sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sobre a conta bancária

Bom, eu tentei abrir uma conta bancária três semanas atrás pra poder receber meu salário(zinho). O banco é um desses de internet que não cobram tarifa de manutenção. Fiz a solicitação pela net e mandei os documentos pelo correio. Uma semana depois, mais ou menos, eles me escreveram pedindo um comprovante de residência atualizado. Eu entendi a necessidade e fui lá no Bürgeramt, paguei 5 euros pelo documento extra e mandei pra eles. Dez dias depois (ontem), recebi a correspondência negando a abertura da conta neste banco.

Eu pensei: porque eles me pediram um comprovante de residência atualizado, se já não estavam querendo abrir a conta? Porque não foi ESSA informação que fizeram com que eles me negassem o serviço, uma vez que eles já sabiam aonde eu morava. Na carta, eles alegaram que foram considerados vários critérios, como situação profissional; cadastro de credor, chamado SCHUFA (o Serasa daqui); e outra coisa que eu esqueci.

Ok, sou "desempregada", por não ter ainda um emprego "normal" (estágio não é emprego). Mas, contas como essas são também para pessoas assim. Eu sou casada. Ou seja, se eu não trabalho (ou trabalhasse), teria como marido pagar as contas, como ele faz, na verdade. Não tenho dívidas.

Minha conclusão: eles negaram a conta por, provavelmente, dois motivos: o lugar aonde moro (que é um bairro tido como de foco social, apesar do trecho aonde eu moro é quase centro da cidade) e o fato de ser estrangeira "recém chegada" ao país. Eu fiquei puta por causa disso. Primeira vez, em mais de um ano de Alemanha, que me senti discriminada.

Marido tomou minhas dores e ligou para o atendimento deles hoje de manhã. Esculhambou mesmo. Disse que eles perderam uma cliente em potencial muito boa, porque eu tenho nível superior, já tive empresa no Brasil, blá, blá, blá e só porque sou estrangeira "recém chegada", eles não tinham o direito de me discriminar. Usou até a palavra racismo, que aqui na Alemanha é muito forte (Aliás, em qualquer lugar!). A resposta da atendente? O banco usa muitos critérios e nós não tínhamos como provar o que marido alegou. Ou seja, assumiu, né?

Agora, lá vou eu pra outro banco tentar abrir a conta. Dessa vez, marido vai comigo a tiracolo pra garantir que tudo saia nos conformes. Porque, na hora de rodar a baiana, ainda me falta muito alemão e marido é mais baiano do que eu. ;)

24 comentários:

  1. Se não der, vc pode abrir uma conta conjunta com seu marido, os dois como titulares. Mas tem bancos mais chatos que outros, tipo o Deutsche Bank exige um monte, já o Haspa é bem mais tranquilo. Bj

    ResponderExcluir
  2. Ai linda, nao fica assim nao. Eles que sairam perdendo!!

    O outro banco vao aceitar sua solicitaçao, nao se preocupe!

    E acho otimo seu marido rodar a baiana, queria mto ver um alemao rodando a baiana cara!!heheh

    ResponderExcluir
  3. Exquisito isso, e como seria se seu tempo aí fosse limitado, tipo quem vai estudar por exemplo, se precisa de banco pra várias taxas universitárias. Pra receber o dinheiro da bolsa.
    Vc precisa seguir com esse assunto...
    Bj

    ResponderExcluir
  4. e eu estou pra fechar no Postbank, que de uma hora pra outra resolveu me cobrar 17,70 a cada 3 meses de manutençao! Logo tb vou pra outro, depois me dá a dica aí do seu que nao paga nada. Agora realmente é fogo nao saber responder a altura em alemão! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Irlanda também rola uns lances assim, mas eu mostro pra eles o que é certo e errado e geralmente funciona.

    ResponderExcluir
  6. Um saco, né? Mas é isso mesmo, o banco perdeu. Na hora que você estiver depositando seus milhares de euros noutra freguesia, eles vão te oferecer o mundo. Humpf. Mas é bom ter a providencial baianice germânica de herr marido pronta para entrar em ação. Barraco em outra língua não é a mesma coisa, né? :)
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  7. Uns anos atras eu ia fazer a tal declaracao de uniao estavel com meu namorido (alemao) no Brasil... mas a policia federal disse que tínhamos que ter, entre outras coisas, conta conjunta no Brasil, ele como meu responsavel ou dependente no imposto de renda etc. Sem falar que perguntaram por que uniao estavel. Eu disse que era pq eu nao queria casar ainda... os policiais disseram que uniao estavel era pra homossexuais ou pessoas que nao tinham boas intecoes (olha soh a cabecinha das criaturas!!!). Entao fui ao BB pra coloca-lo na minha conta como segundo titular... o cara no BB disse q nao podia. Entao eu pedi uma declaracao dizendo que nao poderiam coloca-lo como segundo titular pra eu mostrar na DPF. Eles disseram q nao poderiam me dar a tal declaracao... entao comecei a gravar a conversa, neh. Se nao podia provar por declaracao, que fosse por conversa gravada... No mesmo dia concordaram e até hj temos conta conjunta hehehe

    ResponderExcluir
  8. Nossa, achei que seria mais fácil. Eu tb tive problema com um banco na Holanda, aliás o banco faliu uns 2 meses depois, o DSB. Num primeiro momento eles recusaram e alegaram que meu nome estava "sujo". Fui atrás e provei que não era nada disso e ainda ameacei processá-los. Abriram a minha conta, mas logo depois foram a falência...hoje tenho conta num outro banco, fiquei isenta de taxas por 1 ano, mas de 3 em 3 meses, agora rola uma taxinha. a primeira tentativa frustrada foi no ABN. Preconceituosos mesmo...e o marido disse poucas e boas ao vivo e a cores pra atendente comercial...não é mole não! Eles alegaram que eu não tinha rendimentos mensais. Marido olhou e disse: Se este é o problema eu dou uma boa mesada pra ela hahaha É uma esculhambação hahaha

    ResponderExcluir
  9. meu amor, para com esse engocio de abrir conta. pega o salario e ja sai torrando, pra nao ter que usar o banco!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito chato e complicado isso, tomara que dê certo no próximo banco.
    Aqui na Noruega é bem mais simples.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Eve, eu tava pensando no que te dizer about that. Sabe, eu entendo sua chateação, mas não se abale. Vá lá, leve o marido e resolva. Pronto. Não crie um ruga por causa disso.Bj

    ResponderExcluir
  12. Ó, tudo bem que eles saíram perdendo e vc agora vai depositar seus milhões de euros na concorrência, mas mesmo assim... não tem um jeito de afrontar este banco, não? Um absurdo descriminar um cliente assim - especialmente porque seu marido paga impostos e vc vai contribuir pro sistema também.

    Maíra

    ResponderExcluir
  13. Se Berlim for uma cidade tranquila, você pode colocar no colchão :P - Brincadeira xD Boa sorte aí :)

    ResponderExcluir
  14. nossa foi tao facil pra eu abrir uma conta na inglaterra, ta certo que demorou um seculo pro cartao chegar mas q foi facil foi..
    e olha q n tinha nem emprego na epoca.
    Tomara que vc consiga da proxima ;)

    ResponderExcluir
  15. Eu tentei abrir uma conta no Deutsch Bank aqui e tb n consegui... Dae fomos p GLS Bank e foi bem fácil... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  16. Pqp heim!!!
    Eu fui negada no Haspa. Mas depois fui pro Postbank - com uma mão na frente e outra atrás + visto xinfrim de Integrationskurs e voilá!!! Postbank = BB da Alemanha hehehe

    Já tentou?

    ResponderExcluir
  17. Que raiva hein! eu ainda nem tentei abrir uma conta aqui, ainda uso minha conta do brasil rsrs
    vamos ver o que vai acontecer na minha vez, ja tenho ate medo aff.

    ResponderExcluir
  18. Eve, tá pior que financiamente de casa própria no Brasil, também achei um absurdo solicitar um documento e vc ter que pagar por ele, e depois ser negado.
    Cada coisa viu !!
    Bom espero que agora de certo.
    bjuss

    ResponderExcluir
  19. gente, como assim recem chegada? c ta ai ha 1 ano ja!

    ResponderExcluir
  20. Ué, você tem que estar aí há quanto tempo pra não ser considerada "recém-chegada"?

    ResponderExcluir
  21. no começo realmente é dificil ser levada a serio sem um alemao do seu lado =/ senti isso diversas vezes no Ausländerbehörde. Hoje em dia ja consigo rodar a baiana e sei meus direitos entao nao tive mais problemas desses. Mas é frustrante mesmo. bjs!

    ResponderExcluir
  22. Eve, quando fui pedir meu visto de estudante me exigiram conta bancária... fui lá no Sparkasse com meu alemão fluente (kkkkkkk) e abri lyyyynda!!! Nem foi burocrático, mas teve uma hora que a mulher fez uma pesquisa.. sei lá, só sei que deu tudo certo... Boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Eu tive conta de estudante no Citibank e, qdo comecaram a cobrar taxa por eu ter deixado de ser estudante, troquei pro Commerzbank. Ambos super descomplicados. Ja ouvi falar que o Sparda e o Sparkasse tambem sao tranquilos. Vai que é sua! Beijos!

    ResponderExcluir
  24. É de ficar com muitaaaa raiva, mesmo. Esse banco nao te merece como cliente nao. Vc abrirá em um banco melhor. Bjs

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P