eve, acho que nesse caso o melhor é esperar o tempo passar; ele vai ajudar os seus pais entenderem que voce comecou uma nova vida aqui. Sabe, eu sou mae e tenho certeza que no fundo os seus pais só querem que voce seja feliz e que nao importam onde seja. Claro que no inicio, será dificil eles acharem que será a 10.000 km de distancia deles, onde ele nao estarao por perto se voce precisar. Eles te veem como a menininha deles, entende? Acho que quando eles perceberem que voce está feliz aqui, eles vao aceitar facilmente a situacao. A mae do Bebeto, por exemplo, dizia o tempo todo que nao ia aceitar ele morar fora muito tempo; hoje ela vê que ele está melhor aqui. Outra coisa que voce pode fazer é juntar um dinheiro e trazê-los para conhecer Berlin. Eles vao adorar conhecer o seu cantinho e vao tranquilizar o coracao deles. Voces vao se entender, afinal voces se amam e todos querem o bem um dos outros.
    Beijos e aproveita a Bahia!

    ResponderExcluir
  8. Eve MERMACOISAQUI!

    Meus pais, em especial a minha mãe acha que o Iwan está me raptando pra Holanda, que eu deveria me impor e obrigar ele a se adaptar e a ficar no Brasil. Porque eu nem bem casei e já estou fazendo o que marido manda. Meodeus não sei de onde ela tirou isso. Essa mudança foi pensada e repensada. Foi analisada nos minimos detalhes, não só financeiramente, mas por questoes de qualidade de vida. E lógico qualidade do meu casamento, porque a minha mãe dá palpite basicamente em tudo, acha pelo em ovo, cansei de ter discussões sobre isso.

    A última essa semana mesmo, eu não sei porque insisto em compartilhar minha vida com ela. Enfim foram 18 meses em que ela chorou no telefone que eu tinha que voltar pra casa todos os dias, independente de ser o que eu quero ou o que me faz feliz. Sou filha única e minha obrigação é estar aqui.

    ResponderExcluir
  9. Pra você ver como esse assunto rende pano pra manga. No ano novo uma amiga que tmb estava na HOlanda ficou noiva aqui no Brasil e o namorado ingles está se mudando no fim desse ano, decidiram morar aqui, ele está aprendendo português e foi aquela comparação... olha porque o fulano está aprendendo portugues, com o Iwan eu nem consigo conversar, é vergonhoso. Fulano veio pro Brasil pra que a namorada ficasse perto da familia, o Iwan quer que vc fique perto é da familia dele... nossa precisei entrar em uma discussão feia com ela, tudo isso é drama, não me comove mais. Sinto falta dos meus pais, mas não aceito chantagens.

    Beijao Eve

    ResponderExcluir
  10. Nossa menina, não sei o que é pior, ter uma mae que fica cobrando a presença ou uma mãe que nem lembra do meu aniversário!!! Completamente o oposto....como pode né???
    Abraços e força aí....

    ResponderExcluir
  11. acho que já vi esse filme, embora no caso de "certa pessoa" ainda esteja apenas no trailler. Às vezes demora pra cair a ficha...
    Beijukkas pra você, querida Evelíssima :D

    ResponderExcluir
  12. É delicado mesmo.. Creio que vc fará eles entenderem que o Brasil foi uma fase da sua vida, mas que passou..Vc não é menos filha pq tem/teve aspirações diferentes das deles, mas eu acho que isso é mentalidade de cidade de interior, Eve, pq até aqui mesmo quando eu morei em Starke , as pessoas pensavam do mesmo jeito.

    Acham que tem que morar,trabalhar(pq lá ninguém estuda pra ir pra uma universidade, terminou ensino médio e vamos trabalhar no McDonalds)e morrer lá... Meu marido foi super criticado e até mesmo o povo da igreja em que íamos ficava dizendo que ele era pau-mandado meu, simplesmente pq quis mais pra ele e para a família.

    Pai e mãe a gente respeita e ama, mas eles já tiveram a chance de fazer a história deles. As páginas em branco pertencem a tua vida.Vai e escreve agora, a tua história.

    Bjo e espero que tudo dê certo na conversa.

    ResponderExcluir
  13. querida, eu sou mae, eu sou filha. E eu acho que os seus pais sabem de tudo isso. eles so nao querem admitir, nem para eles mesmos, nem para voce. Por que admitir, significa aceitar que voce nao volta, que eles te "perderam"...

    Como a sua mae nao aceita que vc nao quer ter filho. Ela espera que voce va mudar de ideia.

    Acho que no fundo, a ignorancia e uma bencao. Deixa eles viverem no mundinho de fadas deles.

    Voce nunca mentiu, nunca enganou. Eles optaram por entender diferente. deixa eles...

    quanto a qualidade de vida do professor, menina vem pro Oriente Medio.

    A educacao esta em super ultra alta aqui - e os professores sao pagos em petro dolar.

    Aqui sim, muita gente vem pra juntar uma grana, pra depois voltar pra "casa" seja la onde essa casa for.

    Eu recomendo!

    bj

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo post! Caramba, vc se expressou mto bem. Com certeza, vc vai conseguir esclarecer td isso que sente com seus pais do jeito com que vc escreveu aqui.

    Vou começar a passar por isso em poucos dias. Optei pela minha mudaça para ficar onde meu marido trabalha. No Brasil, nem eu e nem ele ganhavamos bem para nos sustentar sozinhos.

    O problema é q toda minha família me perguntam: qto tempo vcs pretendem viver ai? vcs tem que ter um plano B, estabelecer metas, juntar dinheiro pra voltar... bla bla bla Esse lugar (oriente médio) só tem guerra, vcs não podem ficar ai num lugar periogoso...

    Chega a ser engraçado! Nós não estabelecemos planos, vamos ficar enqto estiver bom pros dois, mas não é isso q eles querem ouvir.
    Como vc, eu tb não quero magoar minha família! Te entendo bem...

    Boa sorte e que o momento correto apareça! =D

    Bjs,
    Manddy - http://tourdubaiguide.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Eve...ai minha querida, os pais podem ser assim tb, smp com uma esperancinha, de ter o filho sempre por perto.
    Eu sou filha...e sou mãe. Embora meu filho ainda seja pequeno, penso que a felicidade dele é meu objectivo e quero que seja a prioridade dele. Mas acredito que será dificil, a gte quer o bem dos filhos, a gte quer te-los por perto..por isso a esperança dos seus pais. Lógico que uns mais que os outros, até pela personalidade de cada, o genio de cada..e as vezes seja até possivel que eles já saibam da sua realidade apenas preferem pensar o contrário, as vezes para se sentirem mais tranquilos pensar que a qualquer momento a filha volta, as vezes isso ameniza a saudade do dia-a-dia, enfim...Imagino a sua vontade de esclarecer, a sua vontade de definitivamente mostrar o ponto de vista das suas escolhas..eu tb faria o mesmo como filha...Adoro minha liberdade, minha independência e ser eu dona das minhas escolhas em comum com meu marido em nome do melhor pra nós 3, mas principalmente em nome de ser feliz, e acho que é isso..mostra para ele que vc é Feliz, que é esse o motivo das suas escolhas: em nome de ser feliz. E eles com certeza vão senao, de todo, será um inicio de colocar a mao na cabeça para pensar nisso.
    Beijo e tudo de bom ;)

    ResponderExcluir
  16. Não acontece apenas com você, meus pais também querem muito que eu volte e fazem de tudo para isso. Você colocou muito bem, eles já tiveram a sua oportunidade e as decisões da sua vida devem ser apenas suas, de mais ninguém.
    Boa sorte!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  17. Que pena que esse blogue está cada vez mais pessoal, como zilhões poraí, e que deixou de lado os contraste de multiculturalidade dos posts iniciais.... pena.

    ResponderExcluir
  18. é sempre difícil a um pai ou mãe aceitar que um filho nao voltará para junto deles . eu sei que sim, mas deixa que eles pensem que sim como eu .
    kis :=)

    ResponderExcluir
  19. Eve, minha flor, os pais cometem esses pecados mesmo, mas devemos compreendê-los, claro, mas não abrir mão das nossas opiniões, exatamente como você está fazendo...tenha paciência, pois no final das contas isso e só amor...siga o seu caminho pq vc é dona do seu destino! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eve
    Adoro "gente/pessoas" muito embora saiba que é muito difícil ENTENDÊ-LAS, mas este é um exercício que faço todos os dias pois o que seria da vida se elas não existissem?
    Tenho certeza que vc vai resolver este assunto com os teus Pais.
    Imagino que do jeito deles, eles só querem o teu bem.
    Nem sempre o que nossos Pais querem combina com o que gostaríamos de fazer ou ser.
    O importante é nunca esquecer de ser feliz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Silvinha,

    leia a seccao "este blog e:" e voce vai entender que se trata de um blog pessoal.

    Mas... achei um site para voce onde voce vai achar todas as informacoes que voce esta procurando: www.google.com

    Abracos

    ResponderExcluir
  22. "E estou aqui pra isso, pra tentar fazê-los enxergar/aceitar que eu não quero voltar. E que, se voltar, não será pelos motivos que eles acham que eu voltaria. Eu quero virar essa página na minha vida para poder prosseguir."

    Eve querida, esquece. Você precisa aceitar o fato de que eles nunca irão entender isso, nem a primeira parte nem a segunda. Você tem que prosseguir sabendo e lidando com a incompreensão deles. Vivi e vivo a mesma coisa com meus pais, principalmente meu pai. E só quando desencanei disso parei de ter atrito com eles. Nem me mudei de país, foi só de estado, mas, mesmo após cinco anos aqui, meu pai continuava perguntando "quando você volta?" e me apontando todos os concursos públicos e até empregos privados de que ele tivesse notícia. Mesmo eu explicando que não se tratava só do emprego ou de dinheiro, que eu tinha minha vida aqui, amigos, etc.

    Isso nunca foi resolvido. Lá, pelas minhas costas, eles ainda se queixam, reclamam, me criticam. Mas, foda-se. Não se pode viver a vida pelos outros nem esperar que eles aprovem o que escolhemos para aí encerrar o assunto. Você precisa parar de aceitar discutir suas escolhas. Só assim você consegue virar a página e consegue ignorar comentários que de outra forma reviveriam as mágoas antigas. Não aceite provocações. Pense que, digam o que disserem, sua realidade não irá mudar por isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Eve, eu acho que mais cedo ou mais tarde eles vão entender - ou não. Mas isso é algo que deve partir deles, e não de você. No fundo eles sabem que você MORA na Alemanha, que vc está feliz e cheia de planos e que tem um futuro promissor aqui. Eles sabem tb que você e seu marido se amam, caso contrário não estariam juntos há tanto tempo!
    É que na verdade o desejo - e a esperança deles - é que vc volte, que mude de ideia em relação a ter filhos, que adquira o comportamento padrão da maioria das brasileiras que vivem numa sociedade machista e paternalista.
    Enfim, não é que eles não queiram que vc não seja feliz, mas apenas acham que só se pode ser feliz à maneira deles. Essa é a experiência que eles têm, e só sabem viver assim, portanto acho natural que eles pensem dessa forma.
    O principal vc já sabe: a vida é sua e vc faz dela o que bem entender!

    Bjo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. Pois é.

    Penso igual a você.
    E a minha mãe igual aos seus pais.

    ResponderExcluir
  25. Nossa...Eve, te entendo perfeitamente,segue os teus sonhos, e eles como pais tem que entender isso. Os filhos sao para serem soltos nesse mundao,nao da pra ficar engaiolando nao.Busca a sua felicidade sem culpas amiga!!!
    Voce pode estar presente de outras formas, com carinho, telefonemas, emails..etc...
    Boa sorte Eve!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Eve!

    Eu acompanho o seu blog há um tempinho, mas acho que nunca comentei aqui. Nessa última postagem eu pensei em seguir com o meu comportamento de visitante-não-identificado, principalmente depois de ver os trilhões de comentários que o seu blog já tem... Hehehe...

    Mas não pude. Não pude porque me identifiquei demais com o seu desabafo! Não pude porque eu ainda nem saí do Brasil e já sou constantemente metralhada com dramalhões mexicanos da família.

    Meu namorado e eu mantemos um blog onde narramos nossa experiência de imigração para o Canadá. Estamos no início do processo e ainda vai demorar para irmos embora de vez. Mas uma das primeiras coisas que escutei da minha mãe desde o princípio foi: "Tive dois filhos e vou morrer sozinha!" (Porque meu irmão também tem vontade de morar no exterior pelo menos por um tempo).

    Gostei muito de você ter tocado no ponto de que aqui no Brasil os pais são considerados responsabilidade dos filhos, como se coubesse a nós arcar com as consequências dos atos deles.

    Enfim, ainda estou no Brasil, minha situação é bem diferente da sua, mas com esse aspecto eu me identifiquei muito. Foi tão bom ouvir (ler) alguém falando a verdade! =D

    Abraços sinceros,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  27. É difícil quando a família acha que vc vai voltar pra sempre e nao é o caso... no meu caso é o contrário. A família está conformada e pensa que se eu estou feliz eles tbm ficam feliz. Mas o difícil é euzinha aqui acreditar e aceitar que nao vou voltar... se eu pidesse eu traria minha familia toda pra ca! ou eu voltaria pra lá! quem sabe em alguns anos...
    aproveite as ferias e encontre uma forma amena de contar e mostrar a verdade :) forca ta! (com cedilha)

    ResponderExcluir
  28. Acredito que um dia a ficha cai e os pais percebem que mudamos e seguimos nossas vidas. Minha mãe disse que a ficha dela caiu quando eu fui com meu marido pela primeira vez ao Brasil, até lá ela disse que ainda não tinha entendido e aceitado que eu tinha mudado de país. Bom, a ficha caiu, ela sabe que aqui moro e não temos planos pra um dia morar no Brasil, agora o encarar bem isso já é mais complicado.
    No caso dos meus pais foram três filhos que casaram no mesmo ano, e as duas filhas mudaram para o exterior, países diferentes, deve ter sido bem surreal para eles.
    Minha mãe tinha um projeto, não confesso, claro, de que eu, filha mais velha, ficaria com eles para assim cuidar deles na velhice. Sim, ficar com eles, mas näo morando na mesma casa, mas na mesma rua, casando ou solteira (de preferência), kkkkk
    Eu acho que a maioria dos pais, principalmente as mäes, tem esse lance meio egoísta, ou completamente egoísta mesmo, de querer os filhos por perto, para controlarem ou dispor deles. O que já vi de gente dizer que ia ter filho para assim ter quem cuidasse deles e fizesse companhia na velhice não é brincadeira. Também como me aconselham a ter filhos para assim ter quem cuide de mim e maridex na velhice. Filho é pro mundo mesmo, puta egoísmo dos pais quererem prender eles com o receio de ficarem sozinhos.
    Minha mäe tem mais três filhos no Brasil, mas sempre que fala comigo e com minha irmä diz que a vida dela tá muito triste, vive numa solidão... Acho péssimo ouvir isso, já temos nossas vidas, nossos problemas, pouco tempo e quando mantemos contato com a família no Brasil é pra ouvir coisas negativas, é muito chato. Sem falar que tem gente que gosta de imprimir culpa nos outros, uma pena.
    Siga em frente, eles entendendo ou não, e sem culpas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Oi Eve,
    onde eu assino?
    Parece que o post é meu. Mas infelizmente tudo na casa da minha mae é de forma muuuuuito agressiva. Mas enfim, vamos levando.

    ResponderExcluir
  30. Vai dar tudo certo no final pois sei que ambas as partes se amam...

    ResponderExcluir
  31. Eve, querida!
    AMO minha familia, meus pais, minha mae... OOOOOhhh minha mae!
    Saih do Brasil por diferentes razoes, moro na Irlanda e me apaixonei por um Alemao (como eu seu tivesse pedido!!).
    Um dia, nas inconformidades da minha amada mae, ela me disse a seguinte frase:
    "A saudade que sinto por voce eh como a morte! Doi muito no comeco, anestesia com o tempo, mas voce eh simplesmente INESQUECIVEL!"
    Nao eh lindo?
    Vivemos (sim, ela e eu) num eterno dilema de ficar perto, ficar longe. Sou feliz aqui! Nao sei se voltaria a ser feliz por lah...

    Concordo com a Inaie e assino embaixo. A ignorancia eh uma bencao! Aprenda a ouvir e reter o importante ;-)

    Espero que, apesar dos pesares, voce esteja curtindo suas FERIAS xxx

    ResponderExcluir
  32. Meu pai que Deus o tenha) ficou fristradissimo quando eu larguei o cargo no serviço publico da Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde eu ganhava menos de 1500 reais por mes, pra ser professora da Cultura Inglesa com o dobro do salario. Imagine deixar de ter emprego garantido, mesmo que seja pra ganhar pouco!!! É a mentalidade deles. Fazer o que? Simplesmente, não fazer o que eles querem e sim o que achamos melhor pra nos.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P