segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Ramadã e a Tapioca

Na sexta-feira, convidei ladies para a minha casa, três brasileiras e uma alemã. A promessa era que seria uma tarde de chá e café, que foram devidamente substituídos por champagne e suco porque estava calor e tapioca (que na Bahia, chama-se beiju também). Dondocas!

Fofa 1 e Fofa 2 (eu só conheço gente fofa, tá?) chegaram quase que ao mesmo instante e fomos para a cozinha preparar as tapiocas. Quer dizer, a Fofa 1 foi, porque cozinha e Eve não combinam. Olhem o nível da exploração da amizade.

Prepara a massa, coloca a panela no fogão, acende o fogo e...
"Esse fogo está muito fraquinho, não?"
"É......"
"Gente, eu acho que estamos sem gás!!!" (meu fogão é a gás)

E meu mundo caiu! A gente estava sem gás pra fazer as benditas e desejadas tapiocas!! Eu estava sendenta de vontade! Só tinha tomado café da manhã para aproveitar e, de repente, descubro que não tinha gás!

Famintas, depois que as outras chegaram, atacamos os biscoitinhos que tínhamos e ficamos de bate-papo. Até que eu lembrei de uma máquina de fazer Waffles que temos. Foi o que salvou a tarde. Máquina na tomada, massa sendo preparada e a gente disfarçando a frustração de não termos as tapiocas pra comer.

Mas, Eve, o que tem o Ramadã a ver com tudo isso?? Explico:

Toca a campanhia. Era a vizinha do meu andar perguntando se também estávamos sem gás. Disse que sim. Ela fala: "Minha mãe convidou a família e agora não tem como cozinhar." Eu: "E eu convidei amigas e estou com o mesmo problema!". Rimos. Ela pergunta se tinha como entrar em contato com a empresa. Desço pra pegar o número que fica no mural do prédio. Volto e ela já está ligando e me avisa que eles iam demorar mais um pouco para reestabelecer a ordem. O que não foi novidade pra mim. Essas coisas, quando acontecem, demoram horas apenas.

Volto para as "minhas" meninas, eram 17h por aí, me dou conta que é Ramadã, período em que os muçulmanos jejuam durante o dia e só podem comer com o pôr do sol. Aí bateu o desespero: gente, eles ficam o dia todo sem comer, as famílias se reúnem à noite nas casas pra "bater aquele prato" e estão sem gás? Tadinhos...

Por sorte, às 18h, quando fui conferir novamente, o gás já estava de volta aos devidos canos do prédio. Nós ficamos sem as tapiocas, mas a vizinha libanesa aposto que fez a festa dela.

Da próxima, antes de fazer essas promessas, compro um fogão elétrico!

12 comentários:

  1. Ahahahahah!!!
    Tadinha, eu fiquei com do imaginando toda a famìlia da vizinha, chegando faminta pro jantar, e nao tem gàs.

    Aqui cortaram a luz de TODA a rua por engano, e so vieram consertar no dia seguinte. Pensa no odio em passar noite toda sem luz e sem ventilador/ar condicionado, nesse calor do sertao que ta fazendo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a cara da vizinha quando eu abri a porta? Tava desesperada. Mas, pelo menos, voltou logo. :)

      Excluir
  2. Deixa eu te contar um segredo que não tem nada a ver com o post: I miss Berlin.

    ResponderExcluir
  3. A única vez que eles avisaram que iríamos ficar sem água, nós não estaríamos em casa! rs Mas que coisa, hein... "cozinha e Eve não combinam"hahaha Então...Ramadã...já vi as mulheres juntas quebrando alguma coisa parecida com nozes ou sei lá o que. Que será que elas fazem? É até bonito de ser ver como eles fazem questão de fazer as coisas juntos.Depois chegam alguns homens que tb se juntam a elas e as crianças brincando em volta. É bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cozinha e Eve nao combinam mesmo. E olha que me esforço. hehehehe

      Excluir
  4. gente, que coisa! sera que trabalham so no verao? hoje nao teve agua la no predio e o jeito foi tomar banho de cuia, hehehe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aqui ja aconteceu com certa frequencia esses dias. Tb nao sei pq.

      Excluir
  5. AUhauahuaa acho que isso foi um golpe contra eles, hein? rs
    Que pena... e cadê as fotos das gostosuras?

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gostosuras? Salgadinho de pacote. E o waffles foram embora tao rápido quanto ficaram prontos. A fome era demais. hahahahahah

      Excluir
  6. Imagina quebrar o jejum sem gás?
    Os banquetes de quebra de jejum são maravilhosos. Que saudade do Oriente Medio

    ResponderExcluir
  7. Nossa, um ano depois eu venho ler todos os posts atrasados rsss Agora que vi esse nosso rsss Ainda bem que tinha biscoitinhos para esperar a tapioca!! Mas foi divertido com ou sem gás! bjosss

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P