quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sobre o tempo

A leitora/amiga Babita deixou um comentário perguntando "qualédemermo" desses alemães por serem tão interessados no "tempo".

Para a maoria dos brasileiros, "tempo" é só assunto para bater papo no elevador:
- É, acho que vai chover...
- Será? Não parece.
- O sol está meio tímido, né?
- É.

E morreu aí.

Como baiana, conheço duas estações: verão e chuva. Sim, chuva pra mim é uma estação. Porque, no geral, na Bahia faz verão o ano todo. Só que tem épocas que chove. Consequentemente, as temperaturas "refrescam". Pode durar um pouco mais ou um pouco menos que uma estação. Ponto.

Na Alemanha, além do fato das quatro estações serem beeeem definidas, o tempo é bem maluco, mesmo nas estações.

Por exemplo: novembro do ano passado foi sinistro. Eu quase surtei porque era o primeiro mês cinza que eu vivia na minha vida. Assim, to-dos os dias eram cinza. Todos.

Já esse novembro foi intercalado entre dias cinzas e ensolarados. Mais ensolarados do que cinzas.

Primeira neve do ano passado em Berlin foi em novembro ainda, finalzinho do mês. Esse ano, a temperatura nem "negativou" ainda. Pleno dezembro e fazendo 8 graus? putz! Então, além das quatro estações, o tempo muda muito mesmo.

As conversas de elevador aqui seriam assim:
- Acho que vai chover hoje.
- Vai nada, eu olhei a meteorologia hoje. Vai ter uma rápida ventania das 08h às 10h da manhã, depois o céu abre até às 15h e fica nublado o resto do dia.
- Sim, mas se fica nublado, ainda corre risco de chover.
- Que nada. A temperatura vai baixar bastante à noite. Pode ter até granizo.
- Ah, mas granizo é chuva.
- Cara, eu disse que não vai chover!
- Eu ainda acho que vai chover hoje.

Os caras saem do elevador e...

Chove.

24 comentários:

  1. rsss eu ri, lembrei que na primeira vez que vi uma chuva de granizo aqui, corri me vesti e corri pra gravar, kkkkk meu marido me achou DOIIIIIIIDA DE PDRA, ele eh o cara que diz que granizo nao eh chuva...kkk eu sou a ´´cara´´que diz que granizo eh chuva sim, (gotas congeladas, mas nao deixa de ser chuva) e assim teimamos nós por aqui tb. rsss
    bjs Eve.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha....eu sou assim Eve, adoro ver a meteorologia do dia ...rs...
    Como aqui na Florida é um calor de raxar, fico doida por uma frente fria e chuvinha, entao fico sempre de olho nas news...rs.
    Agora nubladao todos os dias deve ser de matar mesmo, caramba....
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Birmingham é a mesma coisa. 4 estações bem definidas, mas bem malucas. Pense que uns 10 dias atrás nevou de leve depois de uns 3 dias as temperaturas foram para uns 15C e hoje voltou aos 4C. Fora que aqui tem tornado e umas tempestades malucas que varrem tudo pela frente. Desde do super tornado de abril aprendi que sair de casa sem ver a previsão do tempo é no mínimo loucura. Então hoje, enquanto tomo meu café, vejo meu email, a temperatura, o blog... já virou rotina. Ah, de fato em Salvador só tem 2 estações :).

    ResponderExcluir
  4. aqui na Itália tbm ta bem doido.. nem frio frio mesmo esta ainda, ano passado dia 26 ja tinha nevado! vai entender.. agora segundo as previsoes teremos um janeiro muuuuuuuito frio... bem, esperar pra ver ,fazer o que! bjus Eve

    ResponderExcluir
  5. Um dia saí de casa em Berlim com um solão de 25 graus e voltei embaixo de temporal e friozinho... achei esse dia o mais louco de todos.

    ResponderExcluir
  6. kkk, adorei as conversas de elevador.

    ResponderExcluir
  7. eu tb q venho lá do MA conheco chuva e verao rs e a gente sai de casa na sorte, mas aki eu vejo o tempo sempre antes de sair e na maioria das vezes funciona né :)

    ResponderExcluir
  8. Eu venho lá do sertãozão nordestino, onde chuva era coisa rara e deixava muita gente feliz. Meus tios, avós e outros habitantes tinham por hábito falarem todos os dias sobre o tempo, escutavam as previsões no rádio e ainda tinha uns profetas que advinhavam sobre o tempo, kkkk Aqui rola disso também, claro. Bom, eu queria um emprego na previsäo meteorológica, eles nem sempre acertam e fica tudo por isso mesmo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Esse diálogo não me é estranho. Os suecos, são muito parecidos com os alemães, talvez pq como vc mesmo explicou as estacões são bem definidas e tudo gira muito em torno dela, até o humor dos amarelos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ih, esse diálogo tb acontece aqui... acho que é coisa de quem realmente tem estações ao invés de chuva OU calor. Eu já entrei nessa: não saio de casa sem checar a previsão do tempo, até mesmo no verão. E aprendi (na marra, no meu 1o ano morando aqui) que sol não é sinônimo de calorzinho...inclusive, no inverno, os dias ensolarados chegam até a serem mais frios do que os dias nublados. Estranho, né?
    Beijinhos e continue curtindo tempo "quentinho" desse outono/inverno.

    ResponderExcluir
  11. ô Eveee, minha fiaaa....e agora com o horário de verão aqui na Bahia, dá 8 da noite e o sol ainda tá claro...afff...as estações ai são definidas...aqui, bem...vc sabe...sol todo dia. beijos

    ResponderExcluir
  12. Em São Paulo temos as 4 estações do ano no mesmo dia! Saimos de casa no frio, na hora do almoço o maior calor, na hora de sair do trabalho aquela chuva... e depois temperatura amena... vai entender São Pedro!!!!!!! rs

    ResponderExcluir
  13. Ecrã aqui pra começar uma conversa até mesmo com o holandês mais ranzinza é só puxar assunto do tempo. Aliás da pra ficar conversando horas, só discutindo sobre o tempo. Adoram. Beijos

    ResponderExcluir
  14. bom, eu morei os últimos 10 anos em Curitiba, então estou beeem acostumada com essas mudanças loucas do tempo... A esperança agora é um pouquinho de neve pro natal né, porque senão não vai ter graça nenhuma!!!
    beijo

    ResponderExcluir
  15. vejo que muitos brasileiros estranham esse habito de falar do tempo, mas como venho do Rio Grande do Sul esse já é hábito comum para nós (claro, quando falta assunto ou para puxar conversa!)
    Granizo já tinha visto muito em Porto Alegre, geada também, as roupas que ficavam no varal amanheciam congeladas e durinhas... Tinhamos que tomar cuidado, senão a roupa "quebra". Quando criança a gente sempre queria "quebrar" velhos panos de prato.
    Mas quando vi neve pela primeira vez foi aqui na França, saí do restaurante e estavam caindo uns floquinhos... Fiquei pulando e vendo os flocos se acumularem no casaco preto! Achei lindo! Depois vi que tinha muita gente na janela do restaurante me apontando e rindo!!! hahaha
    Ainda hoje acho lindo quando neva e meus amigos me enviam mensagens pelo celular sempre que a previsão é de neve e avisam em qual bairro de paris ou região está nevando. Se posso, saio correndo!!!

    ResponderExcluir
  16. kkkkk eu virei uma maniaca do tempo, todo dia vejo a previsao :)

    ResponderExcluir
  17. Hahaha! Muito bom, Eve!
    Aqui também é a mesma coisa, e eu não saio de casa sem antes consultar a metereologia e o buienradar, que é o radar que mostra a localização das chuvas e o tempo estimado do acontecimento, rs. Acho que é questão de sobrevivência mesmo. Mas só passei a entender isso depois que vim morar aqui, rs.

    ResponderExcluir
  18. é uma fixacao no tempo incrivel! mas aqui é quase um hobby ne? esse ano o tempo esta sendo super bonzinho...hj quase derreti na rua com 8C e sol!! bjs!

    ResponderExcluir
  19. Igualzinho aqui!! Adoro, quando eles acertam o exato momento da chuva. hehhehe

    ResponderExcluir
  20. Nem me fale, Eve! Aqui é a mesma coisa. Tempo maluco e as pessoas vivem falando do tempo...

    No início eu estranhava, hoje em dia até eu às vezes solto um "dia bonito, né"?!!

    Quando for à Roma, faça como os romanos ;-)

    ResponderExcluir
  21. http://aquidosalpes.blogspot.com10 de dez. de 2011, 00:51:00

    Já percebi que o povo aqui também leva bemmm a sério essa coisa de meteorologia...
    Coincidência, também havia escrito sobre clima ;) Só que sobre a parte de surtar com o tempo mais cinza que já vi na minha vida, mesmo sendo paulista...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu também só conhecia o verão até vir para cá e confesso que uma das coisas que mais me encantou foi presenciar essas mudanças na natureza.

    Também tive que aprender a conviver com a previsão do tempo por necessidade. Fiquei muito surpresa quando vi que a previsão por aqui funcionava. Na minha cidade isso sempre foi piada porque eles NUNCA acertaram nada. =P

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  23. Risososososososososossss.
    Para ser exatas hoje em dia está ficando beeem difícil prever algo. O tempo está muito maluco!

    "Vai chover
    Que nada
    Choveu"

    HAHAHAHAH ADOREI XDDDD

    Beijos,
    Lenice

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelo post Eve, adorei! Eu entendo totalmente eles serem assim, mas uma coisa é entender, outra é acostumar.
    Beijocas.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P