domingo, 4 de setembro de 2011

Ainda me surpreendo

Essa semana fui aos correios pra mandar uma encomenda, uma caixinha bonitinha e fofinha. Eu, tapada como sou, não sabia se tinha que comprar o pacotinho antes na prateleira ou se a atendente faria isso pra mim. (Mentira, eu sabia que eu tinha que comprar antes, eu mesma empacotar e só depois ir ao caixa pra despachar a encomenda. Mas, ó, está pra nascer pessoa mais acomodada que eu nessa vida. Não custava nada tentar, né?)

E como pessoas acomodadas precisam de truques, eu tenho o meu: um sorriso bem simpático no rosto. Porque posso ser acomodada, mas não sou besta, tá? Tá.

Eu, com meu melhor sorriso no rosto - e o sotaque estrangeiro, claro - chego para a atendente, uma senhorinha de uns 60 anos, e digo:
- Eu só queria saber se eu tenho que comprar o pacotinho antes, ou se a Senhora faz pra mim... (sorriso cínico, né?)

Aí a senhorinha olha pra mim, olha para as prateleiras e responde:
- Você teria que comprar um pacotinho primeiro, mas estou vendo que não tem nenhum do tamanho da caixinha bonitinha e fofinha (licença poética, ok?) que você quer enviar.

Eu, ainda sorrindo:
- E agora?

Ela, sorrindo disfarçamente (acho que ela queria rir do meu alemão. rsrs)
- A encomenda é pra onde?
- Holanda.
- Um momento.

Aí a senhorinha entra lá no que eu acho que era o escritório e volta com um pacotinho já pronto, do tamanho que eu precisava e ainda com papel extra pra proteger a minha caixinha bonitinha e fofinha que eu queria mandar pra Holanda.

Ela mesma coloca as coisas no pacote, lacra e depois despacha. Eu só precisei preencher o endereço. Ainda vira pra mim e diz:
- Vou cobrar como carta, ok?

Oi? A senhorinha pegou um pacotinho, ela mesma empacotou e só vai cobrar como carta? Gente, meu sorriso é tão fantástico assim?? Morri.

Falando sério, tem mais de um ano e meio que estou na Alemanha e ainda me surpreendo como as pessoas me atendem por aqui. Nunca fui maltratada e eles são sempre solícitos.

Não estou dizendo com isso que o preconceito não existe. Existe. Só posso imaginar que eu tenho tido sorte e agradecer por isso. Como sempre...

P.S. Pela fama do atendimento alemão, a mulher poderia me fazer sair da fila, procurar a caixa na prateleira, me fazer ir em outra loja dos correios para comprar uma do tamanho certo e ainda falar tudo isso grosseiramente.

15 comentários:

  1. Vou seguir a dica da proxima vez. Sera que com cabelos ruivos e pele sardenta cola?

    Senao reclamarei de preconceito contra sardentas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Tem pacotinho pra Munique? Tem? :P

    ResponderExcluir
  3. Eve, por aqui eu já conheço quem sao as pessoas legais do comércio proximo onde eu moro e também sei as que estao sempre de mau humor.

    O sorriso ai entao funciona mesmo rs

    beijao

    ResponderExcluir
  4. alugo as palavras da Westerduin e aplico um pouco da experiencia q mimself vivencia: um sorriso ajuda sempre!

    beijukkkas mit vielen Wein na cachola :D

    ResponderExcluir
  5. Mas tu és muito cara de pau, hein cachinhos dourados!
    Se colar, colou, né? rs...

    ResponderExcluir
  6. Que bom né! Eu também até agora posso me considerar sortuda com o atendimento. Mas nada como um bom sorriso pra facilitar :)

    ResponderExcluir
  7. hahaha :) Que fofa a tia! Eu também não posso reclamar do comércio por aqui... até que é tranquilo mesmo e sem aquela pressão do vendedor fazendo a sombra por toda a loja.
    Bjos

    Marina.

    ResponderExcluir
  8. Nada como a boa malandragem[do bem] e a ginga brasileira...Como já dizia meu professor de inglês: a educação é a chave que abre muitas portas.Essa daí vc abriu sem fazer muito esforço.Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Uai, a gente tem que poder contar com a sorte... e com o charme, né? Pra ver que gente bacana (e gente chata) existe em todo lugar, independente da nacionalidade. Que bom que você atrai pessoas do bem! Certeza que o seu alto astral ajuda...
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  10. aqui na Colombia sempre me surpreendo com o atendimento, pense num povo simpatico e que encerra tudo com um sorriso e um "con mucho gusto" ainda bem pq meu sorriso com certeza nao tem o poder do teu nao rsrsrs... bj

    ResponderExcluir
  11. pensei que só eu sabia desse idioma..o sorrizês....rss uso muito aqui e sortuda ou nao, nao sei mas tem funcionado!!! e pelo que já vi numa foto sua Eve seu sorriso eh mesmo o golgate da vez...lindo de se ver.....educacao, gentileza, e sorrisao numa carita só..nao tem alemao broncudo que resista, eh gentileza na hora. rsss bjs

    ResponderExcluir
  12. Pois é.. acontece. Aqui na Noruega tem umas pessoas assim, mas tb tem umas bem grossas! O correio perto da nossa casa tem uma senhora que dá até medo falar com ela... no do centor não, elas são umas fofas. Adivinha onde eu vou mais? Bjos dona Eve!

    ResponderExcluir
  13. Meninas, inconscientemente, sempre procuro a pessoa com cara de mais simpática. Hehehehe
    Outro truque.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Falando sério, tem mais de um ano e meio que estou na Alemanha e ainda me surpreendo como as pessoas me atendem por aqui. Nunca fui maltratada e eles são sempre solícitos.

    É o sorriso, Eve! O sorriso sempre ajuda, aqui na Holanda é a mesma coisa. Se você já chega num lugar mal-humorado e achando que vai ser mal tratado (ou pior, discriminado mesmo), adivinha o que acontece?

    Eu também nunca tenho problemas aqui (mas já tive nem momentos de revolta que todo expatriado passa, espera só). Sempre sorrio pros vendedores e sempre agradeço. SEMPRE.

    A regra é simples: trate as pessoas como deseja ser tratada. Em qualquer lugar do mundo.

    E quando eu me deparo com um ranzinza, eu ainda tenho a cara de pau de fingir que não percebi nada e sigo adiante. hehehe...

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P