quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como nossos pais

Para eu ir para o curso de alemão, passo pelo Mauer Park. Do lado desse parque tem uma Spielplatz (praça de jogos) para crianças. Ela não é grande, mas dá para o gasto. Um pouco mais a frente, tem um Kindergarten (algo como uma escolhinha infantil no Brasil).

Antes do dia Primeiro de Maio, famoso pelas suas manifestações e protestos, vi uma coisa muito interessante.

De um dia para o outro, vi que eles colocaram diversos cartazes feito por crianças pendurados nas árvores que cercam essa Spielplatz. A maioria dos cartazes dizia:
"Essa praça é nossa"
"Queremos brincar"
"Limpe!"
"Cuide!"
e coisas do tipo.

Eu deduzi que foi uma iniciativa desse Kindergarten e achei ótimo.

O Mauer Park é conhecido por, entre outras coisas, ter um grande Flohmarkt (mercado de pulgas) no domingo. E como é um ponto turístico, fica cheio de gente, de lixo e garrafas quebradas. Péssimo para as crianças.

Mas, as professoras reverteram a situação e mostraram que é possível exigir seus direitos desde criança. Assim se constrói cidadania.

Como os seus pais, que, provavelmente, foram às ruas no dia seguinte e impediram a passeata dos neo-nazis!

4 comentários:

  1. Ah, adorei a iniciativa! Numa praça onde às vezes eu vou, fizeram algo parecido, mas as mensagens vinham como se tivessem sido escritas pelos cachorros, pedindo mais cuidado por parte dos donos. Super fofos os cartazes.

    Engraçado eu me lembrar do pouco que sei de alemão, relendo algumas palavras e comparando-as com o inglês (kindergarten é literal, mas Flea Market passou perto, né?)

    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Eu tiro o chapéu pra essa turma...Tem que fazer barulho mesmo!Se os bons se calarem, o barulho dos maus entoará aos 4 cantos do mundo.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. eu simplesmente adoro esse lado da educação escolar aqui na Alemanha. O respeito pelo meio ambiente, o poder da sua opinião, exigir e cumprir seus direitos e tudo mais.

    uma vez no curso de pdagogia fiz um estágio numa escolinha dessas e adorei ver que cada crianca tinah que limpar sua mesa antes de tomar o café da manha (todos tomavam juntos) e depois tinha que limpar e guardar tudo!

    ah, meu chefe me disse que em breve estarei indo a Berlin. Se der, vc encara um encontro? kkkkk

    ResponderExcluir
  4. A educação nazi é afamada. chiça. kis

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P