quinta-feira, 26 de junho de 2014

Formas de integração

Para a minha família no Brasil, mudei para a Alemanha, torço automaticamente para a seleção alemã. Minha mãe ainda me perguntou se iria torcer para o Brasil, caso jogasse contra a Alemanha. O.o

Claro, né? Meu coração é verde e amarelo.

Para os alemães que convivem comigo é assim:
- E seu Brasil, hein?

Depois do primeiro jogo do Brasil, encontrei umas pessoas num evento que não me conheciam, mas quando souberam que eu era brasileira...

Eles me parabenizaram!!

Ou seja:
Para os alemães, sempre serei brasileira.
Para os brasileiros, já sou alemã.

10 comentários:

  1. Olá, Eve!
    Belo post! É engraçado como parece que a identidade das duas cidadanias é encarada de forma que vc é sempre a estrangeira!
    Senti um pouquinho disso aqui dentro do Brasil mesmo: sou de Recife, mas enquanto morei uns anos em São Paulo, os paulistas sempre me tratavam como nordestina, e o meu povo daqui de Pernambuco, achava que eu já estava muito "apaulistada", rsrs!
    Beijoooos!
    M.
    CaseiComOMundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sua família aqui me parece ser muito engraçada. Morri de rir lendo as histórias que vc escreveu sobre eles. Mas pow, posso estar na conchinchina e ainda vou torcer pelo meu Brasil <3

    ResponderExcluir
  3. Eu digo que torco primeiro pra patria que me pariu (Brasil!) e depois pra patria que paga minhas contas (Belgica)... =)

    ResponderExcluir
  4. Eu to meio a meio, mas confesso que ando mais empolgada quando tem jogo da Holanda! rs

    ResponderExcluir
  5. Sem levar em consideração o futebol, acho que no geral é assim mesmo. Lá todos me consideram alemã, e a gente percebe pelos comentários quando estamos de férias "Já alemanizou"Ih, Ma, desacostumou de como é aqui?" . E aqui na Alemanha, é claro, serei sempre A brasileira, aquela brasileira que fala bem alemão, aquela brasileira casada com fulano, enfim... O mais engraçado é quando me perguntam pra quem vou torcer se jogarem Brasil e Alemanha, como se pudesse existir a possibilidade de eu torcer pra eles! Torço muito pela Alemanha, mas só se não estiverem contra meu Brasil veronil :) Bjs

    ResponderExcluir
  6. Desde que voltei da Holanda é assim mesmo. e nem morei lá "forever", só um aninho. Mas sempre depois do Brasil,, aí sim, torço pra Holanda :)

    ResponderExcluir
  7. Normal! Kkkk
    Ainda bem que nao curto futebol, nem o marido, assim nao precisamos brigar! Hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E menos mal que a Italia foi eliminada, pois CASO eu decida torcer, vai ser pelo Brasil! Hehehe

      Excluir
  8. Também vivo a mesma coisa!
    Aqui na França anda a maior polêmica, pois existem muitos argelinos (e descendentes) que torcem para a argélia e não para a França. Andaram vandalizando e até mesmo queimando bandeiras da França, e um prefeito inclusive proibiu bandeiras de outros países.
    Por um lado eu acho a maior besteira quererem nos "obrigar" a torcer para uma equipe, já que futebol resta acima de tudo um esporte. Conheço francês que torce para o Bayern ou o Real Madrid. Gosto da França, mas entre França e Brasil o coração bate para o Brasil.
    Mas por outro lado não podemos faltar com o respeito e sair queimando bandeira por aí ou destruindo tudo! Bom, essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Acho essa língua um grande desafio. Claro, sempre dá pra recorrer ao inglês, mas morando aí vc acaba aprendendo né?
    Deve ser o máximo aquela lourada te parabenizando hein?
    Alemão é gente fina e não me refiro a descoberta que o Bresil fez com a copa. São espirituosos e muito cavalheiros.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P