domingo, 26 de maio de 2013

Gentileza

Marido já veio me visitar duas vezes. Toda vez que ele vem, a gente vai pra um bar que descobrimos na cidadezinha. É o bar local, aonde se encontram os amigos e a cerveja custa 1,20, um prato custa a partir de 4,50. Pois é. Interior.

E eu percebi um hábito maravilhoso dos locais. Eles entram no bar e cumprimentam mesa por mesa, batendo nela, fazendo um "toc toc". Eu nunca vi isso em lugar nenhum. Fiquei muito surpresa. Achei de uma gentileza tão grande.

Não é uma coisa que eles fazem só com os conhecidos, nem com uma mesa só. Eles fazem em todas as mesas por onde eles passam, fizeram na nossa mesa. Jovens, adultos e mais velhos. Entravam no bar e nos cumprimentavam. Saíam, nos cumprimentavam.

E eu lá, com um sorriso mais besta na cara, achando o máximo a forma que eles criaram de dizer: "oi, eu te vi, você existe pra mim." Tá, ok, foi assim que eu interpretei.

Na hora de sair, fizemos o mesmo, batemos na mesa no nosso caminho e o pessoal lá sentado sorriu pra gente de volta.

Um ato simples, uma lição pra mim.

Marido disse que isso não é coisa só da cidade, que é da região. Alguém que já passou por isso pode confirmar? Estou numa cidadezinha entre Weimar e Jena.

12 comentários:

  1. Puxa que interessante, legal e esquisito! Eu adorei o jeito de cumprimentar sem ficar batendo papo ou perdendo horas e horas, como costumamos fazer com vizinhos. Adorei os precos tbm...bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. eu nunca vi mais tb fiquei com um sorriso besta imaginando em Cali todo mundo se cumprimenta com um "buenas " mesmo sem se conhecer no Brasil nem quem se conhece cumprimenta :( saudade da amabilidade de Cali bjos

    ResponderExcluir
  3. JEIT!!! Eu já vi toc-toc em mesas de Hamburgo e nunca me perguntei ou questionei o porquê! Sempre fiz a egípcia...
    Não sabia que era um cumprimento hehehe, simpatias mil O.o eikemiko

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu seria uma péssima colega já que não bebo rs.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Eve, eu já conhecia isso, aqui tem além de bater o toc, toc nas mesas, eles ainda falam "moin, moin", e quem se conhece paga uma rodada de cerveja. Tem coisas legais de interior, como tem coisas chatas tb. Bjo grande, Eve, feliz demais por vc estar se cuidando.

    ResponderExcluir
  6. Bem, em relação a bater na mesa, já passei por uma coisa diferente aqui em Iserlohn, onde estudo. Na sala de aula, por exemplo, quando um grupo termina de apresentar um trabalho, em vez de bater palmas, os alunos batem na mesa fazendo "toc toc toc toc". No início, eu achava bem diferente e até engraçado, mas hoje já estou habituada ;)

    ResponderExcluir
  7. Que bacana!!!!
    Aqui na Irlanda não existe isso, mas eu posso começar, né? ...errr....melhor não....ha ha ha

    ResponderExcluir
  8. Adoro essas histórias que desbancam estereótipos. Alemães também são gente-boa!

    ResponderExcluir
  9. Ia ser engraçado se qdo vcs fizessem o emsmo eles olhassem de cara feia pra vcs e dissessem: o que vc pensa que está fazendo???


    ResponderExcluir
  10. que bonitinho, nunca vi isso não.
    toctoc na sua mesa virtual agora.

    ResponderExcluir
  11. Ive, juro que lendo tua historia fiquei pensando... Sera um habito de toda a Alemanha? Pois bem, abri o sorrisao quando vi que estavaspor aqui, na Thuringia. Moro em Jena , em um bairro reduto de alemao, e no barzinho do centro comercial todos se comunicam assim, batendo na mesa. Tb achei muito fofo, e so vi o cumprimento por essas redondezas. Sera coisa da DDR?

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P